A quarta edição do ranking “50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), mostra que as principais varejistas online estão explorando os limites do setor, investindo no desenvolvimento de plataformas, na criação de melhores experiências de compra e também integrando online e offline para que a jornada dos clientes aconteça com o mínimo de atrito.
Fruto de um profundo trabalho de pesquisa, coleta de dados e análise realizado pela SBVC com apoio técnico da BTR-Educação e Consultoria, Varese Retail e Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV – USP), a nova edição do ranking mostra que as grandes e médias empresas tiveram, em 2017, um ano de crescimento acima da média do setor. As 50 varejistas listadas apresentaram um crescimento nominal de 8,74% nas vendas, enquanto o varejo online como um todo teve uma alta de 7,5% (dados Ebit). As 50 empresas tiveram um faturamento bruto de R$ 36,2 bilhões, o equivalente a 75,89% de todo o e-commerce brasileiro. A Drogaria Onofre e Panvel Farmácias figuraram entre os maiores e-commerces do País, ocupando a 18a e 19a posição, respectivamente (veja gráfico).
“Mesmo em um ambiente de crescimento econômico modesto, o varejo online continua em um ritmo sólido de expansão, gerando empregos e aumentando sua produtividade”, afirma o presidente da SBVC, Eduardo Terra, . “Das 50 empresas listadas no ranking, somente quatro tiveram declínio nas vendas, o que reflete um ambiente de negócios bastante saudável”, completa.
Números relevantes
Os principais destaques da edição 2018 do ranking “50 Maiores Empresas do E-commerce Brasileiro” são os seguintes:
- As 50 maiores operações de e-commerce do país movimentaram, em 2017, um total de R$ 36,2 bilhões. Esse número corresponde a 75,89% das vendas totais do comércio eletrônico, calculadas pelo Ebit em R$ 47,7 bilhões;
- As 10 maiores do e-commerce nacional somam R$ 29,91 bilhões em vendas, o equivalente a 62,7% do comércio eletrônico no País;
- As 50 maiores empresas do e-commerce tiveram um crescimento de 8,74% na comparação com as 50 maiores da edição 2017 do ranking, sensivelmente acima da expansão de 7,5% do setor como um todo;
- Nas empresas multicanal que fazem parte do ranking, as vendas via e-commerce representam 11,7% do faturamento, índice bem superior aos cerca de 5% que o varejo online representa do varejo brasileiro total;
- Entre as 10 maiores empresas do e-commerce brasileiro estão seis empresas multicanal e quatro operadores pure play;
- Dos 50 maiores e-commerces, 36 são multicanal e 14 são operações exclusivamente online;
Os varejistas multicanal representam 57,7% das vendas dos 50 maiores e-commerces; - Em 21 dos varejistas multicanal, o e-commerce tem uma participação superior à média do varejo (de 5%);
- As 12 empresas de capital aberto presentes entre os 50 maiores e-commerces movimentaram R$ 24,16 bilhões. O número representa 66,74% do faturamento do grupo das 50 maiores e 50,64% de todo o e-commerce brasileiro;
- Mais da metade (62%) das 50 empresas listadas conta com Conselho de Administração. Esse grupo de empresas é responsável por R$ 28,5 bilhões em vendas online, ou 79,63% do faturamento das top 50 e 59,74% de todo o e-commerce brasileiro;
- Oito empresas listadas no ranking tiveram, em 2017, um crescimento de vendas acima de 100%. As líderes em crescimento foram Carrefour, Livraria Cultura e Supermercados Mambo, seguindo estratégias e vivendo momentos de maturidade diferentes em suas operações online;
- 24 empresas listadas no ranking operam marketplaces.
- Das 50 maiores empresas do e-commerce brasileiro, 26 foram fundadas (ou chegaram ao Brasil) nesta década, mostrando um amadurecimento do setor mesmo durante o período recente de crise econômica.
Os dez maiores varejistas online do País são os seguintes:
Posição | Empresa | Faturamento e-commerce 2017 | Faturamento Bruto 2017 | % do e-commerce nas vendas totais 2017 |
1 | B2W Digital | R$8.763.600.000,00 | R$8.763.600.000,00 | 100% |
2 | Via Varejo | R$4.849.000.000,00 | R$29.122.000.000,00 | 16,7% |
3 | Magazine Luiza | R$4.353.615.616,00 | R$14.321.104.000,00 | 30,4% |
4 | Walmart Brasil | R$3.000.000.000,00 | R$28.187.051.659,00 | 10,6% |
5 | Grupo Netshoes | R$2.600.000.000,00 | R$2.600.000.000,00 | 100% |
6 | Máquina de Vendas | R$2.280.000.000,00 | R$6.000.000.000,00 | 38% |
7 | Carrefour | R$1.752.750.900,00 | R$49.653.000.000,00 | 3,5% |
8 | GFG LatAm – Dafiti | R$1.100.000.000,00 | R$1.100.000.000,00 | 100% |
9 | Saraiva | R$708.153.000,00 | R$1.883.326.000,00 | 37,6% |
10 | Privalia | R$500.000.000,00 | R$500.000.000,00 | 100% |
18 | Drogaria Onofre | R$315.000.000,00 | R$700.000.000,00 | 45,0% |
19 | Panvel Farmácias (Dimed) | R$259.244.196,00 | R$2.090.679.000,00 | 12,4% |
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock