No Brasil, 9 em cada 10 pessoas entrevistadas consideraram cuidar dos seus olhos como uma prioridade de saúde
O estudo da Johnson & Johnson Vision revelou que a pandemia de Covid-19 teve um impacto negativo nos cuidados oftalmológicos, uma vez que o medo da infecção pelo vírus levou a uma diminuição acentuada das visitas a especialistas oftalmológicos, deixando a saúde ocular de lado por conta do medo.
Como, então, revelado pelos primeiros resultados do J&J Global Sight Survey 2021, realizado em 8 países, com 16,34 entrevistas.
Entre os resultados, a pesquisa destaca que o Brasil foi o país onde a pandemia teve maior impacto na saúde ocular preventiva.
Já que, de acordo comos dados, o “medo de exposição ao Covid-19” foi o principal argumento utilizado pelos entrevistados para não comparecerem a uma consulta anual oftalmológica (28%).
O mesmo argumento foi usado por pessoas de outros países como a China (20%) e o Reino Unido (18%).
Os riscos associados à pandemia tornaram mais clara a necessidade de alertar as pessoas sobre a saúde preventiva dos olhos.
Embora, 9 em cada 10 pessoas entrevistadas considerem o cuidado dos seus olhos como uma prioridade de saúde, em diferentes países apenas 36% têm o mesmo pensamento.
Enquanto 42% recorrem a um médico especialista para check-ups ou cuidados.
Um segundo exemplo do contraste entre a preocupação e a falta de ação é a questão do medo de perder a visão para a catarata.
No Brasil, 64% dos entrevistados expressaram medo de perder a visão, ou que um dos seus familiares perdesse a visão devido a catarata.
Contudo, 44% não sabiam que a doença pode ser detectada com um exame anual.
E 51% não tinha conhecimento que a cirurgia da catarata demora, em média, 10 minutos.
O J&J Global Sight Survey 2021 contribui para o esforço global das associações médicas, laboratórios e governos para levar as pessoas a médicos oftalmologista antes de sofrerem problemas irreversíveis.
Dia Mundial da Visão: cuidar da saúde ocular sem medo
Para marcar o Dia Mundial da Visão, comemorado em 14 de Outubro, nesse ano a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) lançou a campanha “Ame os seus olhos”.
Antes da pandemia, a Johnson & Johnson Vision documentou alguns aspectos anteriormente desconhecidos sobre a experiência e percepção que as pessoas têm sobre a saúde visual.
Como, por exemplo, que muitos jovens consideram que fazer um check-up anual dos olhos é caro e, portanto, não colocam como prioridade em seus orçamentos.
Em 2020, o Prioritize your Eyes Global Eye Health Survey mostrou que 80% dos adultos consideram a saúde ocular uma prioridade.
Todavia, 54% admitem que não vão anualmente ao médico para exames oftalmológico.
Apesar de receberem mais informações, a geração de jovens adultos também estão ficando para trás.
Na pesquisa de 2020, 24% dos entrevistados da Geração Z e Millennial afirmaram que não podiam pagar por um exame oftalmológico anual.
Johnson & Johnson: Força no autocuidado
Fonte: Johnson & Johnson Vision
Foto: Shutterstock