Doria diz que vacinação contra Covid-19 em SP começa no dia 25 de janeiro

Governador de São Paulo João Doria, apresentou o Cronograma estadual de vacinação contra a Covid-19. Nos pontos de vacinação poderão estar farmácias, escolas, sistemas, drive thru, entre outros

João Doria explicou, nesta segunda-feira (7) que o plano de vacinação com a CoronaVac começa no dia 25 de janeiro de 2021. O primeiro grupo, então, a receber a vacina contra o coronavírus engloba profissionais de saúde, indígenas e quilombolas de todo o estado.

Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a vacina ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia, entretanto, precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o anúncio, a primeira fase da vacinação será, então, voltada ao grupo prioritário, que também inclui idosos com 60 anos ou mais, e dividida em cinco etapas (Veja o calendário completo abaixo).

De acordo com o governo, 9 milhões de pessoas serão vacinadas nessa primeira fase.

Cronograma estadual de vacinação contra a Covid-19, segundo governo de SP

Público-alvo Primeira dose Segunda dose
Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas 25 de janeiro 15 de fevereiro
75 anos ou mais 08 de fevereiro 1° de março
70 a 74 anos 15 de fevereiro 08 de março
65 a 69 anos 22 de fevereiro 15 de março
60 a 64 anos 1° de março 22 de março

Durante a coletiva, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse também que o estado tem a quantidade necessária de insumos para garantir que o programa ocorra, assim, no prazo previsto.

“Nós iniciaremos a campanha vacinal agora no 25 de janeiro e temos, sim, esses insumos, agulhas e seringas para vacinar esse público. Dessa maneira, não será necessário fazer aquisições, aguardo de licitações, porque nós já disponibilizamos em nosso estoque desses materiais”, afirmou o secretário.

Dessa maneira, de acordo com o governo, o estado já possui 5,2 mil postos de vacinação nos 645 municípios paulistas.

O objetivo é, então, ampliar o total para até 10 mil pontos de vacinação, com a possível utilização de escolas, quartéis da PM, estações de trem e terminais de ônibus, farmácias e sistemas drive-thru.

custo estimado da logística do programa é de R$ 100 milhões.

Logística e recursos humanos da primeira fase

  • 18 milhões de doses da vacina
  • 25 postos estratégicos de armazenamento e distribuição regional
  • 54 mil profissionais de saúde
  • 27 milhões de seringas e agulhas
  • 5,2 mil câmaras de refrigeração
  • 30 caminhões refrigerados de distribuição diária
  • 2,1 mil viagens em todo o período de vacinação
  • 25 mil policiais para escolta das vacinas e segurança dos locais de vacinação

Outros estados

O governo também anunciou que 4 milhões de doses serão vendidas para outras regiões do país. De acordo com Doria, oito estados já manifestaram interesse.

O governador disse esperar que a CoronaVac seja incluída no Programa Nacional de Imunização, mas garantiu que o cronograma estadual será, então, mantido independentemente das datas estipuladas pelo governo federal.

Gorinchteyn defendeu ainda que a vacina será destinada aos brasileiros, mas não explicou, por exemplo, de que forma o governo paulista pretende fazer para ampliar o acesso de toda a população.

“Todos serão vacinados, garantindo, dessa maneira, proteção equânime a todos. Esta vacina é do Butantan, mas, sim do Brasil. Nós não fecharemos a fronteira para os brasileiros de São Paulo apenas. Estamos abertos para brasileiros do Brasil”

Anvisa

Para que a vacina comece a ser distribuída é necessário, portanto, que o Instituto Butantan envie um relatório à Agência e que o órgão, por consequência, aprove o uso do imunizante.

De acordo com o Butantan, a previsão é, então, a de que as informações sejam enviadas até o fim desta semana e que a Anvisa decida, enfim, se a CoronaVac cumpre, ou não, todos os requisitos para aplicação até a primeira semana de janeiro.

Durante a coletiva, o governo também confirmou, sobretudo, que o envase da matéria-prima recebida na última quinta (3) começou a ser feito nesta segunda.

Fonte: G1

Foto:  Shutterstock

Deixe um comentário