O poder da estética

Saber aconselhar as consumidoras a respeito da rotina diária de cuidados pessoais é uma importante estratégia de fidelização e aumento do tíquete médio da farmácia

A beleza sempre foi algo muito valorizado pelas mulheres. Antigamente, era preciso cuidar da aparência para ser desejável aos olhos de um bom partido. Ao longo das décadas, as prioridades femininas mudaram, mas a beleza seguiu como um item valorizado. Se hoje casamento não é a prioridade, sucesso na carreira está no topo da lista. E, mais uma vez, os cuidados pessoais são considerados um aliado para o alcance dos objetivos, pois conferem um ar de competência e profissionalismo. 

Em meio a essas mudanças da dinâmica da sociedade, os homens estão cada vez mais vaidosos e dispostos a gastar dinheiro com itens de beleza, no entanto, são elas ainda as grandes consumidoras de cosméticos – 70% do total, segundo a consultoria Boston Consulting Group (BCG). Esse percentual tem uma representatividade importante, já que, somente no Brasil, o mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) movimentou R$ 23,4 bilhões entre junho de 2015 e maio de 2016. 

Nas grandes redes de farmácias, a venda desses artigos já representa 34% do total do faturamento das lojas, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Devido à tamanha importância, é fundamental que o varejista esteja atento aos principais lançamentos e conheça os desejos da sua consumidora quando se trata de beleza. 

De maneira geral, uma das maiores preocupações da brasileira é manter-se jovem e com o corpo em dia, segundo revela a assessora da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Caroline Assed Saad. “Tratamentos rejuvenescedores são feitos cada vez mais cedo e, por sermos um país tropical, o culto ao corpo é sempre ressaltado. Por isso, tratamentos corporais para flacidez, celulite, gordura localizada devem sempre ser inovados.”

Já a farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi, chama a atenção para diferentes necessidades em regiões distintas do País. “No Rio de Janeiro, por exemplo, há uma preocupação grande para tratamentos corporais e na Região Sul, para os tratamentos faciais. A regionalização dos produtos pode fazer uma grande diferença no público-alvo.”

Ritual diário 

Quando se trata de beleza, além de oferecer um sortimento alinhado ao que a mulher deseja, é preciso contar com uma equipe preparada para tirar possíveis dúvidas das consumidoras. Saber qual deve ser a rotina ideal de cuidados com a pele e o corpo ajuda no momento de indicar os produtos corretos e a melhor forma de usá-los. 

De acordo com dermatologistas, os cuidados com a beleza devem começar pela manhã, com a combinação de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. “Deve-se lavar o rosto com sabonetes específicos para cada tipo de pele, usar cremes rejuvenescedores, antioxidantes e tônicos prescritos pelo dermatologista e aplicar filtro solar diariamente nas áreas expostas, independentemente de estar sol ou não”, aconselha a Dra. Caroline.

Ao longo do dia, o protetor solar facial deve ser reforçado. Esse cuidado deve existir desde a infância, pois a exposição excessiva ao sol ou mais de três queimaduras durante o período da infância podem levar ao câncer de pele na vida adulta. “É fundamental iniciar a proteção da pele desde muito cedo, assim poderemos nos prevenir. O sol também é um fator importante no processo de envelhecimento e formação de manchas”, destaca Mika.

As brasileiras parecem estar seguindo à risca às orientações médicas já que o protetor solar é o produto cosmético mais vendido nas farmácias do País, segundo dados do IMS Health. A consciência da importância da fotoproteção fez com que o produto deixasse de ser sazonal para virar rotineiro.

À noite, os cuidados com a pele do rosto mudam, mas também devem ser levados à risca. “Deve ser feita a limpeza da pele (solução mineral + sabonete), além da aplicação de cremes noturnos (clareadores, anti-idade, estimulantes) na face, nas pálpebras, no pescoço e colo”, orienta a especialista em clínica médica, dermatologia, medicina estética e cabelo (tricologia), Dra. Cristiane Braga L. Kanashiro.

Para o corpo, a hidratação também é um passo essencial, que deve ser realizado logo após o banho. Evitar banhos quentes, excesso de sabões e buchas também são atitudes benéficas. Cremes para as mãos podem ser aplicados várias vezes ao dia, enquanto produtos para os pés devem ser usados à noite. Todos os itens de cuidados corporais têm boa aceitação no mercado e se configuram na terceira colocação dos itens de beleza mais vendidos no Brasil.  

No entanto, vale lembrar que além de cosméticos, uma boa alimentação e atividade física regular influenciam muito no cuidado do corpo. Esses fatores são fundamentais no tratamento de um dos maiores pesadelos feminino: a celulite. 

