Sandoz: líder global em medicamentos genéricos e biossimilares e referência em acesso à saúde no mundo todo

Além de deter um portfólio importantíssimo e reconhecido pela população mundial, a empresa contribui com a disseminação de conhecimento entre pacientes, farmacêuticos e classe médica, auxiliando no acesso à saúde, às informações e aos medicamentos de alta qualidade

 A Sandoz faz parte do Grupo Novartis, com a divisão de genéricos e biossimilares, e ocupa posição de liderança nos dois segmentos. Um dos grandes diferenciais da companhia é a produção de medicamentos seguindo as principais referências de qualidade internacional, o que inclui também medicamentos de alta complexidade, como oncológicos injetáveis, respiratórios e biossimilares. Sua rede de 45 fábricas abastece o mundo todo, atingindo cerca de 90% da população mundial, o que reforça sua posição estratégica em proporcionar o acesso a medicamentos de alta qualidade ao maior número de pessoas possível. No Brasil, a fábrica da Sandoz está instalada na cidade de Cambé (PR), é considerada um centro de excelência em orais sólidos e o único centro global de produção de hormônios da companhia no mundo. “Nossa fábrica do Brasil tem registrado recordes históricos de produção e embalagem desde 2012, o que significa que cada vez mais estamos conquistando a confiança de nossos parceiros e dos pacientes brasileiros em nossa marca e em nossos valores”, comemora o diretor-geral da Sandoz Brasil, André Brázay.

No portfólio da Sandoz, um dos destaques é a linha de contraceptivos já que hoje a empresa detém o maior número de medicamentos genéricos com esse fim comercializados no Brasil, totalizando cinco moléculas. A empresa também detém medicamentos dirigidos a outros tratamentos de relevância no portfólio, a exemplo da Sinvastatina, para o controle do colesterol; Atenolol, para doenças cardiovasculares; importados como o Omnitrope, hormônio biológico (somatropina) para tratamento do distúrbio do crescimento; e a linha oncológica, com medicamentos como Gemcit, Lectrum, Tamoxifeno e Bortezomibe, primeira versão genérica lançada no mercado. Além de toda essa gama de produtos e investimentos, ainda estão previstos, para este ano, lançamentos em todas as áreas terapêuticas nas quais a empresa atua, como cardiologia, sistema nervoso central, antibióticos, saúde feminina e masculina, e oncologia.

Inovação e expertise que vêm de fora

O mercado de biossimilares ainda é algo recente em todo o mundo, mas visto com grande potencial no futuro, já que muitas moléculas biológicas terão suas patentes expiradas. Referência no desenvolvimento e produção desses medicamentos, a Sandoz é líder global nesse setor – com mais de 50% de market share e atua em conjunto com órgãos reguladores internacionais com o objetivo de garantir maior acessibilidade, qualidade e segurança aos pacientes.

Como exemplo, a empresa lançou recentemente o primeiro medicamento biossimilar nos Estados Unidos da América (EUA) que irá facilitar o acesso para pacientes com diferentes necessidades, já que o preço do biossimilar pode ser cerca de 15% inferior ao do medicamento original. “Nessa área, estamos conduzindo um estudo clínico em Fase III com anticorpos monoclonais no Brasil. Para o paciente, o desenvolvimento localmente é uma oportunidade de obter um medicamento de qualidade a um valor reduzido, com a mesma eficácia e segurança de moléculas de referência”, destaca Brázay.

Participação ativa no mercado

O mercado nacional de genéricos, assim como o de biossimilares, tem avançado nos últimos anos. Na visão de Brázay, ainda há um grande potencial de desenvolvimento e a empresa tem contribuído fortemente em fazer a diferença nesses segmentos. “Atuando globalmente em mercados mais maduros como EUA e Europa, a Sandoz busca aplicar essa expertise no cenário local de diferentes formas a fim de ampliar a participação desses medicamentos no dia a dia dos brasileiros”, afirma. Ele acrescenta que a empresa também faz isso por meio da participação em diversos fóruns, como os desenvolvidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), além do acompanhamento de ações desenvolvidas por clientes e parceiros da área.

Aliados fundamentais

A importância do profissional farmacêutico vai muito além do bom atendimento e das vendas. Esses profissionais são indispensáveis no incentivo à adesão ao tratamento, seguindo as devidas orientações médicas. “Eles são os últimos a terem contato com paciente na cadeia da saúde. Assim, muitas vezes, acabam sendo os responsáveis por dar a última orientação e tirar as dúvidas dos pacientes”, pondera.
Há uma grande sinergia entre esses profissionais e a Sandoz para alcançar o mesmo propósito: oferecer a segurança e eficácia do tratamento. Segundo Brázay, a empresa desenvolve diversas ações capazes de auxiliá-los. “Proporcionamos, além de treinamentos presenciais, o portal do atendente, que oferece atualizações, tira dúvidas e capacita o profissional, buscando sempre o melhor atendimento ao consumidor final”, aponta. A companhia também oferece um curso de extensão em farmácia – em parceria com a Universidade Estadual de Londrina – e publicações para o balconista de farmácia, com temas que os auxiliam no atendimento. A Sandoz também desenvolve campanhas específicas de informação, a exemplo do guia para atendimento aos estrangeiros em farmácias e drogarias no período de Copa do Mundo no Brasil, cuja finalidade foi a de garantir o auxílio ao turista durante os jogos. O mesmo trabalho será desenvolvido para as Olimpíadas 2016. “Recentemente, lançamos a Caravana Sandoz, proposta que busca percorrer vários pontos do Brasil, levando novos conhecimentos às farmácias independentes por meio de treinamentos”, acrescenta.

Além das farmácias, outros públicos podem contar com a disseminação de conhecimento propagada pela Sandoz, como médicos e pacientes. São provas desse esforço o Portal Cuidamos da Saúde (www.cuidamosdasaude.com.br), que aborda o uso responsável dos antibióticos, e a parceria com a Living TV, que leva conteúdo educativo sobre o conceito de medicamentos genéricos a mais de 116 consultórios e clínicas médicas.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário