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E-commerce como ferramenta fundamental para ampliar as vendas das farmácias nos próximos anos

Logística efetiva, segurança e concorrência são pontos fundamentais para que o e-commerce de uma farmácia torne-se uma ferramenta importante nas vendas

Três fatores são fundamentais para as empresas intensificarem a disponibilização de seus produtos e serviços por e-commerce para ampliação de mercado:

  1. Logística efetiva com segurança em alto nível e estabelecer diferencial na concorrência com as demais empresas que utilizam as mesmas ferramentas. A empresa deve ser singular neste tipo de ferramenta. Com a pandemia, muitos usuários de medicamentos descobriram a facilidade de utilização do e-commerce, sentindo-se seguros e com comodidade nas compras on-line. A pandemia do COVID-19 fez com que muitas pessoas que tivessem receio ou não manuseassem de forma adequada as ferramentas de aquisição de produtos e serviços on-line, aprendessem a lidar com as novas ferramentas e visualizaram os inúmeros benefícios que puderam ter como facilidade na aquisição, tempo de entrega, comparação de preços, informações aditivas, descolamento físico muitas vezes desnecessário, formas de pagamento diferenciadas, entre tantos outros.

Durante os anos de 2020 e 2021 este tipo de disponibilização de produtos e serviços cresceu exponencialmente e, tudo indica que este setor poderá crescer ainda mais em relação às facilidades que o cliente obteve e pode perceber durante o lockdown. Portanto, as empresas deverão ter alto grau de automação para o gerenciamento de estoque e logística e estarem preparadas para a incorporação de novas tecnologias que entrarem no mercado. Este é um setor tecnológico que a todo momento estarão disponibilizadas novas ferramentas, com maior automação e mais resolutivas.

2. Segurança: A segurança dos dados do usuário está diretamente relacionada à credibilidade do usuário no serviço on-line oferecido e deve ser um sistema robusto que tenha sido validado e seja constantemente monitorado para que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) esteja assegurada e o usuário tenha plena certeza desta segurança.

3. Concorrência: Cada vez, mais e mais, as farmácias disponibilizarão produtos e serviços pelo e-commerce. No mundo digital e globalizado que vivemos, não vejo possibilidade de reversão do e-commerce, pois a facilidade de aquisição de bens e serviços online foi incorporada em nossa rotina. Certamente, as aquisições realizadas online e offline se complementam. A qualidade no atendimento tanto na loja física quanto na virtual é uma característica que será o diferencial na concorrência e na fidelização do usuário. As empresas deverão estar focadas nos indicativos de qualidade para poderem implementar ações que resultem em excelência na satisfação do cliente.

O corpo fala e o farmacêutico deve aprender a ouvi-lo para um bom atendimento 

Foto e fonte: Farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USPMaria Aparecida Nicoletti

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