Prevenção de perdas é retorno certo para o setor farmacêutico

É preciso identificar as áreas mais críticas da loja e fazer investimentos em melhorias 

Prevenção de Perdas (P&P) no “lato senso” não se restringe apenas ao furto, seja este interno ou externo. Como também não se restringe o “furtante” às classes menos favorecidas.

No livro, Employee Theft: The Profit Killer (2000), são definidos alguns fatores que levam alguém a furtar, entre eles: necessidade econômica, revide, drogas, tédio, excitação, impunidade, perdas não detectáveis e a percepção na empresa de que “ninguém dá a mínima para isso”. 

Poucas são as diferenças entre as diversas classes de varejo, os objetivos do ”furtante” são sempre os mesmos; o prejuízo causado pelo furto hoje representa 1,7% do faturamento em média e mais de 4% nas pequenas drogarias.

É exatamente por isso que Prevenção de Perdas é investimento com retorno certo. Deve ser executada e dirigida de cima para baixo e cada vez mais fazer parte da estratégia da empresa e tornar-se cultural ao longo do tempo.

O objetivo de todos deveria ser: prevenção.

Alguns pontos são básicos para o sucesso dessa empreitada: conscientização, planejamento, normas e procedimentos, tecnologia, ação e finalmente acompanhamento.

Algumas áreas são mais específicas em farmácias: cosméticos, lâminas de barbear, perfumaria e bronzeadores. Esses são os itens mais visados pelo amigo do alheio. Também é preciso Identificar as áreas ou os produtos de maior risco, considerando-se o tamanho da loja, sua localização, seu histórico de perdas, etc. Áreas mais críticas a ser monitoradas: compras, recebimento, estoques, devolução, troca de mercadorias, na logística, no cartão de fidelidade, tesouraria, cancelamento de cupons fiscais no caixa, fechamento de caixa e transporte do dinheiro e outras mais que cada área da empresa deve identificar.

Algumas medidas simples são tomadas pelas empresas, tais como: câmeras, nos setores mais visados, nos caixas, estoque, espelhos convexos podendo ser observados por todos, sacolas especificamente criadas para o transporte dos medicamentos do balcão até o caixa. Esses itens têm a finalidade de inibir o furto, mas se não monitorados, ajustados constantemente e os procedimentos não forem 100% cumpridos, o furto externo estará inibido, porém abrem-se caminhos para o furto interno.

Por esse motivo é que recomendamos a absoluta e contínua participação dos executivos de P&P em todos os níveis de atividades da empresa. Só assim eles poderão evitar preventivamente o furto e ser considerados pela equipe comercial como parceiros e não “alguém que só traz problemas” para a área comercial.

Sobre o colunista

Diretor de comunicação da Gunnebo Brasil.

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