A força da Hypermarcas no mercado de genéricos

Empresa se consolida como a segunda maior entre as farmacêuticas que atuam nesse segmento e deve enriquecer seu portfólio com importantes lançamentos ainda neste ano

Fundada em 2001, a Hypermarcas é a campeã nacional de produtos farmacêuticos no Brasil e, em 2015, liderou o ranking do mercado por unidades, segundo dados do IMS Health. A companhia compete em todos os segmentos relevantes do setor, com posição de liderança em diversas categorias.

No segmento de genéricos, por exemplo, a Hypermarcas possui a força da Neo Química, marca que contabiliza mais de 50 anos de tradição no mercado. Como resultado dessa trajetória, a marca se consolidou na segunda posição do mercado de genéricos e detém o maior crescimento entre as dez maiores do setor.

Nessas cinco décadas, a Neo Química desenvolveu um portfólio rico e importante para o mercado nacional. A marca já contabiliza mais de 120 moléculas e 190 apresentações de genéricos nas principais classes terapêuticas: cardiovascular, respiratória, Sistema Nervoso Central (SNC), medicamentos Over The Counter (OTC), oftálmicos, hormonais, etc. Especificamente no mercado de genéricos, a Neo Química mantém diversos produtos entre os mais vendidos nesse segmento, a exemplo da losartana potássica e do citrato de sildenafila. Entre outros, também são relevantes orlistate e naproxeno sódico.

Crescimento contínuo

A Neo Química vem combinando expansão de portfólio com ganhos de distribuição, consolidando-se entre as principais do Brasil. Para 2016, estão previstos lançamentos importantes da marca, com destaque para a tadalafila (genérico do Cialis), medicamento dirigido ao tratamento da disfunção erétil que foi lançado em março deste ano.

Isso mostra que a Neo Química segue crescendo e investindo, mesmo diante da instabilidade econômica e política vivida no Brasil. Segundo a Hypermarcas, a demanda no mercado farmacêutico se mostra resiliente, e seu crescimento tem pouca correlação com o desenvolvimento do País. Além disso, a demanda da Neo Química continua com crescimento superior ao ritmo do mercado.
A situação econômica dos brasileiros, com renda mais reduzida, também faz o mercado de genéricos ganhar mais força, ao passo que esses medicamentos garantem tratamentos de qualidade, a um preço reduzido. A Hypermarcas considera que o genérico é opção de baixo desembolso para a população, que busca por mais economia, especialmente em momentos de crise. Assim, estruturalmente, o mercado de genéricos cresce acima da média do mercado farmacêutico como um todo.

Para que as farmácias também acompanhem o bom desempenho do mercado de genéricos, um passo importante é o investimento na capacitação dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos, para que estejam aptos a promover informações corretas e assertivas sobre os medicamentos genéricos. A Hypermarcas aconselha sempre estarem preparados a repassar o conhecimento aos consumidores, bem como a oferecer um tratamento seguro a seus clientes, que desejam ter acesso a produtos confiáveis e de qualidade, com mais economia.

Diversos alicerces

Além do destaque da Neo Química no segmento de genéricos e similares, a Hypermarcas também acumula outras forças no mercado brasileiro, consolidando-se, por exemplo, como a primeira no mercado de OTC, com cerca de 15% de participação. Possui, ainda, liderança nos segmentos de antigripais, analgésicos, estomacais, entre outros. Suas marcas são tradicionais e estão presentes no mercado há vários anos. Em alguns casos, são ícones de categoria, tais como Benegrip, Engov, Rinosoro, Epocler, Estomazil, Atroveran, Alivium, Tamarine, dentre outras.

Em produtos de prescrição médica, a empresa se destaca nas posições de liderança em várias classes terapêuticas, com a marca guarda-chuva Mantecorp-Farmasa, dedicada a esse mercado. Nesse segmento, possui um portfólio bem estabelecido, como Predsim, Celestamine, Maxsulid, Diprospan, Mioflex-A, Addera D3. Esse segmento é amparado por uma força de vendas e visitação médica de ampla cobertura.

A fortaleza da Hypermarcas no mercado farmacêutico é estruturada por uma operação de larga escala e baixo custo, com uma das maiores fábricas de medicamentos do mundo. Além disso, possui distribuição bastante robusta, tanto no canal de redes de drogarias, como nas lojas tradicionais, acessadas por meio de uma gama abrangente de distribuidores. Para o sucesso dessa plataforma operacional, há muito investimento em marketing, somado a uma política agressiva de inovação, com lançamentos contínuos de novos produtos.

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