O relatório “The Megabrands: Top 100 Ranking”, desenvolvido pela Euromonitor International, é um ranking das 100 marcas de bens de consumo de maior movimento (fmcg) mais bem-sucedidas do mundo. Neste relatório, o fmcg engloba alimentos embalados, refrigerantes, beleza e cuidados pessoais, saúde do consumidor, tecidos e higiene, atendimento domiciliar, bebidas quentes e pet care. Cada uma das marcas que fazem parte do top 100 se qualificam com base no valor de vendas no varejo para 2017. O estudo segue o relatório Billion Dollar Brands, publicado com a European Supermarket Magazine, em 2015, permitindo comparar o posicionamento das empresas hoje com um ranking histórico apresentando dados de 2014.
Segundo revela o estudo da Euromonitor, enquanto várias marcas importantes mantiveram sua classificação por algum tempo, o saldo em toda a lista está mudando. As atitudes das pessoas em relação à saúde e à premiumização estão evoluindo e as marcas que não conseguem atender a novas realidades perderam o controle. Mudanças em como as pessoas pesquisam e compram on-line estão tendo um impacto profundo. Além disso, a importância de diferentes regiões do mundo mudou para muitas dessas mega marcas, levantando a questão de onde as empresas devem concentrar seus recursos de forma mais eficaz.
Entre as 10 principais mega marcas ficaram, (1) Coca-Cola; (2) Pepsi; (3) Nescafé; (4) Lay’s; (5) L’Oréal Paris; (6) Red Bull; (7) Pampers; (8) Tide/Ariel; (9) Nivea; (10) Huggies.
Euromonitor: Top 10 marcas de beleza e cuidados pessoais do mundo
Exatamente um quarto das mega marcas são marcas de beleza e cuidados pessoais. É a segunda categoria mais representada na lista desenvolvida pelo The Megabrands, da Euromonitor. Tanto a L’Oréal Paris quanto a Nivea, em primeiro e segundo lugar, respectivamente, estão imóveis em 2017 na comparação com a classificação de 2014. Embora tenha havido movimento no top 10, os rankings não mudaram significativamente. Apenas uma marca entrou no top 10 desde 2014: Shiseido, no número oito.
Segundo o relatório da Euromonitor, desde os dados de 2014, talvez a principal tendência tenha sido a priorização. A confiança renovada dos consumidores nos principais mercados, além da demanda por aspirações em regiões emergentes, aumentou, substancialmente, o mercado premium. As marcas do mercado de massa responderam e as marcas premium procuraram aumentar a diferenciação por meio do posicionamento e personalização “autênticos”. A importância do e-commerce para marcas de beleza e cuidados pessoais exacerbou essa tendência. À medida que os varejistas on-line buscam se apropriar do relacionamento com o cliente, as marcas precisam evitar a comoditização.
Acompanhe, a seguir, as 10 mega marcas de beleza e cuidados pessoais:
1. L’Oréal Paris
2. Nivea
3. Colgate
4. Gillette
5. Dove
6. Avon
7. Garnier
8. Shiseido
9. Gemey/ Maybelline/ Jade
10. Natura
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
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