fbpx
PDV

Drogaria Venancio faz primeira entrega com drone não pilotado

Ação foi realizada em parceria com as empresas MyView e Leite de Rosas em Itaipava (RJ)

No dia 22 de maio de 2019, foi lançado o projeto D4 (Door-to-Door Drone Delivery), inédito no Brasil, que tem como foco a entrega com drone autônomo (não pilotado). Como resultado, a ação foi realizada em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro.

Diferentemente da entrega com drone remotamente pilotado, a remessa utilizou uma aeronave especialmente desenvolvida pela MyViewstartup especializada em produção de imagens aéreas e soluções inovadoras com drones.

Veja Mais

Contudo, para que o projeto se tornasse possível,  foram oito meses de pesquisa, criação, prototipação e testes para realizar a entrega real com drone autônomo comandado por inteligência artificial.

Primordialmente, o projeto contemplou uma compra real, feita por uma cliente da Drogaria Venancio que adquiriu um Leite de Rosas on-line. Assim, o produto foi entregue em três minutos e 48 segundos no quintal da sua casa. As duas empresas são parceiras da MyView no desenvolvimento do projeto.

Experiência da Venancia na entrega com drone

“Iniciamos o projeto em julho de 2018, seguindo um cronograma rígido e muita experiência na bagagem para chegar hoje ao MyView D4. Esta primeira entrega com drone autônomo no Brasil foi realizada com o devido credenciamento junto aos órgãos reguladores”, explicou o CEO, sócio e fundador da MyView, Thiago Calvet.

Durante o voo, também foram monitoradas as condições climáticas, incluindo não apenas a velocidade e direção do vento na altitude de voo, como também o payload (carga útil, peso e dimensões do produto embalado), as condições da decolagem, pouso e entrega do produto. Além disso, foi igualmente analisado o nível de automação da aeronave.

”Estamos sempre buscando empresas de confiança e inovadoras para fazermos parcerias e a entrega com drone é um de nossos projetos de inovação. O serviço encontra-se em fase de testes e seguirá evoluindo para entregas frequentes”, comentou o diretor da Drogaria Venancio, Walace Siffert.

Nesse sentido, o objetivo do projeto, realizado pela primeira vez no Brasil, é iniciar a entrega comercial regular de produtos por drones autônomos, tão logo o serviço seja regulamentado no País.

Ademais, este tipo de empreendimento enfrenta desafios que vão, aos poucos, sendo superados com muita tecnologia embarcada. Só para ilustrar, inteligência artificial, linguagem de máquina e robótica cognitiva são algumas delas. Entretanto, essas soluções demandam ajustes e atualizações nas normas reguladoras. Afinal, a proposta revolucionará toda a logística operacional de transporte e entrega de produtos. Em especial, o setor de relacionada ao e-commerce. Assista o vídeo e entenda mais sobre o projeto.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: divulgação

Pacheco e Drogaria São Paulo passam a oferecer patinetes elétricos

Deixe um comentário