
De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, que mede as vendas nas lojas físicas e no varejo online em todas as formas de pagamento, o e-commerce* brasileiro cresceu +34,4% (no comparativo ano a ano) no mês de agosto.
Os setores de Farmácias Online (+37,7%) e Eletrônicos (+79,5%) superaram o crescimento geral do e-commerce.
Enquanto em Vestuário (-29,3%), Móveis (-1,9%) e Hobby & Livrarias (-7,1%) o crescimento das vendas online ficou abaixo do nível, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Vendas Totais no Varejo
Por outro lado, o crescimento das vendas totais no varejo brasileiro é de +11,9% em comparação com o mesmo mês de 2020.
Cinco setores: Supermercado (+12,1%), Combustíveis (+49,6%), Materiais de Construção (+14,6%), Restaurantes (+43,8%) e Artigos Pessoais (+16,9%), superaram a média do varejo geral.
Enquanto Vestuário (+8,7%), Móveis e Eletrônicos (-4,9%), Drogarias (+9,7%) e Móveis para a Casa (-7,3%) ficaram para trás no crescimento total do varejo.
Desempenho por região
Em termos de regiões, o Norte (+20,6%), o Centro-Oeste (+12,8%) e o Nordeste (+12,8%) superaram o restante do país.
Enquanto o Sudeste (+11,3%), e o Sul (+11,2%) apresentaram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.
Comparativo de resultados
Para uma melhor compreensão do que esses números significam para o período na região, a comparação ano a 2 anos revela taxas interessantes para análise:
As vendas totais no varejo cresceram +27,2% no comparativo ano a 2 anos, enquanto as vendas do e-commerce aumentaram +128,5% em comparação com o mesmo mês de 2019.
*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), Extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.
Fonte: Mastercard
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