Dia Nacional do Combate ao Colesterol é comemorado hoje

No dia 8 de agosto celebra-se o Dia Nacional do Combate ao Colesterol. O LDL, considerado colesterol ruim, é um dos responsáveis pelas doenças cardiovasculares – causa principal de morte mundialmente, totalizando 30% de todos os óbitos avaliados. Somente no Brasil, são contabilizadas a morte de 350 mil pessoas todo o ano por esta causa.

Em julho último, a Sociedade Brasileira de Cardiologia atualizou a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Segundo o documento, para pacientes de muito alto risco, a nova recomendação de meta para o LDL-c deve ser < 50 mg/dL e não mais 70 mg/dL recomendados anteriormente, acompanhando as novas diretrizes de outras sociedades médicas pelo mundo.

“Os inibidores de PCSK9 trouxeram uma quebra de paradigma para o tratamento do colesterol alto com uma queda nos níveis de LDL-c que não era possível com o tratamento padrão, principalmente para pacientes com um risco maior de ter um evento ou morte cardiovascular. Hoje conseguimos que esse paciente chegue a níveis inferiores a 70mg/dL com mais facilidade, por isso baixamos a recomendação. Quanto menor o LDL, melhor para o paciente”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Aterosclerose e um dos coordenadores da diretriz atualizada, Dr. André Arpad Faludi.

Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.