
A Eurofarma iniciou as operações da nova fábrica em Montes Claros (MG), o maior complexo industrial da companhia e um dos maiores do setor farmacêutico em todo o hemisfério sul do ocidente.
A nova planta reforça a estratégia da empresa de se manter na rota do crescimento e da expansão internacional.
Para tanto, além de aumentar substancialmente a capacidade produtiva da Eurofarma, também traz investimentos sociais ao município e uma proposta de impacto ambiental positivo, que visa o equilíbrio do tripé da sustentabilidade, unindo aspectos econômicos e socioambientais ao empreendimento que deve sustentar o crescimento da organização dentro e fora do Brasil pelas próximas décadas.
Marco para o futuro
“Montes Claros é um marco para o futuro da nossa companhia. Estamos trazendo tecnologia de ponta em uma fábrica de última geração, gerando empregos e oferecendo oportunidades de desenvolvimento. A expectativa é de minimamente dobrarmos nossa produção global quando tivermos concluído todas as fases da operação. Em 2024 nossa fabricação foi superior a 600 milhões de unidades. Com a contribuição da nova planta, pretendemos ampliar ainda mais nosso portfólio e produção para garantirmos mais disponibilidade de produtos, mais acesso e para atendermos todas as oportunidades de mercado”, afirma Roberta Costa, vice-presidente de Operações do Grupo Eurofarma.
“O investimento no novo empreendimento e sua magnitude refletem a ambição, o crescimento e a expansão geográfica que constam no nosso planejamento estratégico de longo prazo. Com práticas sustentáveis, impacto social direto e tecnologia de ponta, estamos mirando ganhos de escala, ecoeficiência e certificações internacionais. Um passo fundamental que prepara a companhia para os desafios e oportunidades futuras, uma expressão da nossa Visão 2072, que deve inserir a Eurofarma nos principais mercados farmacêuticos para sermos cada vez mais globais”, comenta Maria del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios do Grupo Eurofarma.

Complexo fabril
Com 515 mil m² de área total e aproximadamente 250 mil m² de área construída, o complexo foi concebido em módulos, permitindo ampliações faseadas ao longo da próxima década. Quando estiver em plena capacidade, deverá gerar mais de 2 mil empregos diretos e até 1 mil indiretos, consolidando o município como um dos principais polos da indústria farmacêutica. Durante a fase de construção o empreendimento já mobilizou mais de 1,5 mil trabalhadores e dezenas de fornecedores locais, demonstrando o efeito multiplicador imediato na economia.
A fábrica terá capacidade para produzir diferentes formas farmacêuticas atendendo às mais diversas classes terapêuticas. As primeiras linhas a entrar em operação serão de embalagem, com expansão gradual para a fabricação de medicamentos. A escolha por Montes Claros tem relação com a posição geográfica estratégica do município, que conecta Sudeste e Nordeste, favorecendo a logística nacional e criando condições competitivas para exportação. O município, que já atraiu outros investimentos farmacêuticos, tem se consolidado como um polo industrial em ascensão.
Planos de crescimento
O projeto nasceu em sintonia com os planos de crescimento e compromissos ambientais da Eurofarma, que, em 2024, atingiu 90% de uso de energia limpa em suas operações globais e neutralizou 85% de suas emissões diretas. A nova unidade, desenhada para operar com processos modernos, eficientes e menos intensivos em recursos naturais, deve contribuir positivamente com os indicadores de ecoeficiência que distinguem a empresa no setor.
Já o impacto social da nova operação vai muito além da contratação de mão de obra local: o Instituto Eurofarma, que em 20 anos já beneficiou mais de 180 mil jovens em programas de educação e formação para o mercado de trabalho, celebrou a primeira turma de formandos de Montes Claros antes mesmo do início da nova operação, somando 30 técnicos de enfermagem. Além disso, a empresa tem apoiado a secretaria de saúde local com doações de medicamentos para reduzir custos públicos e ampliar o acesso da população.
Fonte e foto: Eurofarma
Leia também:
Novo Nordisk e Eurofarma se unem para lançar novas marcas de semaglutida
