Destaques & lançamentos

Dia Mundial do Diabetes é comemorado dia 14 de novembro

Data busca conscientização sobre a doença

Todo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, data criada em 1991 pela International Diabetes Foundation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a doença. Somente no brasil, a patologia afeta 8,9% de toda a população brasileira, de acordo com dados de 2016 divulgados pelo Ministério da Saúde.

“Os problemas decorrentes da urbanização, como estresse e falta de tempo, muitas vezes levam o indivíduo à má alimentação e ao sedentarismo que, somados à predisposição genética, podem resultar em sobrepeso/obesidade. Juntos, esses são fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes, uma doença crônica e silenciosa com a qual o paciente deverá conviver durante a vida toda”, relata a endocrinologista do Hospital Santa Paula. Dra. Livia Faccine.

Existem diferentes tipos da doença, mas os mais conhecidos são o diabetes tipo 1 e o tipo 2. O primeiro é caracterizado pela falência das células beta no pâncreas e é mais comum em pessoas abaixo dos 35 anos de idade. Já o diabetes tipo 2 ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais responsáveis.

Entre os principais sintomas do diabetes tipo 1 estão o excesso de sede, perda de peso repentina e acelerada, fome exagerada, cansaço, vontade de urinar com frequência, problemas na cicatrização, visão embaçada e, em alguns casos, vômitos e dores estomacais. No caso do diabetes tipo 2, a maior parte dos pacientes não apresenta sintomas, exceto quando a glicemia está muito elevada, que causa sintomas parecidos com o diabetes tipo 1.

Segundo a IDF, o Brasil é o quarto país com maior número de adultos diabéticos. Isso resulta em um gasto anual de aproximadamente R$ 6,6 bilhões com a doença.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Santa Paula (In Press Porter Novelli)
Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário