Como calcular o preço de venda de um produto?

Identificar o valor certo de um produto é algo que vai muito além da calculadora e fatores internos

O processo de formação de preços está cada vez mais dinâmico e estratégico, assim, para calcular o preço de venda de um produto, é tendência considerar não somente os fatores internos das empresas (despesas, custos, lucro…); como também elementos externos, como concorrência, valor agregado, facilidade,  momento econômico, entre outros fatores. Acompanhe, a seguir, algumas dicas da consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), Leidiane Lima de Oliveira, para fazer os cálculos sem riscos de prejuízos.

Conheça as bases para lucrar

O primeiro passo é organizar essas informações internas e fazer uma avaliação do ambiente em que a empresa está inserida. Depois, se dá início ao trabalho de precificação e, nesse processo, todos os itens comercializados são separados por categorias; as informações sobre custos e mark-up são elencadas; e o cálculo do preço “ideal” é feito. Posteriormente, se faz a comparação de preço entre os principais concorrentes e o quanto de valor agregado pode ser alocado nesse preço final de acordo, com a avaliação dos clientes.

Considere a atual realidade do País

Quando o mercado externo altera o ambiente, é preciso ser ágil para não perder mercado, ou pelo menos perder o mínimo possível. Afinal, nesses momentos, os consumidores são afetados pelas mudanças econômicas, o que gera novos hábitos. Portanto, entender quem é cliente e como esses aspectos estão transformando-os é relevante para que o empresário possa tomar uma decisão com menor margem de erro. Alguns erros que percebidos nesses casos são empresas que, por medo de perder o cliente, diminuem a qualidade de produtos para ter preço mais competitivo. Nesse caso, muitos negócios erraram porque o público-alvo não estava disposto a ter um produto com qualidade baixa e o que se mudou foi a frequência da compra, por exemplo. Nessas horas, o excesso deve ser cortado em primeiro lugar e a orientação fica para rever os custos e despesas da empresa.

Seja flexível em momentos críticos

Muitas empresas tiveram bons resultados ao perceber que o cliente estava mais criterioso na compra. Para tanto, essas companhias abriram exceção às regras internas que antes faziam sentido para o negócio, mas com a mudança de ambiente deixaram de ser oportunas. Um grande exemplo são as redes de fast food que passaram a abrir mão da venda de combos para ofertar, com mais força, apenas um item do cardápio com preço mais competitivo.

Saiba aplicar descontos

Quando aplicados dentro de uma estratégia, os descontos podem trazer bons resultados. São casos interessantes usar esse tipo de ação promocional em datas específicas; ou para itens do portfólio que se queira alavancar a venda; ou quando o volume de compra compense o desconto, por exemplo. Para calcular corretamente, deve-se conhecer o custo do item que será vendido e o mark-up que será aplicado naquela categoria. O cálculo que pode ser feito é “Preço de venda = Custo do produto ÷ 100% – (% Despesas Fixas + % Despesas Variáveis + % Margem de Lucro)”. Lembre-se que para os produtos que vendem muito sem grandes esforços ou para os itens que já têm a margem apertada não costuma valer a pena trabalhar o desconto.

Saiba dosar as ações promocionais

A prática de descontos pode ser arriscada quando os custos e despesas da empresa são desconhecidos. Além disso, é importante que o desconto seja usado de forma dosada. Caso contrário, vira regra para a empresa e o cliente deixa de valorizar outros atributos importantes do negócio, querendo sempre o menor preço, porque sabe que vai obtê-lo.

Cinco elementos importantes na hora do cálculo do preço de venda

1. Conheça as despesas fixas e variáveis.

2. Conheça a eficiência operacional da empresa, capacidade produtiva e atendimento dentro das despesas atuais.

3. Conheça o cliente, seus hábitos, desejos, necessidades.

4. Tenha uma proposta de valor para atender o cliente e diferenciais que sejam valorizados pelo público-alvo.

5. Conheça a concorrência e sua forma de atuação.

Acompanhe, amanhã, no portal Guia da Farmácia, as principais técnicas de precificação para atingir bons resultados e sem riscos.

Fonte: Guia da Farmácia

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