Drogarias Max investem na expansão da rede

A rede realizou mudanças nas lojas visando a saúde de seus clientes e funcionários. Confira a entrevista exclusiva com o gerente de negócios da rede

As Drogarias Max possuem, atualmente, 120 lojas e atuam em todo o Estado do Rio de Janeiro, tendo completado 37 anos de mercado neste ano, 2020. Neste momento, a rede está trabalhando no desenvolvimento de um plano de expansão.

O delivery já é um serviço oferecido pela rede desde as primeiras lojas. “As Drogarias Max já nasceram fazendo entrega a domicílio. Então, este é um diferencial que está no DNA da empresa e, hoje em dia, enraizado na cultura da rede. Durante a pandemia do novo coronavírus e com a exigência de se ficar em casa o máximo possível, percebemos um crescimento muito significativo na demanda dos nossos clientes pelos serviços de delivery. Isso se deu porque a maioria das lojas estão localizadas em bairros residenciais. A taxa de crescimento ficou em torno de 30% entre março e julho de 2020. Inclusive, muitas lojas chegaram a fazer contratações extras para dar conta da demanda”, pontuou o gerente de negócios das Drogarias Max, Lucas Procópio.

Mudanças trazidas pela pandemia

Em relação aos produtos mais comprados, a rede destaca os relacionados à Covid-19, como máscaras, luvas, e os itens ligados à higiene pessoal, como álcool em gel e álcool 70%. “Os franqueados foram orientados sobre todas as medidas de segurança que deveriam ser adotadas durante as entregas, para proteger não apenas o cliente, mas também o entregador. O modelo de delivery da rede segue o híbrido, ou seja, há lojas que têm serviço próprio e outras que terceirizam a entrega. Atualmente, o delivery representa 38% das vendas em toda a rede”, explicou Procópio.

Além disso, com a pandemia, foram necessárias outras alterações nas lojas. “Criamos um ambiente seguro para funcionários e clientes. As lojas colocaram tela de acrílico nos caixas, aumentaram a distância entre o balcão e o cliente – 2 metros –, sinalizaram o piso, reduziram mobiliário para melhorar a circulação interna, restringiram o número de pessoas no ponto de venda (PDV), ampliaram a divulgação sobre os cuidados para proteção, passaram a higienizar os cestos para produtos a cada 3 horas e limitaram a quantidade de alguns itens por consumidor, como máscaras, luvas e álcool em gel. Esta última medida foi adotada temporariamente para que todos os clientes tivessem a chance de ter acesso a esses produtos, que, em determinado momento, chegaram a faltar no mercado. Nosso legado é que a farmácia, mesmo pós-pandemia, vai ter muito mais consciência sobre a importância de prover um ambiente saudável para os clientes”, pontuou o executivo.

Decisão do franqueado

As lojas das Drogarias Max podem decidir sobre ter ou não uma sala para atendimento clínico. “Em geral, as lojas da franquia sempre tiveram metragem reduzida, com 100, 120 m2, tamanho que não comporta esse tipo de serviço, mas temos observado uma mudança nessas características. As lojas inauguradas recentemente chegam a ter 400 m2, o que é um facilitador para a montagem de salas para atendimento clínico. Importante destacar que a iniciativa de ter sala ou consultório farmacêutico é de cada franqueado, mas a franqueadora oferece apoio por intermédio de fornecedores homologados para esse tipo de necessidade”.

“Além disso, também damos suporte na divulgação dos serviços para o mercado consumidor. Acreditamos que, se a farmácia puder unir a dispensação com a orientação e o serviço, ela criará o melhor ambiente possível. Desse modo, desafoga o serviço público de saúde, melhora a relação da loja com o cliente e a comunidade local e cria também um lastro de confiança para a drogaria, trazendo mais valor para a rede e sua marca”, explicou Procópio.

Serviços clínicos

Por enquanto a rede ainda conta com poucas lojas com serviços clínicos, mas acredita que isso tende a mudar no futuro. “A tendência é que os novos franqueados venham com esse novo modelo de farmácia, focado também em serviço clínico. Atualmente, 12 das 120 lojas têm consultório farmacêutico”, destacou.

A franqueadora orienta cerca de 70% do mix dos franqueados, ficando o restante a critério deles. “Essa orientação se dá pelos indicadores que acompanhamos. Já percebemos, em alguns pontos de venda, uma maior preocupação com a categoria de produtos para cuidados com a saúde e bem-estar; mas essa característica ainda não é muito presente em toda a rede. Trata-se de uma categoria de produto que precisa de uma atenção diferencial com a exposição; principalmente porque o consumidor vem com uma outra bagagem de conhecimento acerca daquilo que deseja comprar e consumir”, explicou Procópio.

Digitalização do consumidor das Drogarias Max

Diante da realidade do consumidor cada vez mais digital, a rede tem feito esforços para atender as novas demandas do mercado. “Sabemos que esse é um caminho sem volta, por isso a rede já está se preparando para lançar novos canais digitais em 2021. Entendemos que a rede precisa atender o cliente onde ele estiver, seja na loja física ou no ambiente on-line, o que significa vender por e-commerce e aplicativo, por exemplo. Nossa missão é atender o consumidor em suas preferências de hábito e compra”, pontuou o gerente de negócios da rede.

Fonte: Victoria Nascimento

Foto: Humberto Teski / Drogarias Max

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