Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Exclusivo: as farmácias na era da collabs
    Mercado

    Exclusivo: as farmácias na era da collabs

    Adriana BrunoPor Adriana Bruno29 de agosto de 2024Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Exclusivo-as-farmácias-na-era-das-collabs
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp
    A estratégia de Collab entre marcas, apesar de não ser recente, vem tomando mais força nos últimos anos não só no Brasil, mas também em outros países.
    Nasceu como estratégia de marketing com amplo impacto comercial, principalmente na moda e se expandiu para diversas indústrias, incluindo alimentos, tecnologia, beleza e muito mais. Tornando-se uma tendência, inclusive no Brasil. “O sucesso dessas collabs reside na capacidade das marcas em unir forçar para inovar, diferenciar-se e atingir novos públicos criando produtos e experiências únicas que capturam a imaginação dos consumidores”, comenta a head de Operações na AGR Consultores, Priscila Saad.
    Segundo ela, para que uma Collab seja bem-sucedida, independentemente de seu segmento, as marcas precisam compartilhar de valores e culturas semelhantes, criando sinergia e autenticidade que ressoam com os consumidores.

    Construção de marca

    Para o research consultant na Euromonitor International, Rodrigo de Mattos, essas estratégias são principalmente de construção de marca. “O mercado de colaborações, especialmente as temporárias ou edições limitadas, funciona como uma poderosa ferramenta de marketing. Elas criam um hype que resulta em compras impulsivas ou por curiosidade – qual é, por exemplo, o sabor da Whey de Dadinho ou Whey de Toddy da Athletica Nutrition?”, diz. Ele ainda afirma que isso atrai o consumidor brasileiro, que está sempre em busca de novidades. “Para as farmácias, essa abordagem continua válida: criar desejo e facilitar esse tipo de compra, talvez melhorando a experiência de compra através de estratégias de trade marketing, como displays em pontas de gôndolas, que pode ajudar a aumentar o ticket médio das farmácias”, orienta.

    Estratégia da farmácia

    Para Priscila Saad, a estratégia de uma farmácia pode ir além do ponto de venda e ela pergunta: “Por que não desenvolver e distribuir com produtos com apelos únicos, com edição limitada usando a própria força da marca para uma Collab de produtos? Inclusive com contextos regionais?”. “Além destas, uma recomendação é organizar espaços de produtos para nutrição e funcionais, que possam concentrar este tipo de produto, e que facilitam a jornada do cliente que está em busca desta solução – um snack para se ter a mão a qualquer hora do dia”, pontua,
    A especialista da AGR Consultores ainda destaca que eventos patrocinados, de lançamento ou não, em conjunto com marcas que já possuam Collab, com demonstrações no pdv, testes, degustação, potencializando vendas e captação de novos clientes podem ser boas estratégias de negócios para o varejo farmacêutico. “Incentivos para clientes que retornem com avaliação da loja e dos produtos, criando leads e melhor conhecimento de público. Outra ação é promover combinação de produtos complementares aos snacks proteicos, como vitaminas, suplementos, entre outros, impulsionando vendas (cross selling). Além de campanhas bem aplicadas, sejam nas redes sociais ou diretamente no pdv, abordando os benefícios e vantagens únicas da Collab para os clientes”, finaliza.

    4 benefícios em trabalhar com collabs

    Abaixo, Priscila Saad explica porque trabalhar com collabs pode ser um bom negócio para a farmácia.
    1. Diversificação de portfólio: “As marcas podem diversificar seus portfólios de produtos, oferecendo opções novas e interessantes aos consumidores;
    2. Engajamento do Consumidor: produtos colaborativos geralmente geram maior interesse e engajamento dos consumidores, especialmente se envolver marcas populares e bem estabelecidas;
    3. Reforço das Marcas: parcerias bem-sucedida podem fortalecer a imagem das marcas, associando-se a inovação, qualidade e modernidade;
    4. Compartilhamento de Recursos: as marcas podem compartilhar recursos, conhecimentos e canais de distribuição, reduzindo custos e aumento a eficiência.
    Foto: Shutterstock 

    Leia mais:

    Exclusivo: Inteligência Artificial nas farmácias, saiba como aplicar

    collabs farmácia produtos varejo farmacêutico
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Adriana Bruno

    Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, atua na área há quase 30 anos e é especializada em varejo, negócios e saúde.

    Posts Relacionados

    Homens são mais vulneráveis a 13 das 20 principais causas de doenças e mortes, aponta estudo

    23 de maio de 2025

    Brasil tem alta de casos de febre Oropuche

    23 de maio de 2025

    Rede Drogal faz mutirão de vagas em Campinas

    23 de maio de 2025

    Influenza A avança pelo Brasil e 20 estados estão em alerta, diz Fiocruz

    23 de maio de 2025

    Espirros, tosse e coceira: por que as alergias pioram no inverno?

    23 de maio de 2025

    Crianças acima de 1 ano: fórmula infantil ou composto lácteo?

    23 de maio de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Homens são mais vulneráveis a 13 das 20 principais causas de doenças e mortes, aponta estudo

    23 de maio de 2025

    Brasil tem alta de casos de febre Oropuche

    23 de maio de 2025

    Rede Drogal faz mutirão de vagas em Campinas

    23 de maio de 2025

    Influenza A avança pelo Brasil e 20 estados estão em alerta, diz Fiocruz

    23 de maio de 2025

    Espirros, tosse e coceira: por que as alergias pioram no inverno?

    23 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.