Farmácia verde e amarela

Veja as intercorrências mais comuns entre os turistas e como preparar a loja para aproveitas as oportunidades da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018

Futebol é a grande paixão do brasileiro. Prova disso é que, a cada quatro anos, o maior evento esportivo da modalidade é capaz de mudar a rotina de todo o País. Os horários das empresas, escolas e até de órgãos públicos são moldados de acordo com as partidas. A maioria dos estabelecimentos fecha para que os torcedores possam acompanhar os jogos da seleção brasileira.

Muita gente gosta de se reunir com os amigos em casa, bares ou até em lugares públicos para torcer junto. Toda essa agitação traz um clima festivo, mas pode ter consequências desagradáveis, caso resulte em excesso de bebida e comida. Há, ainda, quem se machuque ao tentar replicar os dribles dos profissionais no campo amador.

É por toda essa movimentação atípica que as farmácias precisam ficar atentas às oportunidades de venda diferenciadas que surgem em épocas de eventos tão grandiosos como a Copa do Mundo FIFATM. Quando todo um País altera seus hábitos cotidianos por certo período, novas demandas e necessidades surgem, inclusive quanto aos cuidados com a saúde.

Intercorrências mais comuns em viagens

Febres: mudanças de clima e de rotina podem baixar a imunidade e provocar febre.

Dores de cabeça: diferença de fuso e privação do sono podem acarretar dores de cabeça.

Indisposição de estômago ou flatulência: contato com comidas diferentes pode irritar o estômago e perturbar a digestão.

Prisão de ventre: sair da rotina costuma atrapalhar a flora intestinal.
Diarreias decorrentes de quadros virais, como resfriados e viroses intestinais: contato com multidões, mudanças de temperatura e clima facilitam a queda da imunidade.

Náuseas e vômitos: viagens de barco, trem, carro e ônibus costumam causar indisposição.

Ressaca: período de festas pode ser marcado por excessos na bebida.

Gripes e resfriados: mudança de rotina, alimentação e temperatura facilitam o surgimento de viroses.

Dores musculares: clima esportivo favorece o interesse em praticar esportes, o que pode resultar em lesões.

“O momento de maior tráfego de pessoas é aquele que antecede os jogos e logo depois deles, pois a famosa ‘ressaca’ das festas sempre acontece. Um olhar especial aos produtos com grande potencial de vendas e que entregam boas margens de lucro pode trazer resultados relevantes para a farmácia neste período”, aconselha o professor do Núcleo de Varejo Retail Lab ESPM, Gean Martins.

O destaque dentro das lojas deve ser dado para categorias, como: analgésicos, hepatoprotetores e medicamentos para combater azia, má digestão, gripes e resfriados, além de pomadas e cremes para lesões musculares ou torções.

“Essas categorias associadas ao excesso de comida e bebida, com certeza, trazem aumento de vendas nesse período e a farmácia deve se preparar para uma maior demanda”, orienta Martins, lembrando que até mesmo as categorias de personal care, como desodorantes, xampus, condicionadores e outros segmentos podem ter um acréscimo de procura, uma vez que períodos festivos também pedem maiores cuidados com a aparência.

Portfólio extra

Para não perder oportunidades, outra ação importante é manter-se atento a lançamentos temáticos da indústria. “Os fabricantes têm uma ótima pesquisa e geralmente lançam kits que agradam aos clientes e possuem preços atraentes ao público”, orienta a consultora especializada em varejo, Silvia OSSO.

Também é importante lembrar que a Copa do Mundo FIFATM é um dos eventos esportivos que atraem o maior número de turistas. Logo, muitos brasileiros devem fazer as malas e embarcar rumo à Rússia para acompanhar o campeonato de perto. As farmácias precisam dar destaque a itens que possam compor a “farmacinha” ou o nécessaire de viagem.

“É preciso considerar as consequências de diferenças regionais de tempo e temperatura. Por isso, os destaques devem ser os artigos sazonais de sempre para o inverno: analgésicos, antitérmicos, pastilhas para garganta, tosse, etc. Lembrar também dos antidiarreicos e produtos para os que abusam da bebida”, afirma Silvia.

