Estetika 2022 debate usos da cannabis e de ativos similares na medicina e na cosmetologia

Tendências na área serão temas de palestras no Congresso Científico Internacional e em Simpósio sobre estética, saúde, beleza e bem-estar na América Latina

O assunto é delicado e permeado por tabus, mas o uso da cannabis para fins medicinais e estéticos tem crescido no mundo todo, sendo considerado pela comunidade científica um campo fértil e promissor para inovações. As mais recentes descobertas e as perspectivas nessa área serão debatidas na 28a edição do Estetika, encontro da América Latina sobre estética, saúde, beleza e bem-estar.

O evento, realizado pela GL events Exhibitions, acontece de 29 de julho a 1o de agosto no São Paulo Expo.

No dia 1º de agosto, às 10h50, a farmacêutica esteta Marcela Gouveia fará, no Congresso Científico Internacional Estetika, uma palestra sobre cannabis medicinal e potenciais usos em áreas ligadas à estética como a dermatologia.

A especialista comenta que o mercado mundial hoje tem produtos com canabidiol (CBD), a substância extraída da cannabis, e os produtos denominados CBA ou CBD-like, contendo ativos amazônicos capazes de modular e ativar o sistema endocanabinóide, porém não derivados da cannabis.

“Vou explicar a diferença entre essas classes de produtos. Os cosméticos com canabidiol devem seguir trâmites exigidos por lei, como ter prescrição médica e autorização de importação. Já os produtos CBA ou CBD-like são isentos de prescrição e é possível os encontrarmos de maneira pronta, nas prateleiras do varejo, ou manipulados de acordo com a necessidade de cada paciente”, afirma Marcela.

Mais debates

Já no 2o Simpósio de Tricologia Científica, que ocorre em 31 de julho, Carol Ribeiro, farmacêutica especialista em cosmetologia, apresentará às 10h uma palestra sobre o uso terapêutico dos cosméticos com ativos cannabidiol-like contra a queda de cabelos (alopecia).

“O emprego da cannabis em cosméticos já é autorizado e avança em outros países, mas é improvável que aconteça no Brasil em curto prazo, por questões legais e até culturais. No entanto, ativos canabidiol-like como o óleo de copaíba vêm sendo utilizados na tricologia com resultados bastante positivos”, conta Carol.

A especialista antecipa que compartilhará com o público os achados de recentes estudos científicos que comprovam a eficácia dos novos produtos contra a queda de cabelos.

“Assim como o CBD, os ativos CBD-like atuam contra a oleosidade e têm efeitos anti-inflamatórios, ou seja, combatem problemas típicos de áreas que sofrem perda de pelos”, diz Carol.

Fonte: Estetika

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário