fbpx

Dor nas costas: cinco dicas para aliviar o desconforto

Pequenas mudanças nos afazeres diários, como fazer alongamentos e cudiar da saúde emocional, já apresentam resultados para melhorar a dor nas costas

Lombalgia, nome que se dá para a dor nas costas, na região lombar. Ela está entre as causas mais comuns de problemas de saúde no mundo. Afeta jovens e adultos, com impactos significativos para os aspectos do bem-estar físico, psicológico, emocional e social do paciente, bem como de fatores econômicos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofrerá desse mal.

A boa notícia é que pequenas mudanças na postura já ajudam a prevenir e aliviar os sintomas, como praticar alongamento, cuidado ao deitar e ao levantar, postura correta para pegar e carregar pesos, entre outros. É o que revela o ortopedista do Hospital Sírio-Libanês e especialista em cirurgia da coluna, Dr. André Evaristo. “A lombalgia pode ser específica, quando decorre de alguma fratura ou doença mais grave — que precisa de intervenção cirúrgica e medicamentosa — e pode ser inespecífica, decorrente de postura incorreta, sedentarismo, erro ao praticar exercícios, envelhecimento, entre outros fatores. Neste caso, as alterações na rotina, para corrigir o vício postural, pode ajudar muito”, explica.

Diferentes dores nas costas

A dor pode se apresentar como aguda: forte, geralmente após grande esforço físico e com duração de dias; ou dor crônica: não muito forte, mas contínua, com duração de semanas. Ambas podem irradiar para os membros superiores e inferiores.

Apesar de a coluna vertebral estar dividida entre cervical, no pescoço; dorsal, na região da caixa torácica; lombar, na região do abdômen e abaixo da região abdominal; sacral, na altura da bacia e coccígea, na região do cóccix, próximo ao ânus; é na lombar que ocorre a maior concentração de força para a sustentação do corpo, por isso está mais sujeita às dores. “Na dor, é importante consultar o seu médico, pois em consulta fazemos a anamnese, para conhecer o histórico do paciente, e exame físico, para identificar o tipo e a causa. A partir daí seguimos com as orientações apropriadas para cada caso”, comenta o Dr. Evaristo.

Veja cinco dicas para ajudar a aliviar e prevenir a dor nas costas:

1- Correção postural no dia a dia

Andar com a coluna ereta, com ombros retos, respeitando a anatomia do seu corpo; ao sentar, apoiar as costas e os pés, sem escorregar; deitar e levantar de lado, com cuidado e apoio das mãos; dormir de lado, com travesseiro que suporte o pescoço e alinhe a cabeça ao corpo.

Ao abaixar para pegar objetos, flexionar os joelhos, ao carregar sacolas pesadas, distribuir o peso entre os dois braços, bem como ao usar mochila, distribuir o peso nos dois ombros. Com malas e carrinhos pesados, empurrar, não puxar. Ao realizar atividades em locais altos, tentar subir em um apoio, de modo que coluna e cabeça permaneçam retas, e os braços para realizar a atividade fiquem na altura da cabeça, não acima. Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos. No caso do celular, também procurar deixar na altura dos olhos. Além disso, ao dirigir, lembre-se de apoiar as costas e a cabeça.

2- No trabalho sentado e em pé

Se sentado, fazer pequenos intervalos para se alongar e pequenas caminhadas, como ir ao café ou ao banheiro; se em pé, sempre que possível, realizar pequenos movimentos de rotação com os pés e tornozelos. Durante os intervalos, procure um local para se sentar e, preferencialmente, elevar um pouco as pernas e os pés.

3- Faça alongamento

Alongamentos evitam tensão nos músculos. Assim, promovendo relaxamento e bem-estar.

4- Exercícios físicos

Conte com profissional de educação física para orientação da postura e atividades adequadas. Exercícios aeróbicos colaboram com a manutenção do peso. Já a musculação, se feita corretamente, fortalece a musculatura que vai dar suporte para a coluna vertebral.