Nécessaire completo

Atendentes precisam estar preparados para orientar o cliente a respeito dos itens de farmácia que devem ser levados em uma viagem.
É preciso lembrá-lo de que as diferenças regionais de temperatura, hábitos cotidianos e gastronomia podem trazer alguns desconfortos e pequenas intercorrências, assim como os excessos cometidos em períodos de férias e festas.
Quanto aos itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), o consumidor pode não encontrar no local de destino os produtos com os quais está familiarizado.
Considerando essas variáveis, os itens mais aconselháveis para se levar no nécessaire de viagem são:

Perfumaria

  • Artigos de primeira necessidade de higiene oral e corporal, como sabonete, xampu, condicionador, desodorante, escova de dente e creme dental, além de protetores solares e labiais.
  • Entre as mulheres, colônias, cremes para o corpo e mãos têm forte procura. Há ainda a possibilidade de montar outro nécessaire com dermocosméticos e produtos para maquiagem ou estojos de maquiagem.
  • Na bagagem dos homens, não podem faltar aparelhos para barba e cremes ou loções para o mesmo fim.

 

Medicamentos

  • • Antitérmicos, analgésicos, antiácidos, antidiarreicos, laxantes (caso costume ter prisão de ventre), medicamentos para evitar enjoos e vômitos e pomadas para dores musculares.

 

Para quem viaja com crianças

  • Termômetro.
  • Colher medidora para preparar soro caseiro ou soro em pó.
  • Loção ou creme para picadas de inseto ou queimaduras de sol.
  • Líquido bactericida ou água oxigenada para limpeza de cortes e machucados.
  • Curativos adesivos para machucados.
  • Embalagens pequenas de compressas de gaze ou rolo de atadura de gaze.
  • Esparadrapo antialérgico ou fita microporo.
  • Tesoura afiada para cortar gaze ou esparadrapo.
  • Pinça para retirar ferrões ou farpas.
  • Soro fisiológico.
  • Solução nasal à base de cloreto de sódio e sem conservantes.
  • Protetor solar.
  • Repelente de insetos.
  • Seringa, conta-gotas, colher ou copinho com medição para administrar medicamentos para crianças.
  • Antialérgico para o caso de quem viaja tenha asma ou seja alérgico a algum tipo de alimento ou inseto.

Já para perfumaria, o mais importante são os artigos de primeira necessidade de higiene oral e corporal, além de protetores solares e labiais. Para as mulheres, é bom considerar também os dermocosméticos e produtos para maquiagem. Já para os homens, devem ser incluídos os aparelhos para barba e cremes ou loções.

“É sempre recomendado, quando viajamos para fora de nosso País, o famoso ‘kit farmacinha’, pois, muitas vezes, não conhecemos as regulamentações locais do país de destino. A farmácia pode já deixar pronto o kit, com os produtos mais utilizados”, complementa Martins. Outra possibilidade é oferecer embalagens atraentes para que os clientes possam montar seus próprios kits de viagem com itens disponíveis na loja.

Loja temática

Para ter melhor resultados, é preciso deixar claro ao consumidor que a farmácia está em sintonia com a celebração da Copa e pronta para oferecer produtos necessários nesta época. A melhor forma de passar essa informação é por meio da decoração e organização do ponto de venda (PDV). Artigos verde e amarelo e exposição diferenciada, tanto nas gôndolas quanto no checkout, para os produtos mais demandados no período, podem trazer maior incremento de vendas.

“O shopper se sente acolhido e gera estímulo para compra. O sortimento adequado e com fácil acesso ao consumidor potencializa as vendas, principalmente dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) que podem ser expostos no autosserviço e que apresentam excelentes crescimentos no mercado”, afirma Martins.

Para que a decoração, o sortimento e a organização da loja estejam prontos quando a Copa do Mundo FIFATM Rússia 2018 se aproximar, é recomendável que o varejista comece a se planejar dentro de um período mínimo de 45 a 30 dias antes do início do evento.

“Muitos consumidores já preparam a sua ‘farmacinha’ com antecedência e, claro, existem aqueles que deixam para última hora, mas querem levar ou consumir o produto na hora”, destaca Martins.

Já a comunicação e ações promocionais das lojas devem, sim, ser pensadas com foco especial na Copa. “Tabloides, exposições com destaque de preços nas gôndolas, kits para o consumidor, entre outras atividades, são sempre bem-vindos. Esse planejamento é muito importante, pois a farmácia deve sempre observar o incremento da margem absoluta e não apenas em percentual”, aconselha Martins.

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