Andorinha planeja crescimento de 18% em 2015

A distribuidora se apoia, basicamente, no fortalecimento das grandes contas, no crescimento do canal web/eletrônico e no treinamento de sua força de vendas

Atualmente o Grupo Andorinha está entre as quatro principais distribuidoras de medicamentos no estado de São Paulo. Em 2014, a empresa atuou com foco em três perspectivas:
1) Fortalecimento nas grandes contas – Tradicionalmente, a Andorinha atende contas como Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Droga Quinze, Farma Ponte, Onofre, Drogal, Bifarma e outras contas com grande representatividade no varejo. No entanto, em 2014, novas parcerias com a Drogaria São Paulo e Drogasil consolidaram e impulsionaram os negócios, fortalecendo o atendimento para grandes contas e estimulando a venda dos laboratórios.

2) Fortalecimento do canal web/eletrônico – Tendo como objetivo oferecer maior praticidade e agilidade para o varejo independente, a Andorinha investiu intensamente no e-commerce e no sistema de captação de pedidos eletrônicos. O resultado foi um crescimento em vendas de 175% nesse canal e uma aproximação surpreendente do varejo.

3) Treinamento para Força de Vendas – Já é parte do orçamento da Andorinha investir anualmente em eventos e ações para fortalecer e motivar a força de vendas. No entanto, em 2014, além da Convenção Anual e de diversos eventos de treinamento, a distribuidora investiu em um programa de Coaching para líderes, oferecendo possibilidade de crescimento profissional direcionado e orientado.

“Essas ações possibilitaram um crescimento próximo aos 10% nas vendas. Em algumas indústrias, o crescimento ultrapassou 30%”, comemora o presidente da empresa, Juliano Sacco. Ele diz que, em 2015, a Andorinha intensifica o investimento nas três perspectivas citadas, planejando um crescimento próximo de 18% no ano. Além do fortalecimento das grandes contas, do estímulo a compras por meio do e-commerce e pedido eletrônico, e do treinamento para a força de vendas, a distribuidora começou o ano com uma força-tarefa dirigida e planejada para fortalecer algumas cidades com nível baixo de participação, consolidando sua participação de uma forma homogênea e intensa no estado de São Paulo.

Um pouco da história
A história da Andorinha começa em 1974, em Campinas, interior de São Paulo, quando Nilson Sacco, um ex-proprietário de farmácia, resolve montar uma pequena distribuidora de medicamentos. Seu espírito empreendedor somado ao desejo de inovar e atender a cada um dos clientes de forma personalizada, transformaram o pequeno negócio em uma referência no setor de distribuição de medicamentos similares e genéricos.

O grande passo para a expansão do negócio ocorreu com a entrada do filho, Nilson Sacco Junior, no comando da organização. Nos anos seguintes, a empresa se desenvolveu de forma espetacular e, atualmente, na terceira geração da família Sacco possui um Centro de Distribuição amplo e moderno, participação nos principais grupos que representam o varejo farmacêutico e uma forte cobertura de mercado.

“A Andorinha não cresceu por acaso. Conquistou uma sólida carteira de clientes com serviços inovadores, relações transparentes e com a prática de princípios éticos que norteiam a conduta de todos os seus colaboradores, desde o seu surgimento”, ressalta o presidente da empresa, Juliano Sacco.

A Andorinha é o exemplo de uma história de trabalho, empreendedorismo, responsabilidade social, crença no País, busca constante de soluções inovadoras e competência para conciliar os interesses da empresa com o de seus clientes.

Foco de Atuação

O negócio da empresa é a distribuição de medicamentos similares, genéricos, Over the Counter (OTC) e controlados; suplementos alimentares; correlatos; alimentos naturais; perfumaria e acessórios para farmácias e drogarias no estado de São Paulo. Tudo isso é feito com o apoio de seus 200 funcionários.
 
“O principal mercado da Andorinha é o de medicamentos similares e genéricos. No entanto, também existe uma forte participação no mercado de suplementos alimentares para farmácias, sendo atualmente o maior distribuidor do estado de São Paulo nessa categoria”, menciona o presidente. Seus principais fornecedores atualmente são a Neoquímica e EMS na categoria de medicamentos. Em suplementos alimentares, há a Midway.

Autor: Egle Leonardi
Grupo Andorinha
SAC: 0800 9410567

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário