De olho nos suplementos esportivos

Para esse tipo de categoria, consumidores demandam por um mix mais completo e mais informações no ponto de venda

O setor de suplementos esportivos enfrenta alguns obstáculos em farmácias e drogarias. Do lado do ponto de venda (PDV), devido à falta de colaboradores capacitados para o atendimento e espaço para um sortimento mais completo. Do lado do consumidor, a preferência pode ficar para as lojas especializadas, justamente pelo portfólio oferecido e pessoal capacitado para resolução de dúvidas.

Contudo, quando observada de maneira isolada, a categoria traz grandes oportunidades, segundo avalia o professor de educação física e nutricionista esportivo, especialista em preparação física e suplementação esportiva e docente do curso de Educação Física da Universidade Anhanguera – unidade Santo André, Rogério Frade.

“Este mercado continua crescendo mesmo diante da queda do poder de compra do brasileiro. O mercado brasileiro é o terceiro maior do mundo, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri)”, pontua.

O que são e para que servem?

Acelerar o metabolismo, aumentar a massa muscular, potencializar o rendimento durante uma atividade física… São diversos os objetivos que os suplementos esportivos podem cumprir. Frade mostra o perfil de alguns deles. Acompanhe:

AMINOÁCIDOS

São moléculas fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois são responsáveis por ajudar na formação dos tecidos corporais (os músculos, por exemplo), enzimas, células do sistema imunológico, etc. Alguns aminoácidos são sintetizados naturalmente pelo corpo e outros precisam ser adquiridos por meio de alimentos e suplementos, sendo chamados de essenciais e não essenciais, respectivamente.

TERMOGÊNICOS E QUEIMADORES DE GORDURA

São suplementos ou alimentos que produzem calor e estimulam o Sistema Nervoso Central (SNC). Tendem a “acelerar” metabolismo. É possível ativar a termogênese por meio de atividades físicas, alimentação e suplementação. A ideia no uso está no emagrecimento, perda de gordura e melhora da definição muscular.

A maioria das fórmulas termogênicas é composta de guaraná, chá verde, gengibre, pimenta, entre outros. Algumas fórmulas são, igualmente, ricas em cafeína, estimulante principal entre todos os compostos, em que não há apenas aumento do metabolismo, mas também melhora da disposição, do foco e da cognição.

BCAA

Um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física, a sigla em inglês significa Branch Chain Amino Acid (aminoácidos de cadeia ramificada). O BCAA é constituído de três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. Um dos principais objetivos com o uso é o aumento da massa muscular.

ÓXIDO NÍTRICO

É um gás produzido pelo organismo que tem a vasodilatação como principal ação, aumentando a perfusão sanguínea, o que ajuda nos treinos mais intensos. Portanto, não existem suplementos de óxido nítrico, mas opções que elevam a produção no organismo, chamados de precursores, como arginina e citrulina.

CREATINA

É um composto produzido pelo organismo através desses aminoácidos (glicina, arginina e metionina). Pode ser encontrada nos alimentos de origem animal, como as carnes, porém em quantidades muito pequenas.

Esse nutriente contribui para a produção de energia para as células musculares, fazendo com que o rendimento aumente durante o treinamento. Existem muitos estudos que mostram sua real eficácia no aumento de força, potência e hipertrofia muscular.

HIPERPROTEICOS

São suplementos que possuem grandes quantidades de proteínas que podem vir de diferentes fontes, como leite, carne, ovo, soja ou ervilha. A principal função é a de suprir as necessidades em relação ao consumo diário de proteínas, caso não seja alcançado pela alimentação. Também é um dos suplementos mais consumidos por praticantes de academia, com o objetivo de aumentar a massa muscular.

ÁCIDO LINOLEICO

É um ácido graxo (gordura) presente em alguns alimentos, como linhaça, soja, manteiga e peixe, que desempenha funções muito importantes na estrutura das membranas celulares e também nos processos metabólicos. Ele é chamado de essencial, por não ser sintetizado pelo organismo.

