Os consumidores e, consequentemente, o varejo está mudando. Hoje, o shopper compra em sete canais diferentes – em 2013 eram cinco, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Com isso, a lealdade cai e o valor deixado em cada canal é cada vez menor, mesmo entre aqueles que registram crescimento.
Para reconquistar o cliente, um dos pontos são as promoções. Mas, segundo a consultoria, os descontos não precisam ser tão grandes. Nas cestas de higiene, por exemplo, são descontados, em média 24%, mas poderiam estar na faixa de 10%. Isso já traria volume e não impactaria negativamente no faturamento, como é o caso de descontos maiores.
A grande maioria dos clientes (80%) disse comprar algum item em promoção nos últimos meses. Entre as promoções preferidas estão os descontos de preço e os pacotes de “Compre dois e leve um”.
De acordo com a Kantar Retail/TNS, se o varejista facilitar a compra do primeiro item na lista dos consumidores, o resultado será comprovadamente um tíquete total maior. Ele inicia a compra com mais disposição a continuar comprando.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Kantar Worldpanel (AD Comunicação & Marketing)
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