fbpx

Drogaria Iguatemi vende máscara que inibe vírus da Covid-19 em dois minutos

Máscara de proteção individual, reutilizável, promete inibir 99% do vírus SARS-CoV-2 em apenas 2 minutos 

A pandemia de Covid-19 criou uma conscientização sobre medidas preventivas com cidadãos entendendo a importância da higienização constante das mãos, do isolamento social e, sobretudo, do uso de máscaras.

Com a comprovação de sua eficácia no combate ao vírus, e a carência destes insumos no Brasil, o empresário Eduardo Kapáz Jr, da Elka Plásticos, pensou em como poderia ajudar com algo relevante para a população.

A Oto Mask foi desenvolvida em parceria com a Nanox, spin-off do laboratório de inovação e pesquisa em materiais da Universidade de São Carlos (Ufscar); uma máscara com ação de inativação do SARS-CoV-2 no tempo de contato a partir de 2 minutos.

“A máscara foi elaborada com o antimicrobiano à base de prata NanoxClean; que atua desativando a estrutura e o metabolismo da membrana lipoproteica do agente viral; assim, impedindo sua replicação e ação no nosso organismo”, explica o diretor de operações da Nanox, Daniel Minozzi.

Máscara contra a Covid-19

A Oto Mask pode ser esterilizada com uma lavagem simples, utilizando água e sabão. O produto acaba de receber comprovação de eficácia em teste realizado em laboratório ICB/USP, assim, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e metodologias descritas em renomadas publicações.

A Oto Mask pode utilizar dois tipos de filtros instalados em cada lateral da máscara capazes de reter poeira, bem como aerossóis e agentes biológicos. O filtro SMS é ideal para a realização de atividades do dia a dia; como idas ao supermercado e farmácias e também por trabalhadores do comércio e escritórios; enquanto os filtros PFF2 ou N95 são modelos recomendados para profissionais de saúde.

O material possui um polímero flexível para ajustar os contornos ao rosto do usuário e utiliza, além de micropartículas de prata, sílica, que também ajuda na ação antimicrobiana do equipamento.

Outro grande diferencial do produto é sua sustentabilidade. A Oto Mask é impermeável, bem como ajustável e reutilizável, produzindo menos lixo no planeta e foi desenvolvida com tecnologia e mão de obra nacional 100%.

Disponível na Drogaria Iguatemi

Além da Elka e Nanox, a produção do projeto também contou com a colaboração o IEC; hub de empreendedorismo em inovação baseado em Boston, e possui filtro assinado pela Fitesa. Além disso, a Elka decidiu doar até 10% da produção da Oto Mask, “a Cruz Vermelha brasileira já recebeu mais de 600 unidades”, conta Eduardo.

A máscara é vendida na Drogaria Iguatemi e há planos de expandir para outras redes de farmácia. 

Disponível com dois filtros, a máscara branca custa 39,99, enquanto os filtros individuais custam a partir de R$ 14,99, em embalagens com 20 unidades. O produto é encontrado nas cores branca, preta, rosa e turquesa – custando 69,99 as três últimas, que vêm com 60 filtros.

 

Foto e fonte: Oto Mask

Deixe um comentário