PDV

Como aplicar os conceitos multicanal e omnichannel no varejo farma?

Confira o artigo exclusivo do  diretor de tecnologia de informação de grupo de varejo farmaceutico, especialista em gestão de dados estratégicos, Alexandre Rosati, para o Guia da Farmácia

Hoje, no varejo em geral e no farma, as palavras multicanal e omnichannel são confundias.  Multicanalidade são vários tipos de canais de vendas: e-commerce e loja física, por exemplo. Já o omnichannel é a junção de todos os canais de vendas de uma forma que o cliente seja atendido da mesma forma em todos esses canais.

Assim, conseguimos ter uma visão completa do cliente e de todo o comportamento de compra porque os sistemas se conversam. Isso ocorre na loja física, mas também no e-commerce.

Então os multicanais de venda devem conversar entre si, atingindo o objetivo de melhor atender o cliente.

A grande oportunidade que aconteceu no mercado, principalmente na questão da pandemia, é que você hoje não consegue olhar qualquer varejo desvinculado da parte digital e na farmácia não é diferente.

Então, uma farmácia, hoje, tem o canal de venda físico, mas ela pode estar associada a uma plataforma como o iFood, um app, ou algum outro que canal digital de venda. Então, a pergunta é: como crescemos com uma farmácia independente e pequena? Como é que ela vai tratar aquele cliente dela diferente do iFood?

Multicanal x omnichannel

É  preciso ter uma visão omni global do cliente, para que ela possa tratar todos os clientes de uma única forma, independente se a compra é on-line ou na loja física. Uma pequena farmácia, hoje, se está pensando em expandir os negócios para o mundo digital e principalmente se associar a esses canais de vendas de entrega rápida (iFood, 99, etc,) ou até fazer uma parceria de delivery, é preciso se planejar.

Hoje, o consumidor que vai a uma farmácia quer saber se pode comprar tanto na loja física quanto mandar entregar na casa dele e esse é o diferencial.

Então a farmácia pequena e independente precisa estar atenta a isso de uma forma que consiga ter esses canais trabalhando em prol á suas vendas, harmonizando os canais para o cliente.

Para a pequena farmácia, o principal ponto de atenção para adentrar a tendência omnichannel do varejo farma é trabalhar a integração entre os sistemas. Isso porque eles precisam ter uma forma organizada de se falarem, além de um controle dos canais de vendas. Além disso, a gestão como uma retaguarda da loja é muito importante, pois não adianta não termos o controle e querermos falar de multicanalidade.

Gestão dos canais

A gestão da loja, desde os estoques, os preços e todas as etapas que envolvem a venda são de suma importância para que a omnicanalidade aconteça.

Além disso, é importante abordar que as empresas precisam pensar de forma omnichannel, pois esse é o novo normal. Vender não é mais simplesmente atender fisicamente bem o cliente, mas tentar entender como ele está se comportando e qual seria o canal ideal de venda para ele.

Foto e fonte:  diretor de tecnologia de informação de um grande grupo de varejo farmaceutico, especialista em gestão de dados estratégicos, Alexandre Rosati, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

 

Deixe um comentário