Estudo da GfK mostra que 79% dos consumidores pretendem fazer compras no período da Black Friday

Os varejistas devem pensar na jornada do consumidor, que mesmo tendo migrado para o online, as vendas na modalidade figital devem ser levadas ainda mais em conta

Estudo feito pela GfK apresenta que a Black Friday 2021 será melhor que a do ano passado para o setor de eletroeletrônicos.

Esse resultado positivo será alcançado por conta do aumento dos preços e não pela quantidade, então, de itens vendidos.

Em 2020, as oito semanas sazonais representaram 21% das vendas do ano, somando mais de R﹩23 bilhões.

Neste total, a semana da Black Friday foi, portanto, a que mais se destacou, gerando aproximadamente 7% do faturamento do ano, 3,4X mais que a média semanal.

O diretor de Negócios e Varejo da GfK, Fernando Baialuna, analisa que a Black Friday, portanto, é uma data que o consumidor se prepara para as compras e tem os eletroeletrônicos como o grande foco.

“Os consumidores veem na Black Friday uma oportunidade para comprar um item de desejo ou fazer a troca de um aparelho mais antigo por um moderno. Esse ano, com a alta dos preços, haverá uma cautela na escolha dos modelos, mesmo assim, 87% das pessoas pretendem gastar o mesmo ou até mais do que no ano passado.”

Os varejistas devem pensar na jornada do consumidor, que mesmo tendo migrado para o online, as vendas na modalidade figital – fusão das vendas no ambiente físico e digital – devem ser levadas ainda mais em conta.

Tipos de compras esperadas durante a Black Friday

“De acordo com a categoria que está sendo procurada, o cliente tem uma preferência para efetivar a compra. Itens como smartphones, TV e linha branca ainda são muito fortes no comércio tradicional, já que o consumidor tem a necessidade de vivenciar a experiência com o produto”, explica Baialuna.

Os dados do estudo da GfK também mostram que Black Friday deve, então, durar mais tempo, com ações promocionais durante todo o mês de novembro.

Essa estratégia de pulverizar os descontos acontece há alguns anos e isso traz confiança para o cliente, que terá, portanto, melhores ofertas por um período maior.

Fonte: GfK 

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário