Droga para diabetes ganha versão para tratar obesidade

Medicamento deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2016

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) o Saxenda, a primeira droga contra a obesidade no País desde 1998. O medicamento deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2016.

Aprovado no Brasil em 2010, para o controle do diabetes tipo 2, gerou uma corrida às farmácias por pessoas que não tinham a doença, por causar perda de peso. Na época, a Anvisa divulgou comunicado contraindicando qualquer uso do Victoza diferente do aprovado.

“Já havia pistas de que a liraglutida [princípio ativo da droga] poderia ser eficaz na perda de peso, mas não sabíamos como se comportaria em não diabéticos”, diz o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, João Eduardo Salles.

Posteriormente, o medicamento foi estudado especificamente para a obesidade e aprovada com esse fim, nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. A única diferença é a dose, maior na nova droga.

Em nota, a Anvisa informou que o Saxenda foi aprovado para controle crônico de peso “em associação a uma dieta baixa em calorias e aumento de exercício físico” e que “a segurança do produto continuará sendo monitorada com estudos pós-comercialização”.

Fonte: Folha on-line
Foto: Shutterstock

 

 

 

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário