A Drogaria Araujo foi pioneira no serviço de delivery, com o Drogatel Araujo lançado em 1960. Hoje, o delivery Araujo atende pedidos feitos pelo Drogatel, Site e App
Hoje a rede de farmácias Drogaria Araujo conta com mais de 250 unidades, com lojas físicas distribuídas em 35 cidades do estado de Minas Gerais e atendimento pelo site e aplicativo (App) com entregas para todo o Brasil. O maior número de lojas da rede está concentrado na região metropolitana de Belo Horizonte e há planos de abrir mais quatro lojas até o fim de 2020, totalizando 30 novas lojas abertas neste ano. Já para 2021 a previsão é de mais 40 novas lojas. “As novas lojas inauguradas em novembro e dezembro estão previstas para as cidades de Três Corações, Nova Lima e Belo Horizonte. Para 2021 o foco é em novas cidades no interior”, explica a diretora de gestão de risco corporativo da Drogaria Araujo, Cristiana Araujo.
A Araujo foi pioneira no serviço de delivery, com o Drogatel Araujo lançado nos anos 1960. Hoje, o delivery Araujo atende pedidos feitos pelo Drogatel, Site, App, com entrega expressa com até 35 minutos para a cidade de Belo Horizonte, Contagem e Betim.
Chegada do novo coronavírus na Drogaria Araujo
Devido ao coronavírus ocorreram diversas mudanças nas lojas, entre elas:
- Afastamento dos colaboradores nos grupos de risco para a doença.
- Medição da temperatura nas entradas de turnos nas lojas, Centro de Distribuição, laboratório e portarias (tanto para visitantes quanto para colaboradores).
- Implementação de rotina específica de higienização dos postos de trabalho e lojas, com sanitizante de uso hospitalar.
- Uso obrigatório de máscara de proteção individual, e face shield para colaboradores em loja com contato com clientes.
- Disponibilização de álcool 70% nos postos de trabalho, nas lojas, Centro de Distribuição, laboratório e portarias para higienização constante de clientes e colaboradores.
- Instalação de sinalização de fluxo e de distanciamento mínimo em lojas, para proteção dos clientes e colaboradores.
- Limitação do acesso a loja, de acordo com o decreto vigente no município.
- Dispenser de álcool 70% na entrada das lojas, em totem ou com colaborador.
- Limitação do acesso aos caixas eletrônicos 24h, para evitar filas.
- Higienização específica para os equipamentos
- Rotina de higienização específica para cestos de compras, bolsas, produtos e carrinhos de compra.
- Rotina de higienização específica para pin pads, botões de elevadores e corrimãos.
- Orientação para pagamentos por meios eletrônicos, evitando manuseio de moedas e notas.
- Redução da capacidade total dos elevadores para a metade, para evitar aglomeração.
- Incentivo ao uso dos canais digitais, compra remota e retirada em loja como o Clique Retire e Drive Thru.
- Lojas que oferecem o Teste Rápido para Covid-19 têm rotinas de higienização das salas após cada atendimento, e geral no final de cada dia.
- Farmacêuticos treinados para orientação sobre sintomas e encaminhamento ao médico tanto de clientes quanto colaboradores.
Farmácias clínicas
“Acreditamos que cada vez mais as farmácias clínicas vieram para resgatar o atendimento de excelência e de atenção à saúde que os farmacêuticos faziam antigamente. Sabemos que serviços e atenção à saúde têm sido cada vez mais relevantes, ainda mais com as restrições impostas pela pandemia. As pessoas estão em busca de mais qualidade de vida e o serviço farmacêutico pode ser bem relevante por meio de acesso à saúde, monitoramento de parâmetros bioquímicos via testes rápidos, como glicemia, colesterol, prevenção de doenças, redução de peso, monitoramento de pressão, vacinação, aumento da adesão aos tratamentos, dentre outros. A capilaridade das farmácias ajuda bastante no acesso da população à saúde e na continuidade do tratamento indicado pelo médico. Sabemos que muitas cidades do Brasil não possuem hospital e que o atendimento de saúde é em farmácias. Em outras cidades, o farmacêutico é a pessoa de confiança e o ponto de apoio para as dúvidas de saúde”, explica Cristiana.
Busca por produtos mais naturais e de promoção da saúde
“Já sentimos os reflexos e, o nosso objetivo, é que nossos clientes estejam cada vez mais saudáveis. É melhor vender saúde do que gerir doença. Estamos complementando nosso mix com produtos mais saudáveis e naturais, que têm selos ambientais reconhecidos pelo mercado e consumidores, que foram criados para mostrar quais produtos são produzidos por empresas que se preocupam com o meio ambiente, e que fazem parte do nosso mix”, conta Cristina.
Diante do consumidor mais digital, a Drogaria Araujo também está atenta e atendendo às novas demandas do mercado, com as seguintes ações:
– Lançamento do novo app, mais funcional, prático e rápido.
– Clique Retire – melhoria no atendimento, redução do tempo de separação e disponibilização em 20 minutos.
– Reestruturação do SAC Araujo.
– Maketplaces no e-commerce.
*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.
Drogaria Araujo inaugura duas lojas em Araxá
Fonte: Guia da Farmácia
Fotos: Drogaria Araújo