No estudo, médicos recrutaram 679 pessoas entre abril e junho em toda a Grã-Bretanha.
Na época, todos os voluntários tinham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, seja da AstraZeneca ou da Pfizer-BioNTech, as duas vacinas que foram autorizadas primeiro por lá.
Quando os voluntários retornaram para a segunda dose de suas vacinas da Covid-19, os pesquisadores deram à metade deles uma dose da vacina contra a gripe ao mesmo tempo, e à outra metade um placebo.
Os pesquisadores então monitoraram os voluntários quanto a efeitos colaterais, como dores e febre.
“Não há preocupações com a segurança levantadas neste ensaio”, escreveram os autores em um relatório preliminar.
Anticorpos
Além de analisar a segurança das vacinas, os pesquisadores também coletaram sangue para medir anticorpos para o coronavírus.
Algumas combinações de diferentes marcas de vacina levaram a um nível ligeiramente menor de anticorpos e a um nível um pouco maior em outros casos.
Mas os pesquisadores não suspeitaram de que qualquer combinação entre as vacinas da gripe e da Covid-19 resultaria em menor eficácia do que cada uma delas aplicada individualmente.
Importância de tomar a vacina contra a Covid-19 e a da gripe
Os pesquisadores não especularam sobre qual resposta imune as pessoas experimentariam se elas tomassem uma dose de vacina da gripe ao mesmo tempo que uma terceira da Covid-19.
O que muitas pessoas podem estar fazendo agora que o governo Biden autorizou reforços para grandes grupos de americanos em situação de risco.
Por que tomar a vacina contra a gripe é ainda mais importante durante a pandemia de Covid-19?
Fonte: Estadão
Foto: Shutterstock