EMS investe em medicamentos de alta complexidade e inovadores

Líder do mercado farmacêutico no Brasil há 12 anos consecutivos e do segmento de genéricos desde 2013, laboratório mantém investimentos significativos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para continuar crescendo e ampliando o acesso à saúde

A EMS, líder do setor farmacêutico no Brasil há dozes anos consecutivos, foi pioneira na produção e comercialização de medicamentos genéricos no Brasil, em 2000, e hoje também ocupa a liderança isolada desse segmento no País desde 2013. A empresa tem muito orgulho de seu histórico de contribuição para a expansão do acesso a medicamentos no Brasil. Os investimentos contínuos e significativos em pesquisa, desenvolvimento e inovação estão diretamente ligados ao compromisso da empresa em oferecer à população produtos de excelência, eficazes e seguros, promovendo saúde e bem-estar.

Em 2017, a unidade de genéricos da EMS cresceu 12% em faturamento em comparação com 2016, encerrando o ano com aproximadamente 17% de market share em reais e em unidades. A área alcançou, naquele período, R$ 4,4 bi de faturamento e 203 milhões de unidades comercializadas.

Para alcançar esses resultados, o laboratório, que possui o maior portfólio de genéricos do País, com cerca de 500 apresentações de produtos, continua investindo em lançamentos, preferencialmente inéditos, para os brasileiros.

Com mais de 50 anos de história, a EMS busca a manutenção da liderança no mercado total e em genéricos como parte de seu plano de crescimento, que visa, ainda, ao fortalecimento e à liderança em todas as frentes de atuação da companhia, incluindo a de medicamentos de prescrição, de marca, Over The Counter (OTC) e hospitalar.

A empresa mantém os investimentos em inovação incremental, com o lançamento de importantes produtos com tecnologias exclusivas e inéditas. A inovação radical permanece como foco estratégico da EMS, que anunciou em 2013 a criação da empresa Brace Pharma nos Estados Unidos, visando ao desenvolvimento de terapias inovadoras aos pacientes em áreas de oncologia, virologia e imunologia, por exemplo. Como uma das farmacêuticas nacionais acionistas da joint venture Bionovis, a EMS aposta, inclusive, no segmento de medicamentos biotecnológicos, considerados o futuro da indústria farmacêutica.

A EMS possui mais de 90 patentes pelo mundo e também é detentora de mais de 400 registros de medicamentos no exterior. Além disso, a empresa exporta produtos para mais de 40 países, reforçando o padrão de qualidade internacional adotado.

A força da área de genéricos na EMS

A EMS segue as normas de GMP – Good Manufacturing Practices (Boas Práticas de Fabricação). Ao longo de sua atuação no setor farmacêutico, tem feito do “acesso a medicamentos” um de seus principais compromissos e vem investindo na produção e desenvolvimento de medicamentos de alta complexidade, com excelência na qualidade, como a ciclosporina microemulsão, imunossupressor utilizado por pacientes no combate à rejeição de órgãos transplantados, produzido exclusivamente pela EMS em toda a América Latina há mais de 17 anos, um dos principais produtos exportados pelo laboratório.

No segmento de genéricos, a EMS já registrou mais de 200 moléculas e está presente em 96% das classes terapêuticas. Em 2017, a companhia lançou quatro novas moléculas e nove novas apresentações de produtos. Destaque para os lançamentos das apresentações de fluoxetina, olanzapina e sertralina, que passaram de 28 comprimidos para 30 comprimidos, visando atender à necessidade do consumidor, ampliando o acesso, sem aumento do valor do medicamento.

Atualmente, a EMS é líder em 83 moléculas no mercado de genéricos. Entre as principais, podem ser citadas: Bisoprolol; Clonixino; Ciclobenzaprina; Moxifloxacino; Pioglitazona; Zolpidem; Desloratadina; Duloxetina; Drospirenona + Etinilestradiol; Atorvastatina e Quetiapina (IQVIA – 2017).

Visando à prestação de serviços para os pontos de venda (PDVs) de todo o País, a EMS, por meio de sua unidade de genéricos, também investe em ações que se tornaram referência no setor farmacêutico. O ACADEMS, projeto de consultoria e capacitação profissional em que consultores altamente qualificados realizam pessoalmente treinamentos com profissionais do setor – gestores e funcionários de farmácias – e consultoria a proprietários de drogarias, já capacitou mais de 70 mil participantes.

Com o intuito de promover a saúde e tornar cada vez mais acessível o medicamento genérico a todos os lugares do País, a EMS está presente em quase 90% dos PDVs espalhados pelo Brasil.

Expectativas para 2018

A meta da EMS é prosseguir na liderança do mercado total de medicamentos e do segmento de genéricos, principalmente lançando, de maneira pioneira, medicamentos ainda inéditos – como em 2010, quando disponibilizou o primeiro genérico para disfunção erétil, repetindo depois o feito com a atorvastatina, a olanzapina e outras moléculas – e, além disso, ocupando fatias importantes de mercado com medicamentos genéricos de alta complexidade, de difícil desenvolvimento e produção.

Para 2018, a empresa prevê dez lançamentos, sendo que três deles são genéricos inéditos – esses produtos devem atingir uma participação de 2% no faturamento anual da unidade. A expectativa de crescimento em faturamento da área para o ano é de 20%.

Foto: Shutterstock