EUA devem iniciar nesta segunda-feira a vacinação contra Covid-19

Vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech obtiveram autorização para vacinação nos EUA. Profissionais da área de saúde serão os primeiros a receberem suas doses

Os EUA devem iniciar nesta segunda-feira (14) a vacinação contra Covid-19 com a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

A vacina recebeu no domingo (13) a aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos EUA, para o começo da campanha. 

Profissionais de saúde na linha de frente devem ser os primeiros a receberem, então, suas doses.

No sábado (12), o general do Exército dos Estados Unidos Gustave Perna disse que as primeiras doses da vacina seriam entregues em 145 localidades ao redor do país nesta segunda-feira.

As demais 636 localidades de entrega pelos estados e territórios dos Estados Unidos receberão, então, as doses na terça (15) e na quarta (16).

Vacinação nos EUA: uso emergencial

O diretor do CDC, Robert R. Redfield, comemorou no domingo a aprovação do imunizante em momento crítico de nova alta de casos do novo coronavírus nos EUA.

Neste sábado, o país registrou 3.309 mortes por Covid-19 nas 24 horas anteriores.

Na avaliação do órgão, publicada no domingo, a vacina da Pfizer tem alta eficácia em todas as faixas de idade, sexo, raça, etnia e entre pessoas com “condições médicas subjacentes”, assim como entre participantes com evidência de infecção anterior pelo Sars-CoV-2 (o novo coronavírus).

Na semana passada, a farmacêutica publicou, desse maneira, um estudo com os resultados preliminares dos testes de fase 3 da vacina.

De acordo com a pesquisa, o imunizante teve 95% de eficácia. Isso significa, na prática, que 95% das pessoas vacinadas ficam protegidas contra a Covid-19.

40 milhões de doses até final de dezembro

O chefe da Operação Warp Speed, iniciativa liderada pelos EUA para acelerar, assim, o desenvolvimento de vacinas. Moncef Slaoui, afirmou, portanto, que os Estados Unidos pretendem ter cerca de 40 milhões de doses de vacina distribuídas até o final de dezembro. 

Esse número incluiria, também, a vacina recém-autorizada da Pfizer e outra, da Moderna.

A expectativa, então, é que esse segundo imunizante consiga autorização para uso de emergência ainda nesta semana.

Todavia, outras 50 a 80 milhões de doses serão distribuídos em janeiro, e o mesmo número em fevereiro, disse Slaoui. Ambas as vacinas – da Pfizer e da Moderna – requerem duas doses por pessoa.

Os caminhões carregando as primeiras doses da vacina da Pfizer e BioNTech começaram a deixar a fábrica em Michigan, nos Estados Unidos, no domingo (13).

Além da equipe da farmacêutica, representantes do CDC acompanharam a preparação dos pacotes.

Um desafio no armazenamento e transporte do imunizante desenvolvido pela farmacêutica é que ele precisa ser mantido a -70ºC. Por isso, as primeiras doses foram guardadas em caixas com gelo seco, que devem, portanto, conseguir manter a vacina nessa temperatura por até 15 dias.

Deixe um comentário