PRECURSORES DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH)

São responsáveis pelo crescimento dos músculos e pela oxidação de gordura. Sabe-se que muitos usuários querem aumentar esse hormônio, mas sem a necessidade de uso. Então recorrem aos precursores que podem elevar a produção do corpo indiretamente. Alguns precursores conhecidos são turkesterone, tribulus terrestris e maca peruana. Porém, alguns estudos vêm demostrando que nem sempre eles são eficientes.

CARBOIDRATOS

São macronutrientes energéticos, transformados em glicose ou glicogênio após serem ingeridos. São considerados indispensáveis para o funcionamento saudável do corpo e têm papel ainda mais importante para quem pratica exercício físico. Em exercícios de alta intensidade, a maior parte da demanda energética é suprida pela energia proveniente dos carboidratos. Eles se tornam disponíveis para o organismo por meio da alimentação ou suplementação (quando necessária) e são armazenados sob a forma de glicogênio muscular e hepático. Por outro lado, sua falta leva à fadiga e queda de rendimento.

Como as farmácias podem lucrar com os suplementos esportivos?

Pelo País, são muitas as farmácias que desenvolvem trabalhos especiais para a promoção de produtos das categorias de suplementos e vitaminas. A Pague Menos é um exemplo. “Essas são categorias de grande importância para nossa rede, pois são direcionadas ao nosso público em potencial, de maturidade/sênior”, constata a gerente de gerenciamento de categorias da Pague Menos, Ana Cristina Lima Alves.

Recentemente, a Pague Menos inaugurou, em Fortaleza (CE), a Loja Iracema, primeira unidade conceito da rede, que demonstra a constante evolução das lojas na atenção à qualidade de vida e reforça o posicionamento Viva Plenamente.

Entre os diferenciais desta unidade, estão os telões interativos que abordam os principais cuidados com a saúde e novidades do setor por meio de vídeos, áudios e outras interações.

Os equipamentos mostram os sinais e sintomas mais comuns e dão dicas de produtos que não necessitam de prescrição médica, além de indicar vitaminas essenciais para cada objetivo, de acordo com gênero, faixa etária e condição de saúde, personalizando a experiência.

O sortimento de produtos da Loja Iracema é diferenciado, composto por uma grande variedade de vitaminas e suplementos esportivos para atender o público da região, que é considerada icônica pela quantidade de turistas e atletas.

“Definimos um lugar de destaque e uma exposição privilegiada com várias gôndolas destinadas a essas categorias, além de aumentarmos o mix de produtos com esse foco. Com essa experiência, estimamos apresentar ainda mais benefícios funcionais em novas ocasiões de consumo”, conta Ana Cristina.

Nas demais unidades da Pague Menos, a exposição de suplementos esportivos e vitaminas é explorada nas seções “Mundo Adulto/Sênior”, onde ficam as categorias de nutrição adulta, multivitamínicos, incontinência e aparelhos para saúde. Estes produtos ficam próximos ao balcão de medicamentos. “Essa execução é voltada para facilitar o entendimento da categoria e da compra do shopper”, esclarece.

O Grupo DPSP, formado pelas redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, também enxerga a categoria de suplementação e vitaminas de forma estratégica.

“O canal farma tem sido o principal impulsionador da categoria. Os consumidores buscam um sortimento variado e a segurança de produtos de qualidade e isto as farmácias atendem de forma mais adequada quando comparadas com outros canais. Além disso, existe o papel do farmacêutico para apoio com dúvidas sobre os produtos”, sintetiza o gerente executivo comercial não medicamentos do Grupo DPSP, Rafael Rossatto, ressaltando que esta é uma categoria muito importante para o Grupo, já que está em linha com os valores de levar cuidado com a saúde e o bem-estar às pessoas.

Nesse sentido, em novembro de 2018, a DPSP lançou uma linha de vitaminas marca própria, a V.IT Care. “O objetivo era proporcionar aos nossos clientes um produto com alta qualidade e formulação completa com um preço justo. Nossos produtos tiveram grande aceitação e estamos tendo crescimentos consideráveis na linha neste primeiro ano”, comemora Rossatto.

Para potencializar as vendas, a exposição também é feita de forma estratégica, a fim de facilitar a jornada de compras e o entendimento dos benefícios da linha. “Além disso, trabalhamos com exposições extras de determinados produtos em períodos específicos do ano”, acrescenta Rossatto.

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