A Lei nº 9.787, aprovada em 1999, foi um verdadeiro marco na política de saúde do Brasil. Com ela, nascia uma categoria de medicamentos seguros, eficazes e com preços acessíveis, com a mesma qualidade dos produtos de referência: os genéricos. Em 2001, desde o início da comercialização, seu impacto foi e ainda é muito significativo tanto para a população, quanto para a indústria, varejo e para o sistema público de saúde.
No mercado farmacêutico, em 2024, foram comercializadas aproximadamente 2,1 bilhões de unidades de medicamentos genéricos¹. Desde o início dessa categoria de medicamentos no Brasil, foram mais de R$ 329 bilhões em economia para o consumidor⁴.
Atualmente, essa classe possui no País 40% de participação do volume total vendido. Isso significa que a cada 10 cartuchos comercializados, 4 são de medicamentos genéricos¹. No acumulado dos últimos 12 meses, a categoria foi a que mais evoluiu, superando a evolução do mercado farmacêutico total em 3,8 pontos percentuais.¹ Existe a expectativa de o mercado de genéricos manter um crescimento constante nos próximos anos, podendo alcançar números parecidos aos do mercado dos Estados Unidos, em que a cada 10 cartuchos comercializados, 7 são de medicamentos genéricos².
E é nesse contexto que a Eurofarma ganha cada vez mais destaque. O laboratório conta com mais de 260 apresentações em seu portfólio, presentes em mais de 85 mil pontos de venda (PDVs)³ em todo o Brasil.
Eurofarma: tradição em genéricos
Em 20 de maio comemora-se o Dia do Medicamento Genérico no Brasil e, para a Eurofarma, a data representa um outro marco: 24 anos da Unidade Genéricos Eurofarma.
A categoria de genéricos é uma das nove áreas de atuação da empresa, que tem como destaque os principais segmentos farmacêuticos: prescrição médica e isentos de prescrição, genéricos, hospitalar e oncologia. Pioneira no lançamento dos primeiros medicamentos genéricos para tratamento oncológico, antitabagismo e anticoncepcional oral, a Eurofarma ocupa uma posição de destaque em faturamento no mercado brasileiro de genéricos, com 14,7% de market share.¹ Os Genéricos Eurofarma tiveram um crescimento de 24% no acumulado dos últimos 12 meses, atingindo o faturamento de R$ 3 bilhões, que representam quase 200 milhões de unidades vendidas.¹
A Eurofarma reforça o compromisso de trabalhar continuamente para vencer um dos maiores desafios da indústria farmacêutica: ampliar o acesso da população a medicamentos de qualidade por preços mais acessíveis.
Eurofarma é Top of Mind na categoria de Genéricos
A Eurofarma soma 53 anos de história no Brasil e segue convicta de sua missão de promover o acesso à saúde e à qualidade de vida por meio dos medicamentos genéricos. E é por isso que ela se destaca no mercado.
Em outubro de 2024, a Eurofarma foi reconhecida como uma das marcas mais lembradas pelos consumidores no mercado de genéricos, na pesquisa Folha Top of Mind, realizada pelo Instituto Datafolha.
O Folha Top of Mind é a maior pesquisa focada em marcas da América Latina, de acordo com a opinião dos consumidores. Em 2024, a pesquisa de brand awareness abrangeu 82 categorias de produtos e serviços, destacando as empresas que conquistaram um lugar importante na memória da população.
Referências:
1- IQVIA Edição março de 2025 – Mercado Farmacêutico Total e Genéricos – Indicativos por período (MAT e ANO) em Valores e Unidades.
2- US Pivot Table – Generics Market – Edição de Março de 2025 (Values & Units)
3- IQVIA Full Market Brazil – Data Base Abril de 2024 – OTC + RX (R$ PPP e Unidades)
4- Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos). Disponível em: https://progenericos.org.br/ (Acesso em 30 de Abril de 2025)
Fonte e foto: Eurofarma
Leia também:
Exclusivo: Eurofarma destaca linha de Genéricos & OTC