Liderança no mercado de genéricos

A Neo Química se tornou grande referência nesse segmento, estando presente em mais de 90% das farmácias e 80% dos lares dos brasileiros

Com 57 anos de tradição, a Neo Química é líder em unidades no mercado de genéricos¹ e se tornou uma das principais forças do setor desde 2009, quando a Hypermarcas adquiriu o negócio. Desde então, a empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento para expansão do portfólio de moléculas e também em marketing para construção da marca como grande expoente nacional. Apostou, ainda, em iniciativas para constante aproximação com consumidores e o varejo. Com relevante investimento em mídia, a Neo Química está, hoje, presente em 91,5% das farmácias brasileiras² e em 80% dos lares do País. Possui o menor nível de rejeição entre as marcas do segmento e é a segunda colocada em menções espontâneas entre os consumidores de medicamentos genéricos³.

A força da empresa nesse mercado é mais exaltada quando se analisa a importância social que os genéricos assumiram na vida dos brasileiros. A Neo Química considera que esses medicamentos representam o acesso da população a tratamentos médicos, principalmente de pacientes em condições crônicas, como nos casos de hipertensão e colesterol alto. Um dos fatores que contribuem para o sucesso dos genéricos é o custo que, por lei, deve ser pelo menos 35% abaixo do preço do medicamento de referência. Na prática, esse desconto tende a ser maior para o consumidor final.

Hoje, o portfólio da Neo Química abrange medicamentos de diversas classes terapêuticas, como antidepressivos, ansiolíticos, anti-hipertensivos, antibióticos, entre outros. Ao todo, são 100 moléculas e 170 apresentações.

Garantia de qualidade 

Os medicamentos da Neo Química são desenvolvidos e produzidos no mais moderno e avançado centro de pesquisas e desenvolvimento e no maior complexo industrial farmacêutico da América Latina. A qualidade dos genéricos desenvolvidos é garantida por rigorosos testes realizados em conformidade com a regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O teste de bioequivalência, um desses requerimentos, é realizado em um grupo de humanos para comparação entre a ação do medicamento genérico e o de referência, para definir se os dois têm os mesmos efeitos sobre o organismo, dentro de limites estatísticos. E, se a conclusão do teste for positiva, os medicamentos são considerados intercambiáveis, podendo, assim, substituir os originais.

Empresa parceira do ponto de venda

A fim de que prestem um bom atendimento ao consumidor que procura por genéricos no ponto de venda (PDV), é importante que farmacêuticos e balconistas conheçam, com profundidade, diversas questões técnicas do dia a dia das lojas, como prescrição, dispensação, classes terapêuticas e tipos de medicamentos. Assim, torna-se fundamental que os profissionais estejam aptos a tirar todas as dúvidas do shopper e a indicar o tratamento com o genérico ideal. Outro ponto importante é que o profissional reforce a segurança desses medicamentos e lembre os consumidores que os genéricos são equivalentes aos medicamentos de referência, porém com preço muito mais acessível.

Ciente do papel fundamental que o varejo exerce no mercado de genéricos, a Neo Química lançou, em 2016, dois cursos on-line, gratuitos, para profissionalização de balconistas de farmácias: a Universidade Neo Química e o Por Dentro da Farmácia. As aulas abordam temas, como estrutura de lojas, relacionamento com o consumidor, vendas e características das classes de medicamentos. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente no site www.neoquimica.com.br 

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