fbpx

Droga para diabetes ganha versão para tratar obesidade

Medicamento deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2016

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) o Saxenda, a primeira droga contra a obesidade no País desde 1998. O medicamento deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2016.

Aprovado no Brasil em 2010, para o controle do diabetes tipo 2, gerou uma corrida às farmácias por pessoas que não tinham a doença, por causar perda de peso. Na época, a Anvisa divulgou comunicado contraindicando qualquer uso do Victoza diferente do aprovado.

“Já havia pistas de que a liraglutida [princípio ativo da droga] poderia ser eficaz na perda de peso, mas não sabíamos como se comportaria em não diabéticos”, diz o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, João Eduardo Salles.

Posteriormente, o medicamento foi estudado especificamente para a obesidade e aprovada com esse fim, nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. A única diferença é a dose, maior na nova droga.

Em nota, a Anvisa informou que o Saxenda foi aprovado para controle crônico de peso “em associação a uma dieta baixa em calorias e aumento de exercício físico” e que “a segurança do produto continuará sendo monitorada com estudos pós-comercialização”.

Fonte: Folha on-line
Foto: Shutterstock

 

 

 

 

Deixe um comentário