Cútis renovada

Pele ressecada é um sinal típico da desidratação. Produtos adequados são parte importante dos cuidados diários

Diferentes fatores podem prejudicar a hidratação natural da pele, que tem, em sua parte mais externa, uma fina camada que funciona como uma barreira contra o meio ambiente, chamada de extrato córneo.
De acordo com a gerente de marketing Brasil para Eucerin, Orietta Balbontin, a falta de umidade no interior da pele pode apresentar-se de diversas formas, variando desde a típica aspereza, descamação e pequenas rachaduras, à vermelhidão, inflamação e constante sensação de coceira e estiramento.

Para tratar e evitar o ressecamento, as mulheres fazem uso dos hidratantes e dos óleos corporais. “O hidratante age na restauração e manutenção do filme hidrolipídico da pele, uma barreira protetora formada de água (suor) e óleo (sebo) que reveste toda a sua parte externa, mantendo o conforto e a elasticidade da pele. Assim, a hidratação proporciona uma boa sensação e ajuda a proteger o corpo, reconstruindo a barreira que nos protege de agressores externos”, revela a gerente de comunicação científica de La Roche-Posay, Barbara Gurgita.

Os produtos podem ser: emolientes, umectantes ou selantes. Os emolientes preenchem os espaços entre as células que podem estar com os componentes naturais (ceramidas, ácidos graxos, entre outros) reduzidos, aumentando a proteção contra a desidratação. Já os umectantes atraem a água para as células da pele, mantendo-as hidratadas. Os selantes são mais pesados e de apelo sensorial menor. Eles agem impedindo a dispersão da água da pele para o meio ambiente. A dermatologista da Avène e Darrow, Dra. Ana Coutinho, explica que essas regiões, como cotovelos, mãos, joelhos e pés, devem ser tratadas diariamente durante ou logo após o banho. A manutenção começa na escolha de um sabonete mais hidratante ou um óleo de banho.

Exposição correta

Para entender melhor as categorias e subcategorias, o gerente de gerenciamento por Categorias da Mind Shopper, Cristiano Samara, exemplifica como os produtos podem ser expostos. “Primeiramente, devem-se expor os hidratantes para uso específico, como os para mãos ou pés, seguidos dos óleos e, por fim, os outros hidratantes. Em cada um desses blocos, alocar as marcas e, dentro de cada marca, dar destaque para os itens de performance (hidratante que tem alguma substância específica para algum fim, como os anticelulites ou antiestrias). Por fim, separar as fragrâncias e os diferentes tamanhos de embalagens.”

Nutracêuticos

Perfil da categoria

A categoria de vitaminas, em que os nutracêuticos estão inclusos, ainda tem baixa penetração entre os brasileiros. Para que alcancem mais representatividade, o grande desafio, hoje, é o consumidor saber que precisa desses produtos, o que denota o grande potencial de consumo da categoria.

Como são muitos os que não se alimentam adequadamente devido à falta de tempo, esse público, principalmente, precisa saber dos benefícios.

Dentro do mercado de nutracêuticos, há um grande potencial de crescimento1. De acordo com o relatório publicado pela Markets and Markets, há projeções de que as vendas mundiais da categoria devam atingir US$ 33,6 bilhões em 2018.

Perfil das consumidoras

São muitas as mulheres que ainda não despertaram para a necessidade desses produtos. Algumas utilizam porque o médico prescreveu o ômega 3 ou cálcio, por exemplo, e depois começam a experimentar nutracêuticos para cabelo ou unhas. Há, ainda, aquelas que querem um xampu antiqueda, e depois migram para os nutracêuticos para os cabelos1.

Organização das gôndolas

Esses produtos devem estar no autosserviço, em pontos quentes do ponto de venda (PDV) – que vão desde a entrada na farmácia até o balcão de medicamentos e terminam no caixa.

Sugere-se, ainda, que os nutracêuticos e vitaminas sejam colocados próximos ao balcão de atendimento, porque ainda é uma venda construtiva, que precisa ser mostrada para o shopper.

Nas gôndolas, o ideal é separar os produtos por funcionalidade, já que a árvore de decisão de compras da categoria se dá por necessidade e não por fabricante1.

 

Consultoria de vendas
• O termo ‘nutracêutico’ vem da junção de “Nutriente” + “Farmacêuticos”, pois os nutrientes têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças2.
• O farmacêutico deve estar apto a esclarecer dúvidas como “se os produtos podem engordar”, “se podem ser ingeridos durante a gravidez”, “quantas cápsulas devem ser tomadas por dia”, “se podem ser misturados com outros medicamentos”, entre outras.
Esses esclarecimentos podem ser respondidos, aos farmacêuticos, com o auxílio da indústria1. Os treinamentos são muito importantes para a categoria1.Fontes: 1. Gerente executivo de trade do Grupo Cimed, Lucas Frias; 2. Equaliv