Sandoz: liderança global no mercado de Genéricos

À frente deste setor mundialmente, companhia reforça sua missão de garantir conhecimento e acesso à saúde

Lançados no Brasil em 1999, os genéricos se consagram como a garantia de medicamentos de qualidade a um preço acessível. Portanto, em 20 de maio, data que marca o Dia Nacional do Medicamento Genérico, os brasileiros já podem contabilizar múltiplos ganhos. Afinal, nesses quase 20 anos de história, esses medicamentos representaram uma economia de mais de R$ 106 bilhões1 em gastos com saúde da população, ao oferecer um preço, no mínimo, 35% inferior aos medicamentos de referência e garantir a mesma qualidade e eficácia nos tratamentos.

A Sandoz, divisão do Grupo Novartis, também celebra essa data, no posto de líder global em medicamentos genéricos2 e cumprindo, assim, o seu papel no setor ao longo desses anos, que é o de aliar alta qualidade e acessibilidade à saúde da população. A marca, que também ocupa a liderança mundial no segmento de biossiomilares, mantém a meta de descobrir novas maneiras de melhorar e prolongar a vida das pessoas.

Vencedores programa Sandoz

Gerente da Farmácia Antonelli, localizada em Jacinto Machado (SC), Jéssica Burin Giusti

Farmacêutico e proprietário da Farmácia Mais Amigos, localizada em Pancas (ES), Emerson Assis Rodrigues

Mais do que apresentar um portfólio consistente de medicamentos que envolvem diversas áreas da saúde, a Sandoz também tem, como propósito, disseminar sua expertise no setor. Nesse sentido, desenvolve, por todo o País, programas de conhecimento e capacitação, envolvendo pacientes e profissionais da área da saúde, o que garante um ciclo positivo que culmina no aumento na adesão aos mais diversos tratamentos.

Uma prova deste trabalho é o Programa Qualidade Profissional Sandoz, plataforma de treinamento on-line que leva conhecimento para profissionais farmacêuticos e de atendimento em farmácias de todo o País. O programa faz parte da estratégia da companhia de levar educação continuada a profissionais ligados à saúde e torná-los multiplicadores de conhecimento. “No Brasil, há mais de 70 mil farmácias com milhares de profissionais envolvidos no atendimento a pacientes. Proporcionar a capacitação a esses profissionais significa levar acesso a um melhor serviço para os estabelecimentos e melhor informação aos pacientes”, afirma o diretor de marketing e Inteligência de Mercado da Sandoz, Guilherme Barsaglini.

Aprovação de quem fez

Cardiologia, Sistema Nervoso Central (SNC), anti-infecciosos, gastro, saúde feminina e masculina. Esses são alguns dos temas abordados no Programa Qualidade Profissional Sandoz, que oferece conteúdos em forma de textos, videoaulas e games – estes últimos aplicados para fixação do conteúdo –, em uma plataforma 100% digital. Em 2017, 3.200 pessoas passaram pelo treinamento.

“Desenvolvemos um material adaptado a profissionais de farmácias, com uma linguagem apropriada e um formato móvel e interativo, adequado ao modelo de serviço desses profissionais. Dessa forma, possibilitamos uma maior aprendizagem dos conteúdos de maneira mais estimulante”, explica Barsaglini. Ao acessar os conteúdos e games, os participantes somam pontos, reconhecendo aqueles com melhor performance e engajamento. No ano passado, por exemplo, os profissionais com melhor pontuação foram convidados a participar de uma visita à fábrica da Sandoz, em Cambé, no estado do Paraná. Além disso, os profissionais farmacêuticos vencedores ganharam um curso de Farmácia Clínica na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Vem aí o Programa Qualidade Profissional Sandoz 2018

Em breve, a Sandoz irá oferecer a edição 2018 do Programa Qualidade Profissional Sandoz. Colaboradores de farmácias poderão participar em duas categorias: profissionais farmacêuticos e profissionais de atendimento. Fique atento à programação, que será divulgada ainda este ano.

O farmacêutico e proprietário da Farmácia Mais Amigos, localizada em Pancas (ES), Emerson Assis Rodrigues, foi um dos vencedores do programa em 2017 e afirma que essa experiência o ajudou na rotina de trabalho na farmácia. “Criamos vários controles diários de medicamentos, desde armazenamento, datas de validades e anotações de todas as entregas de medicamentos ao cliente. Também criei um ambiente de colaboração e gratificação para minha equipe. Foi uma experiência incrível”, relembra, acrescentando que o programa também o ajudou a prestar um melhor atendimento na farmácia. “Estudamos temas muito importantes, como diabetes e hipertensão arterial – que me auxiliaram a levar informação e orientação a meus clientes que são muitos. Criamos, a partir daí, cartões de controle, tendo mais contato com estes pacientes”, diz.

O empresário, que teve a oportunidade de visitar a fábrica da Sandoz, disse que o que chamou a atenção foram os processos de controle de qualidade da empresa. “Visualizei todas as etapas da produção do medicamento e conheci todos os setores de produção. Achei admirável o uso da tecnologia, o controle de estoque e a manutenção de todos equipamentos”, descreve.

A gerente da Farmácia Antonelli, localizada em Jacinto Machado (SC), Jéssica Burin Giusti, também participou do programa no primeiro semestre de 2017. “Foram oferecidas várias videoaulas e conteúdos em forma de texto que me proporcionaram ampliar meu conhecimento. Após cada módulo estudado, havia um questionário a ser respondido, o que facilitou o aprendizado e, com a pontuação obtida, tive a oportunidade de conhecer a fábrica da Sandoz”, conta Jéssica, afirmando que foi uma experiência incrível. “Pudemos acompanhar todo o processo de fabricação dos medicamentos e o padrão internacional de qualidade que a Sandoz nos oferece”, destaca. Para ela, esta experiência agregou conhecimentos que pôde utilizar na rotina de trabalho, desde técnicas em atendimento até conhecimentos específicos de determinadas classes terapêuticas.