Com descontos de até 60%, a rede de farmácias mineira Araujo tem a expectativa de aumentar as vendas em 20% em quatro dias de campanha Black Friday, em relação ao mesmo período de 2023. No digital (aplicativo, site e marketplace), a estimativa é de uma expansão maior, de 60%.
“A Black Friday é uma data muito importante para o nosso calendário. São meses de planejamento que envolvem toda a empresa, desde o centro de distribuição até todo o nosso time de loja. Estamos fazendo também desenvolvimentos tecnológicos para tirar qualquer atrito que o nosso usuário possa ter na experiência de compra, tanto nos canais digitais quanto em loja”, contou a gerente de marketing da Araujo, Amanda Vidotti, em entrevista para o Guia da Farmácia.
Para alcançar esses resultados, neste ano, a rede apostou em inovação tecnológica para melhorar a experiência de compra do cliente, oferecer novas possibilidades de pagamento e aprimorar os bastidores da operação para, por exemplo, integrar os estoques.
Descontos em todas as categorias
Para a Araujo, a Black Friday é uma das principais datas do calendário promocional, ao lado do Dia Livre de Impostos (DLI). “São datas em que os descontos ficam muito agressivos e a gente tem um fluxo alto de venda e de tráfego de clientes”, conta Amanda.
Na Black Friday 2024, os descontos começam em 15% e chegam a 60% em todas as categorias comercializadas pela rede que, atuando no modelo drugstore, trabalha com 50% do sortimento de medicamentos e 50% de não medicamentos, como dermocosméticos, nutrição, mamãe e bebê, produto para pet, higiene pessoal e beleza, alimentos etc.
“Os clientes aproveitam a Black Friday para comprar uma quantidade de itens relevante, porque os preços são competitivos – do picolé aos dermocosméticos queridinhos, que as pessoas juntam dinheiro e esperam para comprar nesta data porque são produtos de alto valor agregado; e também medicamentos, principalmente aqueles de recorrência de consumo para fazer estoque, a farmacinha em casa”, diz Amanda.
Com duração de quatro dias, a promoção começou no dia 26 de novembro nos canais digitais e no dia 27 nas mais de 300 lojas físicas da Araújo no estado Minas Gerais.
“O cliente está em ambos os canais hoje. Ele tem a conveniência de comprar no app e retirar na loja. Mais de 90% da venda se dá nesse modelo híbrido, em que o cliente tem a comodidade de finalizar sua cesta pela palma da mão, e a conveniência de ter sempre uma Araújo perto do trabalho ou de casa”, afirma a executiva
Tecnologia dá suporte para Black Friday
O diferencial da campanha deste ano é o investimento recente da rede em inovação e tecnologia para melhorar os sistemas e integrar todas as áreas da empresa para deixar a estrutura preparada para o período promocional.
“Fizemos investimento em inovação em alguns sistemas, como o Salesforce, que é uma plataforma tecnológica importante que integra a visão de atendimento do cliente e de compra. Então a gente consegue melhorar essa experiência e conexão dos canais digitais e físicos”, diz Amanda.
Além disso, por meio novas ferramentas tecnológicas, a empresa ampliou as possibilidades de atendimento e suporte ao cliente para tirar dúvidas ou apoiar a compra. “Também fizemos melhorias no nosso site no momento de checkout, então agora o cliente compra com mais rapidez, e incluímos métodos diferenciados de pagamento, como carteiras digitais e PIX”.
“Queremos manter a tradição de promover uma Black Friday forte, mas melhorando através da inovação tecnológica e da integração entre os canais para que o cliente consiga ter uma jornada de sucesso”, conclui Amanda.
Foto: Divulgação Araujo
Leia mais
GUIA DA FARMÁCIA SÉRIES – Black Friday e Vendas de Fim de Ano