Durante o evento Abrafarma Future Trends, ocorrido agora em setembro, Close-up International e IQVIA, empresas que auditam o setor farmacêutico, apresentaram dados positivos sobre o crescimento do canal farma nos primeiros seis meses de 2020.
De acordo com a Close-up, o mercado em geral chegou a crescer 28% em unidades em março deste ano no comparativo com o mesmo período de 2019.
Em janeiro e fevereiro, esse crescimento havia sido de apenas 4,4%.
Nos meses seguintes, abril e maio, esse acréscimo chegou a apenas 3%; e, em junho e julho, alcançou taxas de 7%, sempre em comparação com mesmo período de 2019.
Faturamento
Em relação ao faturamento, março teve índice semelhante ao de unidades (28%), mas os dois meses anteriores (janeiro e fevereiro) cresceram 12,4% em relação ao mesmo período de 2019.
Na sequência, abril e maio, as vendas em reais caíram significativamente para 1,2% e 3% respectivamente.
E, em junho e julho, esses percentuais chegaram a 9,9% e 10,2% se comparados com o faturamento dos mesmos períodos em 2019.
Dados do IQVIA, de julho de 2019 a julho de 2010, mostraram que o varejo farmacêutico total movimentou R$ 133 bilhões.
A projeção é que o setor feche o ano com crescimento de 10,6%, um índice bastante favorável, segundo os especialistas.
Drogarias Max mantém crescimento
Durante a pandemia, o setor de franquias, em geral, sentiu a crise.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), depois de um período desafiador no segundo trimestre de 2020.
Todavia, o setor acelerou sua trajetória de recuperação em julho, registrando uma redução média de faturamento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2019.
De acordo com a pesquisa mais recente, julho de 2020 foi terceiro mês consecutivo de redução de perdas,
Sendo que a taxa de julho é significativamente menor do que os 48,2% em abril, os 41% em maio e os 30,1% em junho.
“Tal desempenho é atribuído à melhora do quadro geral da economia e do setor, incluindo agendas mais avançadas de reativação econômica, maior número de unidades em operação”, diz a ABF em nota.
Além de um fortalecimento dos canais digitais e a melhora na confiança por parte do empresariado e do consumidor, acrescenta.
No entanto, a franquia Drogarias Max acaba de divulgar os dados de crescimento e faturamento para os seis primeiros meses de 2020.
Dessa forma, confirma as análises da Close-up e do IQVIA de boa performance para o varejo farmacêutico apesar da pandemia.
Faturamento mais que dobra em março de 2020
O melhor desempenho, como no restante do mercado, ocorreu em março, com crescimento de 56% no faturamento, mais que o dobro do que as vendas do mesmo mês em 2019.
“O consumidor, preocupado com o lockdown, antecipou as compras de produtos de uso contínuo e se abasteceu de itens de higiene, bem como limpeza e cuidados pessoais”, explica o gerente de Negócios das Drogarias Max,Lucas Procopio.
Na sequência, vieram, portanto, os meses de abril e maio, com 45% e 49% de crescimento no faturamento da rede no comparativo com 2019.
Vendas de HPC
“Devidos às informações publicadas pelas autoridades de saúde sobre prevenção e cuidados, o consumidor buscou nas lojas medicamentos como vitaminas, bem como itens de segurança, como máscaras e luvas”.
“A venda de HPC, como álcool em gel e sabonetes antissépticos, também se mantiveram elevadas”, palavras do gerente.
A venda de vitamina C, por exemplo, explodiu em março, crescendo quatro vezes mais em relação ao mesmo período de 2019.
Vendas por delivery crescem mais de 30%
Além do crescimento nos itens relacionados ao tratamento e prevenção da Covid-19, as lojas viram, assim, as vendas por delivery crescerem mais de 30% no período da pandemia.
Dessa maneira, as contratações emergenciais para atendimento ao cliente, que teve circulação restrita devido ao isolamento social.
Foto: Divulgação / Drogarias Max
Fonte: Drogarias Max