Medicamentos apropriados à condição clínica do paciente, em doses adequadas, pelo período correto e ao menor custo possível. Essa é a definição de Uso Racional de Medicamentos, de acordo, então, com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Brasil, por exemplo, foi instituído o Dia nacional do uso racional de medicamentos, na data de 05 de maio, para anualmente reforçar, então, os cuidados sobre os riscos do uso inadequado e do descarte incorreto de medicamentos.
Todo medicamento deve ser usado apenas quando necessário e com orientação de um profissional da saúde, o médico ou o farmacêutico.
Na Rede de Farmácias São João, mais de 2.600 farmacêuticos estão à disposição da população.
O fácil acesso devido ao número de filiais, horários diferenciados e orientação técnica de qualidade, beneficiam o uso racional de medicamentos.
O gerente de Serviços de Saúde na Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini, explica, então, que a principal preocupação é o uso inadequado de medicamentos sem orientação profissional, que pode mascarar doenças, provocar intoxicação e, em situações mais graves, levar à óbito.
“Nos serviços prestados pelos farmacêuticos na São João temos um procedimento que permite o registro e a consulta do histórico dos medicamentos utilizados pelo paciente atendido, o que facilita o processo de atenção farmacêutica e análise das possíveis interações medicamentosas de forma segura e personalizada”, esclarece.
A consulta farmacêutica acontece nos mais de 800 consultórios farmacêuticos existentes nas filiais da rede, espaços reservados que garantem privacidade e conforto no atendimento.
Riscos do uso incorreto
- Riscos à saúde: intoxicação, piora da doença, mascaramento dos sintomas, reações alérgicas, dependência e morte.
- Riscos ambientais: medicamentos descartados de maneira incorreta são considerados poluentes, ou seja, mesmo em quantidades muito pequenas podem causar danos como degradar solo, contaminar águas e outros serves vivos. Todas as lojas da Rede de Farmácias São João possuem ponto de recebimento de medicamentos vencidos ou em desuso, para o descarte adequado.
Dicas para o uso racional
- Manter o medicamento em local adequado (arejado e longe de umidade).
- Obedecer a dose recomendada (o que serve para outra pessoa não significa que será bom para você).
- Obedecer aos horários recomendados (use ajuda do despertador).
- Tomar com água.
- Evitar bebidas alcoólicas se estiver fazendo uso de medicamentos.
- Medicamento deve ser adquirido em farmácias ou unidade de saúde;.
- Não abrir cápsulas e nem dissolver o conteúdo em água ou outro líquido sem orientação prévia.
Pergunte ao farmacêutico
- Se o medicamento deve ser tomado em jejum, antes ou após as refeições.
- Quais as possíveis interações do medicamento com outros remédios e alimentos que já faz uso.
- Quais as possíveis reações adversas do medicamento.
- Sobre mascaramento dos sintomas.
- Reações alérgicas.
- Como armazenar e descartar os medicamentos corretamente.
- Riscos de dependência e danos à saúde.
Fonte e foto: Rede de Farmácias São João
1 comentário
O uso racional de .medicamentos é essencial aos Clientesnas redes de Farmácia , mas não está presente em as todas redes onde os Farmacêuticos são vistos apenas como técnicos administrativos com honorários abaixo de outras categorias de profissionais da área de Saúde.