“É um processo multidisciplinar e deve ser feito associando atividade física, boa alimentação e tratamentos estéticos, como laser e drenagem linfática, por exemplo”, afirma a Dra. Caroline. Já as estrias podem ser tratadas com cremes e, quanto mais cedo, melhores resultados. “Cremes com ácido retinoico e seus derivados são os mais eficazes.”

Dentro do ritual de beleza ideal, não podiam ficar de fora os cabelos, grande preocupação das brasileiras – xampus e os produtos de tratamento pós-xampu ocupam a quarta e quinta colocação, respectivamente, dos itens preferidos das mulheres. O tratamento correto consiste em lavar os fios com xampu específico para cada tipo de cabelo e, em seguida, fazer hidratação com máscaras e leave-in. 

A Dra. Cristiane dá outras dicas: lavar os cabelos em dias alternados com água morna para fria, aplicar condicionador somente nas pontas (poupar o couro cabeludo) e usar máscaras hidratantes mais profundas a cada 15 dias.

Top 10 Categorias*

Personal Care

1º PROTETOR SOLAR

2º DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES

3º CUIDADO CORPO MULHER

4º XAMPUS

5º CONDICIONADOR, CREME PARA PENTEAR E ÓLEO PARA AS PONTAS

6º TINTURA PARA CABELO

7º TRATAMENTO FACIAL ESPECÍFICO

8º LINHA INFANTIL – HIGIENE

9º PROTEÇÃO ÍNTIMA FEMININA

10º SABONETES – ADSTRINGENTES

Ranking

Produto

REXONA – UNILEVER

JOHNSON’S BABY – JOHNSON & JOHNSON

INTIMUS GEL – KIMBERLY-CLARK

SEMPRE LIVRE – JOHNSON & JOHNSON

DOVE DESODORANTE – UNILEVER

COLGATE – COLGATE

PROTEX – COLGATE

JOHNSON’S SABONETE – JOHNSON & JOHNSO

DOVE SABONETE – UNILEVER

10º

PANTENE – PROCTER & GAMBLE

*Base PMB MIX (auditoria de demanda nacional no canal farma) – junho/2016 – R$ CH (Preço ao Consumidor) MAT (Moving Annual Total – Movimento Anual Total, em português, que significa ano móvel acumulado) IMS Health Confidential 06/2016 

** Base PMB MIX – junho/2016 – Unidades MAT

Fonte: IMS Health

Outros cuidados

A atenção das consumidoras e boa parte dos lançamentos das indústrias estão concentrados em produtos para o rosto, corpo e cabelo. No entanto, há outras áreas mais sensíveis que precisam de cuidados diários para que não se tornem uma dor de cabeça. 

Os lábios, por exemplo, estão tão expostos aos efeitos nocivos dos raios solares quanto à pele do rosto, inclusive podem desenvolver câncer. Por isso, devem estar sempre bem cuidados. “Além de estar hidratado, o lábio deve ser protegido do sol. Existem hidratantes com protetor solar labial, na forma de sticks ou em cremes, que devem ser usados diariamente”, sugere a Dra. Caroline.

Produtos ideais para cada área do corpo

Cabelo: xampu e condicionador específico para cada tipo de cabelo, máscaras e leave-in. A cada 15 dias, máscara de hidratação profunda

Lábios: sticks ou cremes hidratantes, com proteção solar labial 

Corpo: hidratante e cremes anticelulite, que devem ser combinados com boa alimentação, exercícios físicos e tratamentos estéticos

Unha: Acetona, removedor, esmalte, hidrante para unhas e cutículas. Kit pessoal de cutelaria

Rosto: sabonetes específicos para cada tipo de pele, cremes rejuvenescedores e antioxidantes, tônicos e filtro solar 

Outra área, que muitas vezes passa despercebida, são as unhas. Apesar de a brasileira ter o cuidado de mantê-las sempre esmaltadas, se esquece de seguir rituais que ajudam a deixá-las saudáveis. 

De acordo com a Dra. Caroline, é permitido pintar as unhas todas as semanas, contanto que o esmalte seja retirado um dia antes da ida à manicure e receba hidratação.“É importante optar por removedores ao invés de acetonas. Outra ressalva é sempre levar seu próprio material para a manicure, a fim de evitar contaminações por vírus, bactérias e fungos. A principal forma de contágio de micoses nas unhas é na manicure.” Vale manter esses produtos secundários próximos à área de exposição dos esmaltes e oferecer essas orientações para aumentar o tíquete médio da categoria. 

Autor: Flávia Corbó

Mulher 2016

Especial Mulher 2016

Essa matéria faz parte do Especial Mulher 2016.

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