A inovação por trás dos genéricos da EMS

Na liderança do mercado há mais de uma década e do segmento de genéricos há quatro anos, laboratório investe em medicamentos de alta complexidade

EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, além de ocupar a liderança do mercado há mais de dez anos consecutivos, é líder isolada também em genéricos desde junho de 2013. Em 2016, a unidade de genéricos da empresa cresceu 35% em faturamento em comparação com 2015, encerrando o ano na primeira posição deste segmento com aproximadamente 17% de market share em reais e em unidades.

Para alcançar esses resultados, o laboratório, que possui o maior portfólio de genéricos do País, com cerca de 500 apresentações de produtos, continua investindo em pesquisa e desenvolvimento, reforçando o histórico de contribuição para a expansão do acesso a medicamentos no Brasil. Mesmo diante de um cenário em que os blockbusters tendem a ser cada vez mais escassos, a meta da EMS é prosseguir na liderança desse segmento, principalmente, lançando de maneira pioneira genéricos ainda inéditos – como em 2010, quando disponibilizou o primeiro genérico para disfunção erétil, repetindo depois o feito com a atorvastatina, a olanzapina e outras moléculas – e, além disto, ocupando fatias importantes de mercado com medicamentos genéricos de alta complexidade, de difícil desenvolvimento e produção.

Com mais de 50 anos de história, a EMS busca a manutenção da liderança em genéricos como parte de seu plano de crescimento, que visa, ainda, ao fortalecimento e à liderança em todas as áreas de atuação, incluindo a de medicamentos de prescrição, de marca, Over the Counter (OTC) e hospitalar. 

Outras importantes frentes da empresa para se consolidar no setor incluem o investimento em inovação incremental, com o lançamento de produtos com tecnologias exclusivas e inéditas. A inovação radical segue também como foco estratégico da EMS, que anunciou em, 2013, a criação da empresa Brace Pharma nos Estados Unidos. 

Como uma das farmacêuticas nacionais acionistas da joint venture Bionovis, a EMS investe ainda, decisivamente, no segmento de medicamentos biotecnológicos, considerados o futuro da indústria farmacêutica.

A EMS, que possui mais de 90 patentes pelo mundo, também é proprietária de mais de 400 registros de medicamentos no exterior. Além disso, a empresa exporta produtos para mais de 40 países, reforçando o padrão de qualidade internacional adotado. 

Qualidade em primeiro lugar

Todos os medicamentos genéricos disponibilizados no Brasil obedecem a rigorosos padrões de controle de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por lei, só podem chegar ao consumidor depois de passarem por testes de bioequivalência realizados em seres humanos (o que garante que serão absorvidos como os medicamentos de referência) e equivalência farmacêutica (que garante que a composição do produto é tão boa quanto a do medicamento de referência). Graças a esses testes, os medicamentos genéricos são intercambiáveis com (podem substituir) os medicamentos de referência indicados nas prescrições médicas. Os critérios técnicos para registro desses medicamentos no Brasil são semelhantes aos adotados em países, como Canadá e Estados Unidos, entre outros centros de referência de saúde pública no mundo.

Desde que chegaram ao Brasil, em 2000, graças à iniciativa pioneira da EMS, os genéricos sempre foram uma importante estratégia para ampliação do acesso da população a medicamentos. A EMS, que segue rigidamente as normas de GMP – Good Manufacturing Practices (Boas Práticas de Fabricação) e é certificada pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos), ao longo de sua atuação no setor farmacêutico, tem feito do “acesso a medicamentos” um de seus principais compromissos, e vem investindo na produção e desenvolvimento de medicamentos de alta complexidade, com excelência na qualidade, como a ciclosporina microemulsão, imunossupressor utilizado por pacientes no combate à rejeição de órgãos transplantados, produzido exclusivamente pela EMS em toda a América Latina há mais de 16 anos, um dos principais produtos exportados pelo laboratório. 

Diálogo com diferentes públicos

Visando à prestação de serviços para os pontos de venda (PDVs) de todo o País, a EMS, por meio de sua unidade de genéricos, também investe em ações que se tornaram referência no setor farmacêutico. O ACADEMS, projeto de consultoria e capacitação profissional em que consultores altamente qualificados realizam pessoalmente treinamentos com profissionais do setor – gestores e funcionários de farmácias – e consultoria a proprietários de drogarias, já capacitou mais de 70 mil participantes.

Com o intuito de promover a saúde e tornar cada vez mais acessível o medicamento genérico a todos os lugares do País, a unidade de genéricos da EMS está presente em quase 90% dos PDVs espalhados pelo Brasil.

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