fbpx

Drogarias Max mantém crescimento nos seis primeiros meses de 2020

O melhor desempenho ocorreu em março, com crescimento de 56% no faturamento, mais que o dobro do que as vendas do mesmo mês em 2019

Durante o evento Abrafarma Future Trends, ocorrido agora em setembro, Close-up International e IQVIA, empresas que auditam o setor farmacêutico, apresentaram dados positivos sobre o crescimento do canal farma nos primeiros seis meses de 2020.

De acordo com a Close-up, o mercado em geral chegou a crescer 28% em unidades em março deste ano no comparativo com o mesmo período de 2019.

Em janeiro e fevereiro, esse crescimento havia sido de apenas 4,4%.

Nos meses seguintes, abril e maio, esse acréscimo chegou a apenas 3%; e, em junho e julho, alcançou taxas de 7%, sempre em comparação com mesmo período de 2019.

Faturamento

Em relação ao faturamento, março teve índice semelhante ao de unidades (28%), mas os dois meses anteriores (janeiro e fevereiro)  cresceram 12,4% em relação ao mesmo período de 2019.

Na sequência, abril e maio, as vendas em reais caíram significativamente para 1,2% e 3% respectivamente.

E, em junho e julho, esses percentuais chegaram a 9,9% e 10,2% se comparados com o faturamento dos mesmos períodos em 2019.

Dados do IQVIA, de julho de 2019 a julho de 2010, mostraram que o varejo farmacêutico total movimentou R$ 133 bilhões.

A projeção é que o setor feche o ano com crescimento de 10,6%, um índice bastante favorável, segundo os especialistas.

Drogarias Max mantém crescimento

Durante a pandemia, o setor de franquias, em geral, sentiu a crise.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), depois de um período desafiador no segundo trimestre de 2020.

Todavia, o setor acelerou sua trajetória de recuperação em julho, registrando uma redução média de faturamento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com a pesquisa mais recente, julho de 2020 foi terceiro mês consecutivo de redução de perdas,

Sendo que a taxa de julho é significativamente menor do que os 48,2% em abril, os 41% em maio e os 30,1% em junho.

Tal desempenho é atribuído à melhora do quadro geral da economia e do setor, incluindo agendas mais avançadas de reativação econômica, maior número de unidades em operação”, diz a ABF em nota.

Além de um fortalecimento dos canais digitais e a melhora na confiança por parte do empresariado e do consumidor, acrescenta.

No entanto, a franquia Drogarias Max acaba de divulgar os dados de crescimento e faturamento para os seis primeiros meses de 2020.

Dessa forma, confirma as análises da Close-up e do IQVIA de boa performance para o varejo farmacêutico apesar da pandemia.

Faturamento mais que dobra em março de 2020

O melhor desempenho, como no restante do mercado, ocorreu em março, com crescimento de 56% no faturamento, mais que o dobro do que as vendas do mesmo mês em 2019.

O consumidor, preocupado com o lockdown, antecipou as compras de produtos de uso contínuo e se abasteceu de itens de higiene, bem como limpeza e cuidados pessoais”, explica o gerente de Negócios das Drogarias Max,Lucas Procopio.

Na sequência, vieram, portanto, os meses de abril e maio, com 45% e 49% de crescimento no faturamento da rede no comparativo com 2019.

Vendas de HPC

“Devidos às informações publicadas pelas autoridades de saúde sobre prevenção e cuidados, o consumidor buscou nas lojas medicamentos como vitaminas, bem como itens de segurança, como máscaras e luvas”.

“A venda de HPC, como álcool em gel e sabonetes antissépticos, também se mantiveram elevadas”, palavras do gerente.

A venda de vitamina C, por exemplo, explodiu em março, crescendo quatro vezes mais em relação ao mesmo período de 2019.

Vendas por delivery crescem mais de 30%

Além do crescimento nos itens relacionados ao tratamento e prevenção da Covid-19, as lojas viram, assim, as vendas por delivery crescerem mais de 30% no período da pandemia.

Dessa maneira, as contratações emergenciais para atendimento ao cliente, que teve circulação restrita devido ao isolamento social.

Foto: Divulgação / Drogarias Max

Fonte: Drogarias Max

Deixe um comentário