fbpx

Vaidade em primeiro lugar

Os idosos não deixam de lado os cuidados com pele, unha e cabelos, muito pelo contrário, é nesta fase que o interesse pela aparência fica ainda mais evidente

pele reveste o corpo, atuando como uma barreira de proteção contra as agressões externas, como fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e fatores ambientais, como o sol, por exemplo. Entretanto, como qualquer órgão, ela está suscetível ao envelhecimento, culminando numa menor atividade das glândulas produtoras de sebo e de suor, por isso é mais ressecada e desidratada. Além disso, a menor atividade de células produtoras de colágeno e elastina a deixa mais fina e flácida, com sulcos e linhas de expressão ou rugas.

Uma pele muito fina e ressecada costuma causar coceira, fazendo com que esse problema seja comum entre os idosos. Outro fator que pode agravar esse quadro é o uso de algumas medicações, bem como a utilização inadequada de produtos na pele e o hábito de banhos quentes, demorados e com buchas.

Veja Mais

A diminuição da atividade imunológica, comum na pele do idoso, também a torna mais suscetível a infecções, como micoses e viroses, tipo herpes zoster (lesão que surge de repente, muito dolorida, podendo apresentar bolhas ou manchas vermelhas, normalmente restritas a um lado do corpo).

Outro problema que pode surgir na pele do idoso, decorrente do sol e da diminuição da imunidade, é o câncer de pele. Qualquer lesão persistente que não esteja cicatrizando, pinta ou mancha que se modificam devem ser examinadas por um dermatologista, segundo informações da coordenadora do Departamento de Dermatologia Geriátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Silvia Marcondes Pereira.

Estatísticas importantes

Na população geriátrica, o prurido é a desordem de pele mais comum e pode ter várias etiologias, sendo a xerose (pele seca) a mais recorrente. Em relação ao câncer de pele não melanoma, pode-se dizer que este é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no País. A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos de idade, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Medidas simples diárias, como limpeza, uso de protetor solar e hidratação podem garantir o envelhecimento com uma pele mais saudável. Entre os cuidados diários da pele envelhecida, recomendam-se: banhos mornos, com sabonetes delicados que não façam tanta espuma e hidratação com cremes emolientes. Esses cremes devem ser passados, de preferência, com a pele ainda úmida, logo após o banho.

Dependendo da característica de cada um, é possível utilizar hidratantes à base de glicerina, ureia ou mesmo alguns mais sofisticados, que contêm as gorduras normalmente encontradas na pele humana. Isso ajuda a manter a pele hidratada e evita a coceira. Também a torna mais resistente a infecções oportunistas, por diminuir o trauma e, portanto, reduzir microlesões que facilitariam a penetração de agentes infecciosos.

Vaidade em primeiro lugar

Quando chegam à terceira idade, as mulheres seguem, sim, se preocupando com a beleza. Segundo detectou a pesquisa Nova Terceira Idade, desenvolvida em abril de 2017 pela 5WBrazil Pesquisa Qualitativa de Mercado, com pessoas entre 60 e 70 anos de idade, a vaidade apareceu como algo muito presente, especialmente entre o público feminino.

“Os produtos de beleza e vitaminas são muito importantes. Na pesquisa, constatamos que todas as mulheres pintam os cabelos, usam maquiagens e cremes anti-idade. Aliás, os dermocosméticos são muito apreciados nessa faixa etária”, mostra a diretora executiva da 5WBrazil, Carla Vasques, acrescentando que esse público valoriza espaços multifuncionais, como aqueles dedicados à beleza dentro de farmácias, onde se pode contar com atendimento capacitado e mix direcionado.

Acompanhe, a seguir, as dicas do maquiador, consultor de imagem e diretor do Instituto Krizek, Alexandre Krizek, e preste uma consultoria especializada para mulheres maduras que, independentemente da idade, valorizam o seu visual.

Hidratação da pele

A hidratação intensiva é um dos fatores fundamentais para a saúde da pele. O uso dos hidratantes com ação anti-idade oferece, muitas vezes, indicação de faixa etária, o que é uma ótima saída na hora de escolher um produto que seja mais indicado para a necessidade individual. A sugestão, aqui, é o uso de um hidratante de uso diurno, que garanta um sistema de proteção solar, e outro para a noite.

Há também produtos com funções específicas, como é o caso do hidratante para a área dos olhos ou um condicionador labial. E, claro, a hidratação da pele do corpo também não poderá ser negligenciada.

Preparação da pele

Além de cuidar da pele, as etapas de preparação são fundamentais para o bom acabamento e fixação da maquiagem. Nesse sentido, a indicação são as loções de limpeza, já que o sabonete comum pode ressecar a pele do rosto.

Em seguida, vale tonificar a pele e aplicar um hidratante em todo o rosto. Para que a maquiagem tenha um acabamento impecável, a sugestão é o uso do primer, que auxilia no disfarce dos poros dilatados e também reduz o aspecto de linhas finas.

Escolha da maquiagem

Nessa faixa etária, o ideal é sugerir produtos líquidos e nunca aqueles em bastão, que deixam um acabamento pesado e artificial. Hoje, o mercado oferece corretivos e bases líquidas multifuncionais que, além de “colorirem”, tratam da pele, ao apresentar ação anti-idade.

Vale, ainda, evitar o uso do pó facial, seja compacto ou solto. Como esse produto matifica a pele (tira o brilho), o uso desses artigos na terceira idade pode ressaltar as rugas ou marcas de expressão. O mesmo efeito é esperado de maquiagens que proporcionam efeito de cintilância. Outra sugestão é deixar de lado os batons líquidos e gloss, que podem escorrer nos vincos ou sulcos ao redor do contorno da boca.

Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.