Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
Guia da Farmácia
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Alternar modo escuro/claro
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
← Escolha a categoria da busca
ASSINE o Guia da Farmácia

Alívio das lesões com com novos aplicadores

Guia da Farmácia Por Guia da Farmácia 16 de julho de 2015 Atualizado em: 02 de outubro de 2017 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura

Adesivos, sprays, géis, cremes e bolsas térmicas são algumas das versões disponíveis ao consumidor para o tratamento tópico de lesões musculares e outros males. De modo geral, esses produtos têm papel coadjuvante no tratamento de problemas, como mialgias, torcicolos, bursites, artrites, torções ou contusões, por exemplo. 

Na Hypermarcas, duas apresentações se destacam nesse universo. A primeira delas é Gelol, que está disponível nos formatos pomada, aerossol e linimento (preparação oleosa ideal para massagear a pele). 

Já Calminex tem uma vasta linha sendo que uma delas (ICE) atua com base na crioterapia ou terapia a frio. Nesse caso, o produto pode ser indicado para casos de contusões e batidas e mostra-se ideal para a fase inicial da lesão. Outra linha é a Calminex HOT, que tem como base a termoterapia (terapia do calor) e é indicada para a fase aguda da lesão. 

No Aché, o produto oferecido pelo laboratório é o Biofenac Aerosol, que age rápido sobre a dor e é indicado para inflamações de origem traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações.

Diante de tantas versões, a capacitação da equipe do balcão torna-se fundamental para garantir um bom atendimento. “É imprescindível que o lojista e seus funcionários conheçam as diferenças entre cada apresentação para ter uma exposição adequada de cada subcategoria”, disse a Hypermarcas, via assessoria de imprensa.

Captura de Tela 2015 07 16 as 11.35.01

Modelo de exposição

• O ideal é que a categoria tenha dupla exposição, estando presente tanto entre os produtos de primeiros socorros (ponto natural), quanto na de analgésicos (ponto extra). 

• Um dos erros mais comuns é posicionar os medicamentos direcionados ao tratamento de lesões musculares apenas em seções, como de analgésicos ou dor e febre. O varejista pode ter perda dos seus ganhos nessa categoria, caso não se atente a posicioná-la junto com os produtos para primeiros socorros. 

• Para oferecer uma solução completa de compras ao consumidor, alguns acessórios ortopédicos, como joelheiras ou tornozeleiras, podem estar próximos a Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) de uso tópico.

Fontes: Aché e Hypermarcas

Ações complementares

A comunicação no ponto de venda (PDV) para destacar o produto dentro de uma determinada seção é muito relevante, segundo avalia a Hypermarcas. Dessa forma, o consumidor tende a encontrar os produtos com maior facilidade e tem uma experiência de compras mais agradável.

Além disso, é importante que a indústria realize, junto ao varejo, um trabalho de esclarecimento sobre as diferentes apresentações que cada marca e produto possuem. 

“Os produtos tópicos têm ação mais leve do que as apresentações sistêmicas, agindo de forma local. Assim, é importante que o atendimento na farmácia saiba diferenciar os produtos e orientar o consumidor sobre até que ponto ele pode administrar, sozinho, a dor de uma lesão, e quando um médico precisa ser consultado. Tudo isso melhora a experiência de compras do consumidor”, ensina o diretor da Unidade de Negócios MIP do Aché, Carlos Cesar Bentim Pires.

Captura de Tela 2015 07 16 as 11.43.34


Captura de Tela 2015 07 16 as 11.46.01

Sortimento ideal

Essa categoria tem boa parte do faturamento concentrado em algumas marcas. Portanto, de acordo com a Hypermarcas, a recomendação é de que o mix mínimo seja sustentado por marcas com alta relevância. “Além disso, as marcas, por ser muito conhecidas, ajudam o consumidor a identificar a categoria no PDV”, acrescenta a empresa.


Guia da Farmácia
Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Abrafarma Celebra 35 anos Com edição Histórica do Future Trends 2026 Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O varejo farma entrou em uma nova era. Sua farmácia entrou junto?

5 de agosto de 2026 Leia mais »

Erros silenciosos que drenam o caixa da farmácia todos os dias

3 de agosto de 2026 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Guia da Farmácia Selo

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Qual Remédio
  • Farma Minuto
  • Outros sites do Grupo
    • Guia de Similares
    • Guia de Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Seda lança linha Mega Crescimento com ativo Dynoxidil®

Seda lança linha Mega Crescimento com ativo Dynoxidil®

14 de agosto de 2026
Drogasmil abre 31 vagas no Rio de Janeiro com jornada 5×2

Drogasmil abre 31 vagas no Rio de Janeiro com jornada 5×2

14 de agosto de 2026
Nissei inaugura Beauty Center com novo modelo focado em beleza e lifestyle

Nissei inaugura Beauty Center com novo modelo focado em beleza e lifestyle

14 de agosto de 2026
Eurofarma reverte prejuízo e lucra R$ 159,8 milhões no 2T2026

Eurofarma reverte prejuízo e lucra R$ 159,8 milhões no 2T2026

14 de agosto de 2026
Anvisa proíbe chá e medicamentos que prometem efeito emagrecedor

Anvisa proíbe chá e medicamentos que prometem efeito emagrecedor

14 de agosto de 2026