Dia Internacional da Tireoide: quando fazer o teste rápido para avaliar a produção dos hormônios

Nas farmácias da Rede São João o exame TSH é feito por farmacêuticos qualificados em salas com infraestrutura completa para a segurança dos clientes

Em formato que lembra uma borboleta, a tireoide está localizada na parte da frente do pescoço e influencia grande parte dos processos metabólicos do corpo e, para saber como está funcionando essa glândula é preciso fazer um teste simples de sangue. 

Anualmente, ações de conscientização acontecem no mês de maio para lembrar o Dia Internacional da Tireoide (25 de maio) e orientar a população sobre o tema.

De acordo com o médico do Núcleo de Inovação em Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Dr. Jefferson Cunha, as doenças da tireoide são o hipotireoidismo, quando, então, a produção dos hormônios é insuficiente e o hipertireoidismo, que é o excesso hormonal.

“A Tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Quando produzidos em quantidades menores ou em excesso ocorre um desequilíbrio no organismo que resulta em uma série de problemas.  Então essa data serve de alerta para que as pessoas conheçam mais sobre os sintomas e, se apresentarem algum, possam buscar ajuda profissional para o tratamento”, explica o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce de problemas nessa glândula ajuda na qualidade de vida do paciente e evita possíveis complicações no estado de saúde.

Uma série de sintomas podem indicar que a tireoide não vai bem e a avaliação é feita através de exames de sangue, como hormônios (TSH, T4, T3) ou anticorpos, ultrassom, cintilografia, biópsia e autoexame.

Na Rede de Farmácias São João, em poucos minutos, é possível, então, ter o resultado da produção hormonal da tireoide com o exame de TSH.

“Através da coleta de sangue, uma gota retirada da ponta do dedo, o exame avalia se o hormônio tireoestimulante (TSH) está dentro dos valores de referência ou não, identificando doenças como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Com este exame também é possível avaliar se os tratamentos estão tendo o efeito esperado”, esclarece o gerente de Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.

Hipotireoidismo

No hipotireoidismo todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais devagar, metabolismo mais lento, aumento de peso, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, cansaço, depressão, entre outras alterações.

Hipertireoidismo

No hipertireoidismo o organismo se torna mais acelerado, o coração aumenta o número de batimentos causando arritmias, aumenta o número de defecações, pele fica úmida, muito calor e suor, irritabilidade, mau humor, insônia, tremores, perda de peso, pode ocorrer um aumento dos olhos (exoftalmia), entre outras alterações.

Quando fazer o teste de TSH para detectar alguma alteração na tireoide  

Os problemas de tireoide, frequentemente, aparecem em mulheres acima de 35 anos e em pessoas com mais de 60 anos.

Todavia, a doença pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

Geralmente, as causas da alteração na glândula podem ser congênitas, autoimunes, inflamatórias, tumores ou desconhecidas.

A indicação é que o exame de TSH seja, portanto, feito nos check-up de rotina ou quando identificado algum sintoma.

Não é necessário nenhum preparo anterior ao teste, o paciente apenas deve informar se faz uso contínuo de alguma medição, inclusive anticoncepcional. O resultado do exame fica disponível em apenas 10 minutos.

Nas farmácias da Rede São João, por exemplo, o exame TSH é feito por farmacêuticos qualificados em salas com infraestrutura completa para a segurança e conforto dos clientes.

A Rede possui mais de 800 consultórios farmacêuticos, que seguem uma série de requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e também conta com farmacêuticos preparados para fornecer todas as orientações e esclarecer dúvidas dos clientes sobre doenças da tireoide.

Fonte: Rede de Farmácias São João

Foto: Divulgação Rede de Farmácias São João

Deixe um comentário