5- Cuidado com a saúde emocional

“Aspectos emocionais também colaboram para uma coluna tensionada. Um quadro depressivo, por exemplo, pode provocar muitas dores no corpo”, alerta o ortopedista. Se perceber excesso de tristeza, é importante procurar auxílio especializado.

Foto: Shutterstock
Fonte: Dr. André Evaristo

26 Comentários

  1. Avatar
    Wellington em

    Bom dia já estou a dias com forte dores nas costas na região lombar mais que a momento em em que vou fazer algum movimento sinto que parece que vai travar, não estou tomando nenhum remédio e apenas usando compressa quente a noite.
    O que devo fazer
    Ou que remédio tomar.

    • Avatar

      Olá Wellington, tudo bem?

      Sou profissional de educação física e atuo no Pilates, hoje atendo principalmente pessoas com patologias de coluna, em especial a região lombar, por ela ser hipermovel é facil de se lesionar.

      Primeiro de tudooo… eu sei que muitas pessoas procuram o medico especialista só em ultimo caso, mas indico de longe que marque um ortopedista o quanto antes, pois só com exame especifico vc vai conseguir tratar da maneira correta…

      Segundo.. o que vc pode ir fazendo sem problema algum até consultar, é continuar com essas compressas (quente) pois alivia tensões e não tem contra-indicação, e fazer alongamentos especificos :

      1- Posicione-se deitado de barriga para cima (pode ser na cama), dobre seus joelhos e segure-os puxando em direção ao peito, como se estivesse abraçando as pernas, pode ficar nesta posição por alguns segundos.

      2- Na mesma posição anterior, (sem segurar as pernas dobradas) deixe as pernas dobradas irem em direção lateral, e fique relaxado nesta postura, repita no outro lado.

      São simples mas muito eficientes.. espero ter ajudado.

      • Avatar

        Olá já tou dores de costas a mais dois anos já falei com meu médico mas ainda nada foi feito. Será normal ter estas dores a tanto tempo

        • Avatar
          Guilherme em

          Primeiramente veja se não é sua pressão arterial que está alta, minha esposa estava com uma dor muito forte na costa, chegou uma hora que travou não conseguia andar… levamos ela no pronto Socorro e a pressão dela estava 19por15, o médico disse que por isso a costa dela doia tanto

    • Avatar
      Gabriela em

      Boa tarde, eu estou com dor nas costas que está respondendo no meu peito seria oque ?

      • Avatar

        Olá boa noite meu nome é Francisca, há mais de uma semana sentindo dores nas costas forte fui a upa,tomei tramol e nada de ficar boa,me ajude o que pode ser,nas região das costa, puchando ao peito que me chegar falta ar até!

  2. Avatar
    VIVIANE MARIA DE ABREU em

    Ola meu bebe tem 3 meses e e semanas. Esse mes venho tendo dores nas costas na região das costelas. Isso pode ocorrer pelo peso nos seios, por causa da amamentacao?? Ou por fica com ele no colo??
    Porem unico remedio q tomo e paracetamol. Pelo fato de amamentar

    • Avatar

      Olá, comecei a sentir um forte dor nas costa, concretamente na região lombar do lado esquerdo da coluna. O que devo fazer para aliviar a dor até ao momento em que vou procurar um especialista.

      • Avatar
        Na isabel em

        Olá,estive 14 dias isolada porque achando está cm covid 19 não fiz o exame ainda..
        Eu agora sinto dores nas costasquando faço massagem melhora durmo bem..
        Quando estái muito tensa piora da sanção coração fica acelerado..pé gelados que alguns minutos passa…
        Pânico pode dá dores nas costas,coração acelerado?

  3. Avatar
    Ana Paula Costa em

    Olá eu tenho dores nas costas há mais de três anos,desde quando eu comecei ter crise de ansiedade será que está relacionado à isso o meu problema nas costas?

