Destaques & lançamentos

Drogaria Soares anuncia robô para gestão de loja com o BD Rowa™

Solução deve reduzir o tempo de espera do cliente e melhora a experiência do consumidor dentro da loja

A Drogaria Soares, localizada na Vila Mariana, em São Paulo, inaugurou, hoje (04), oficialmente, um processo de automação de loja desenvolvido em parceria com o BD Rowa™.

drogaria soares

Sócio-diretor da Drogaria Soares, Fernando Padilha Pinto, corta a faixa para lançamento oficial do robô do BD Rowa na loja

O Guia da Farmácia acompanhou o lançamento, que contou com a presença do sócio-diretor da Drogaria Soares, Fernando Padilha Pinto; do CEO da BD, Walter Baxter, além de parceiros dos setores de saúde e farmacêutico. 

O robô que agora faz parte da operação dessa loja é capaz de selecionar os medicamentos e os entregar no balcão da farmácia em até 30 segundos. Assim, a solução é capaz de tornar a operação mais ágil e eficiente, abrangendo recebimento, armazenamento, dispensação e controle de produtos, incluindo o nível do estoque e as datas de vencimento.  

Este tipo de automatização reduz filas e tempo de espera, melhora a experiência do consumidor dentro da loja e possibilita atendimento orientado ao cliente por parte dos atendentes e farmacêuticos. 

Automação e humanização

Durante o lançamento, Padilha citou que o objetivo desse projeto é o de aliar inovação com humanização. “A ideia era unir a tecnologia que vai evoluindo num ritmo acelerado; com os serviços farmacêuticos, que é a realidade do nosso mercado e agrega valor ao atendimento do cliente”, reforçou o executivo, destacando que, com este novo projeto, é possível fazer com que os farmacêuticos e colaboradores da Drogaria Soares fiquem ainda mais focados no atendimento ao cliente.

“Os profissionais da loja não precisam despender mais tanto tempo na parte operacional, então entendemos que o serviço será bem valorizado e o cliente será ainda melhor atendido”, justifica.

Na prática

Na Drogaria Soares, o robô da BD Rowa está instalado no segundo andar da loja e, conforme os pedidos são feitos, são liberados por uma espécie de funil, em espiral, para o andar de baixo, do atendimento, prontos para a dispensação do farmacêutico.

“O robô consegue atender os pedidos entendendo as prioridades da loja. Por exemplo, quem está na loja presencialmente é a maior prioridade; a segunda são as emergências, em hospitais; e assim por diante, de acordo com os critérios da estabelecidos”, afirma a líder de vendas do BD Rowa no Brasil, Monise Albejante.

Além disso, quando os medicamentos são inseridos nesse sistema automatizado de gestão por meio do código de barras, eles não são organizados por ordem alfabética ou aleatória. “Eles são armazenados de forma inteligente, e os produtos com maior saída em um determinado horário do dia, já ficam disponíveis mais facilmente, garantindo ainda mais agilidade no processo, tudo por meio de inteligência artificial”, esclarece Monise.

O robô leva de 8 a 12 segundos para fazer a ‘viagem’ de coleta do medicamento no espaço, mas pode ser multipicking, colhendo várias ‘caixinhas’ ao mesmo tempo. “As lojas mais beneficiadas pelo nosso sistema são aquelas que têm apostado nas operações em delivery; que têm fila de espera; ou que precisam distribuir produtos para outras unidades”, pontua.

A farmacêutica e líder do Centro de Distribuição da Drogaria Soares, Gabriellen Andrade, afirma estar muito satisfeita com o novo processo. “A operação é muito intuitiva e os erros de separação são mínimos”, finaliza.

Fonte e fotos: Guia da Farmácia

Robotização para aumentar a eficiência na farmácia

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário