Sandoz: líder global em medicamentos genéricos e biossimilares e referência em acesso à saúde no mundo todo

Além de deter um portfólio importantíssimo e reconhecido pela população mundial, a empresa contribui com a disseminação de conhecimento entre pacientes, farmacêuticos e classe médica, auxiliando no acesso à saúde, às informações e aos medicamentos de alta qualidade

 A Sandoz faz parte do Grupo Novartis, com a divisão de genéricos e biossimilares, e ocupa posição de liderança nos dois segmentos. Um dos grandes diferenciais da companhia é a produção de medicamentos seguindo as principais referências de qualidade internacional, o que inclui também medicamentos de alta complexidade, como oncológicos injetáveis, respiratórios e biossimilares. Sua rede de 45 fábricas abastece o mundo todo, atingindo cerca de 90% da população mundial, o que reforça sua posição estratégica em proporcionar o acesso a medicamentos de alta qualidade ao maior número de pessoas possível. No Brasil, a fábrica da Sandoz está instalada na cidade de Cambé (PR), é considerada um centro de excelência em orais sólidos e o único centro global de produção de hormônios da companhia no mundo. “Nossa fábrica do Brasil tem registrado recordes históricos de produção e embalagem desde 2012, o que significa que cada vez mais estamos conquistando a confiança de nossos parceiros e dos pacientes brasileiros em nossa marca e em nossos valores”, comemora o diretor-geral da Sandoz Brasil, André Brázay.

No portfólio da Sandoz, um dos destaques é a linha de contraceptivos já que hoje a empresa detém o maior número de medicamentos genéricos com esse fim comercializados no Brasil, totalizando cinco moléculas. A empresa também detém medicamentos dirigidos a outros tratamentos de relevância no portfólio, a exemplo da Sinvastatina, para o controle do colesterol; Atenolol, para doenças cardiovasculares; importados como o Omnitrope, hormônio biológico (somatropina) para tratamento do distúrbio do crescimento; e a linha oncológica, com medicamentos como Gemcit, Lectrum, Tamoxifeno e Bortezomibe, primeira versão genérica lançada no mercado. Além de toda essa gama de produtos e investimentos, ainda estão previstos, para este ano, lançamentos em todas as áreas terapêuticas nas quais a empresa atua, como cardiologia, sistema nervoso central, antibióticos, saúde feminina e masculina, e oncologia.

Inovação e expertise que vêm de fora

O mercado de biossimilares ainda é algo recente em todo o mundo, mas visto com grande potencial no futuro, já que muitas moléculas biológicas terão suas patentes expiradas. Referência no desenvolvimento e produção desses medicamentos, a Sandoz é líder global nesse setor – com mais de 50% de market share e atua em conjunto com órgãos reguladores internacionais com o objetivo de garantir maior acessibilidade, qualidade e segurança aos pacientes.

Como exemplo, a empresa lançou recentemente o primeiro medicamento biossimilar nos Estados Unidos da América (EUA) que irá facilitar o acesso para pacientes com diferentes necessidades, já que o preço do biossimilar pode ser cerca de 15% inferior ao do medicamento original. “Nessa área, estamos conduzindo um estudo clínico em Fase III com anticorpos monoclonais no Brasil. Para o paciente, o desenvolvimento localmente é uma oportunidade de obter um medicamento de qualidade a um valor reduzido, com a mesma eficácia e segurança de moléculas de referência”, destaca Brázay.

Participação ativa no mercado

O mercado nacional de genéricos, assim como o de biossimilares, tem avançado nos últimos anos. Na visão de Brázay, ainda há um grande potencial de desenvolvimento e a empresa tem contribuído fortemente em fazer a diferença nesses segmentos. “Atuando globalmente em mercados mais maduros como EUA e Europa, a Sandoz busca aplicar essa expertise no cenário local de diferentes formas a fim de ampliar a participação desses medicamentos no dia a dia dos brasileiros”, afirma. Ele acrescenta que a empresa também faz isso por meio da participação em diversos fóruns, como os desenvolvidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), além do acompanhamento de ações desenvolvidas por clientes e parceiros da área.

Aliados fundamentais

A importância do profissional farmacêutico vai muito além do bom atendimento e das vendas. Esses profissionais são indispensáveis no incentivo à adesão ao tratamento, seguindo as devidas orientações médicas. “Eles são os últimos a terem contato com paciente na cadeia da saúde. Assim, muitas vezes, acabam sendo os responsáveis por dar a última orientação e tirar as dúvidas dos pacientes”, pondera.
Há uma grande sinergia entre esses profissionais e a Sandoz para alcançar o mesmo propósito: oferecer a segurança e eficácia do tratamento. Segundo Brázay, a empresa desenvolve diversas ações capazes de auxiliá-los. “Proporcionamos, além de treinamentos presenciais, o portal do atendente, que oferece atualizações, tira dúvidas e capacita o profissional, buscando sempre o melhor atendimento ao consumidor final”, aponta. A companhia também oferece um curso de extensão em farmácia – em parceria com a Universidade Estadual de Londrina – e publicações para o balconista de farmácia, com temas que os auxiliam no atendimento. A Sandoz também desenvolve campanhas específicas de informação, a exemplo do guia para atendimento aos estrangeiros em farmácias e drogarias no período de Copa do Mundo no Brasil, cuja finalidade foi a de garantir o auxílio ao turista durante os jogos. O mesmo trabalho será desenvolvido para as Olimpíadas 2016. “Recentemente, lançamos a Caravana Sandoz, proposta que busca percorrer vários pontos do Brasil, levando novos conhecimentos às farmácias independentes por meio de treinamentos”, acrescenta.

Além das farmácias, outros públicos podem contar com a disseminação de conhecimento propagada pela Sandoz, como médicos e pacientes. São provas desse esforço o Portal Cuidamos da Saúde (www.cuidamosdasaude.com.br), que aborda o uso responsável dos antibióticos, e a parceria com a Living TV, que leva conteúdo educativo sobre o conceito de medicamentos genéricos a mais de 116 consultórios e clínicas médicas.

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