Programa Retail Farma Brasil IQVIA debate a experiência de compra perfeita na Abrafarma Future Trends 2019

Núcleo de Varejo da ESPM ressalta a importância da conectividade entre consumidor e os canais do varejo farmacêutico como primeiro passo para proporcionar a experiência de compra perfeita durante Abrafarma Future Trends 2019

A digitalização do comércio já é uma realidade e vem ganhando espaço a cada dia. Hoje, as compras e vendas on-line já estão presentes em todos as áreas do varejo e obrigam o setor farmacêutico a se adequar a essa nova geração de consumidores.

O público está sempre conectado e essa realidade não é diferente durante a sua jornada de compra. Assim, melhorar a conectividade entre os canais é o primeiro passo para proporcionar a experiência de compra perfeita.

O consumidor deve encontrar a mesma praticidade e informações da loja física, no e-commerce e no Aplicativo (app)e vice-versa. Interrompendo assim as ações isoladas e criando um discurso único. “A mensagem será a mesma, mas ela deve ser escrita adequando-se às diferentes plataformas e aos diferentes públicos”, afirma o fundador, coordenador e professor do Núcleo de Varejo e do Programa Retail Farma Lab IQVIA da ESPM, Ricardo Pastore.

“A farmácia não é mais uma mera dispersora de medicamentos. Hoje, a farmácia é relacionada a saúde e bem-estar. Devemos aproveitar isso para criar uma jornada de compra sem fricção, oferecendo produtos variados e aproveitando todas as oportunidades de vendas”, afirma o diretor da Consumer Health Business Unit do IQVIA, Rodrigo Kurata. “Aprender a atender esse novo consumidor é um dos desafios do varejo farmacêutico”.

Criando a experiência de compra perfeita: Compre on-line e retire no ponto de venda

O valor do frete, o tempo de entrega e a possibilidade de realizar o pagamento na retirada do produto, são fatores que vêm impulsionando o serviço de compras on-line e retiradas em loja. Assim, aumentando o fluxo de clientes que saem do on-line para a loja física. A facilidade desse serviço deve ser aproveitada e divulgada através da comunicação visual da loja. “Ao entrar na drogaria para buscar um produto comprado on-line, o cliente gasta, em média, 50% a mais do que o tíquete do produto comprado inicialmente”, afirma a empreendedora, professora e co-fundadora da startup Neomode, Fabiola Paes. “Contudo, para uma jornada de compra perfeita, além de se adequar a essas novas tecnologias, todos os canais devem estar integrados”.

Outra dica é manter a rotina e o controle do inventário, conferindo diariamente ou semanalmente os estoques. Assim, garantindo que o estoque físico e on-line estejam sempre alinhados.

“Além disso, a loja deve ser autoexplicativa. Dessa forma, garantindo que o cliente não tenha dúvidas durante a jornada de compra e não desista dos produtos”, complementa Fabiola.

A digitalização da experiência de compra e o formato das Drogarias 4.0 foram alguns dos temas abordados na Arena Verde, da 6ª edição do Abrafarma Future Trends, que acontece hoje (03/09) e amanhã (04/09), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

O Guia da Farmácia está presente no evento e você pode acompanhar a cobertura completa através do Instagram https://www.instagram.com/guiadafarmacia/.

Foto: Guto Marcondes
Fonte: Guia da Farmácia

Leia também: Abrafarma Future Trends 2019: começou um dos maiores eventos do canal farma

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Sobre o colunista

Jornalista, redatora de textos SEO, especializada no setor farmacêutico.

Deixe um comentário