Eurofarma conclui aquisição de ativos da Hypera na Colômbia e no México

O acordo permite um avanço relevante em dois mercados-chave da América Latina

A Eurofarma anunciou, na última quinta-feira, dia 30 de março, a conclusão do acordo para compra de ativos da Hypera Pharma, que haviam sido adquiridos da Sanofi, para os mercados do México e Colômbia.

 A saber, portanto, a compra contempla os medicamentos Calcigenol (cálcio) e Melox (antiácido) no México; Pepsamar (antiácido) e Pax (antigripal) na Colômbia.

A receita anual dos produtos é de aproximadamente USD 15 milhões, e a aquisição reforça, portanto, a posição da Eurofarma na região.

 A empresa soma essa aquisição a outras recentes transações realizadas, então, nestes países.

No último ano, por exemplo, a Eurofarma concluiu a compra de 12 medicamentos da Takeda e um da Lilly no México.

Além de seis produtos da Grünenthal na Colômbia.

O movimento, alinhado com o plano estratégico, reflete o esforço de crescimento orgânico e inorgânico para que as vendas internacionais representem, então, 30% das receitas totais da Eurofarma.

Em 2021 as vendas internacionais representaram 16%.

Com presença em 20 países da América Latina, a Eurofarma também deu passos para operações greenfield em Moçambique e Angola e constituiu um JV ainda não operacional nos EUA.

No Brasil, é líder em receituário médico e vice-líder em Genéricos.

 Para a  vice presidente de Novos Negócios e Sustentabilidade da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz, a conclusão do acordo reforça, portanto, a presença em dois mercados importantes da região.

A estratégia

“São dois mercados muito relevantes. O México é o segundo país da região, ficando atrás apenas do Brasil. A aquisição nos permitirá ampliar nossa atuação no segmento de OTC, medicamentos isentos de prescrição, com marcas estabelecidas e bastante reconhecidas, e avançar, então, algumas posições nos rankings dos 2 países. Nossa estratégia de crescimento inorgânico segue focada em mercados-alvo na região, onde já temos uma excelente plataforma e cobertura, além de novas geografias. Para isso, estamos constantemente buscando oportunidades de incrementar nosso pipeline em M&A”, conclui. 

 A Eurofarma atua desde 2012 na Colômbia, onde também possui uma planta fabril.

E, portanto, iniciou em 2021 suas atividades de promoção médica no México.

Fonte: Grupo Eurofarma

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário