Alívio das lesões com com novos aplicadores

Produtos de uso tópico têm evolução crescente na categoria, trazendo apresentações diferenciadas e de fácil aplicação aos usuários

Adesivos, sprays, géis, cremes e bolsas térmicas são algumas das versões disponíveis ao consumidor para o tratamento tópico de lesões musculares e outros males. De modo geral, esses produtos têm papel coadjuvante no tratamento de problemas, como mialgias, torcicolos, bursites, artrites, torções ou contusões, por exemplo. 

Na Hypermarcas, duas apresentações se destacam nesse universo. A primeira delas é Gelol, que está disponível nos formatos pomada, aerossol e linimento (preparação oleosa ideal para massagear a pele). 

Já Calminex tem uma vasta linha sendo que uma delas (ICE) atua com base na crioterapia ou terapia a frio. Nesse caso, o produto pode ser indicado para casos de contusões e batidas e mostra-se ideal para a fase inicial da lesão. Outra linha é a Calminex HOT, que tem como base a termoterapia (terapia do calor) e é indicada para a fase aguda da lesão. 

No Aché, o produto oferecido pelo laboratório é o Biofenac Aerosol, que age rápido sobre a dor e é indicado para inflamações de origem traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações.

Diante de tantas versões, a capacitação da equipe do balcão torna-se fundamental para garantir um bom atendimento. “É imprescindível que o lojista e seus funcionários conheçam as diferenças entre cada apresentação para ter uma exposição adequada de cada subcategoria”, disse a Hypermarcas, via assessoria de imprensa.

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Modelo de exposição

• O ideal é que a categoria tenha dupla exposição, estando presente tanto entre os produtos de primeiros socorros (ponto natural), quanto na de analgésicos (ponto extra). 

• Um dos erros mais comuns é posicionar os medicamentos direcionados ao tratamento de lesões musculares apenas em seções, como de analgésicos ou dor e febre. O varejista pode ter perda dos seus ganhos nessa categoria, caso não se atente a posicioná-la junto com os produtos para primeiros socorros. 

• Para oferecer uma solução completa de compras ao consumidor, alguns acessórios ortopédicos, como joelheiras ou tornozeleiras, podem estar próximos a Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) de uso tópico.

Fontes: Aché e Hypermarcas

Ações complementares

A comunicação no ponto de venda (PDV) para destacar o produto dentro de uma determinada seção é muito relevante, segundo avalia a Hypermarcas. Dessa forma, o consumidor tende a encontrar os produtos com maior facilidade e tem uma experiência de compras mais agradável.

Além disso, é importante que a indústria realize, junto ao varejo, um trabalho de esclarecimento sobre as diferentes apresentações que cada marca e produto possuem. 

“Os produtos tópicos têm ação mais leve do que as apresentações sistêmicas, agindo de forma local. Assim, é importante que o atendimento na farmácia saiba diferenciar os produtos e orientar o consumidor sobre até que ponto ele pode administrar, sozinho, a dor de uma lesão, e quando um médico precisa ser consultado. Tudo isso melhora a experiência de compras do consumidor”, ensina o diretor da Unidade de Negócios MIP do Aché, Carlos Cesar Bentim Pires.

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Sortimento ideal

Essa categoria tem boa parte do faturamento concentrado em algumas marcas. Portanto, de acordo com a Hypermarcas, a recomendação é de que o mix mínimo seja sustentado por marcas com alta relevância. “Além disso, as marcas, por ser muito conhecidas, ajudam o consumidor a identificar a categoria no PDV”, acrescenta a empresa.


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