    • Avatar

      Sim! Suas dores podem ser de fundo emocional. Somente uma avaliação do seu caso poderá dizer a relação da sua dor com ansiedade e estresse ou se é fator mecânico.

  4. Avatar
    Bruno Miguel em

    Olá, sinto dores nas costas já ha quase dois anos já fui ao medico, Ortopedista fiz exames raiz x, mais os resultados dão sempre negativos, não tenho nenhuma fractura lombar mais as dores não param já usei Diclofenac gel, Desigel durante algum tempo e sem exito o que devo fazer ou tomar.

  5. Avatar
    Larissa Silva em

    A MAS DE UMA SEMANA VENHO SENTINDO DORES NA COSTA NO LOMBAR E TORÁCICA.
    NO LOMBAR SÓ DOE QUANDO ME MOVIMENTO E TORÁCICA A DOR NÃO PASSA
    SINTO DOR AO APERTA BARRIGA E MENSTRUAÇÃO ESTA ATRASADA A 8 DIAS FIZ TESTE DE FARMÁCIA MAS DEU NEGATIVO.
    PODE TER RELAÇÃO DO ATRASO DA MENSTRUAÇÃO COM AS DORES NAS COSTA ? E OQUE PODERIA SER?

  6. Avatar
    Wellysson vieira em

    Meu nome é wellysson vieira tenho Hérnia de Disco , mais ou menos a 8 anos comecei a fazer fortalecimento Lombar ajudou muito, porém com essa Pandemia se tornou mais complicado de ir a academia, e com mudança no trabalho comecei a ter dor na Dorsal, e um pouco na cervical. Dor incomoda passei ao medico o mesmo falou para mudar as atividades no trabalho, mas como mudar de atividade diante uma pandemia com setores todos completos.teria algo que eu poderia realizar em casa para amenizar as dores?

  7. Avatar
    Francine em

    Estou com dor no ombro esquerdo, não consigo levantar o braço. Estou com dor do lado esquerdo todo, começou no quadril ,perna, agora nas costas .Nem com medicação melhora, a um ano fiz tomografia do quadril devido a dor e de protusao leve L5- S1.

    • Avatar
      Cristina em

      Bom dia minha filha tem 12 anos esta com dor nas costa e no braço já dois dias posso dar numisulid porque não quero levar no hospital por conta da covit-19

      • Avatar

        Minha filha acordou no meio da noite com muita dores entre os ombros não conseguia ficar deitada nem sentada e de pé as dores forte ela disse que nunca tinha sentido isso antes tive que levar ela no upa .lá mediram a pressão a respiração e a febre .E o médico disse que estava tudo bem passou uma injeção de voltarem e outra tão dolorida que não lembro o nome .Mais não disse ou pedido um RX .passou a dor e ontem a noite ela disse que deu uma dorzinha mais foi fraca e graças a Deus passou o dia sem dor .O que será que é

  8. Avatar
    KAMILA YANDRA DOZA CASTRO em

    Eu tô com dor nas costas vai fazer 3 semanas. O meu médico, que fui dia 10 desse mês me passou um relaxante muscular e disse que se com 7 dias não melhorar era pra ir ao ortopedista.
    Minhas costas estão muito duras e se estralam sozinhas, fora que estão tensas e eu preciso ficar sempre ereta ou deitada de barriga pra cima se não piora.
    O lugar que dói é do lado dos ombros, no meio e agora tá doendo menos, mas os estalos e a dureza não, mudaram nada.
    Antes doía a ponto de eu ficar a noite sem dormir e só conseguir de manhã. O que será?
    Obs: não carego peso e sempre durmo do mesmo jeito.

  9. Avatar

    Sinto forte dores nos dedos do pe e formigam qdo estou com as pernas pra cima no sofa ou na cama e ja faz tempo e doi todos os dias que pode ser doutor ja operei das varizes mas as dores e queimacao no pe direito que pode ser dr

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: