Produtos multifuncionais são a principal tendência do mercado de cosméticos e que estão no radar da Bauny Cosméticos, marca nacional de esmaltes e maquiagens. O diretor geral da empresa, Edgar de Souza, conversou com o Guia da Farmácia durante o Abrafarma Future Trends 2024, evento realizado, em agosto, em São Paulo (SP), sobre os lançamentos que atendem a essa proposta.
Entre eles, o blush 3 em 1, que também é batom e sombra líquida; e o Batom Líquido Luminous, outro produto multifuncional que pode ser usado como sombra. Além disso, no evento, a empresa destacou o lançamento do iluminador líquido.
No portfólio, a companhia tem outros itens com essas características. “Criamos uma paleta que você consegue fazer uma maquiagem completa usando só essa paleta: pele, boca, olhos e sobrancelha”, disse o executivo.
Fundada em 2022, em Mogi das Cruzes (SP), a Bauny nasceu com o conceito baseado na valorização da beleza real. “O nosso slogan ‘para uma beleza de verdade’, já diz tudo. É a mulher exatamente como ela é e se sente bem. A gente entende que a maquiagem revela a beleza, então trabalhamos com uma linha de cores mais leve e sutil”, disse. Segundo ele, atualmente, os carros-chefes de vendas da marca são: corretivo líquido, base e lápis.
Metas arrojadas
Em sua estratégia, a empresa mira um crescimento arrojado. “Batemos a nossa meta do primeiro semestre em 103%”, disse Souza, explicando que, como o mercado tem o impacto da sazonalidade, cada mês a meta tem um peso diferente. “Agora, o desafio está no segundo semestre. O grande volume de vendas da marca acontece em outubro e o pico de vendas em novembro”, contou.

Hoje, a empresa comercializa seu portfólio em perfumarias e farmácias, sendo que o canal farma responde por 60% da receita da Bauny.
Daí a importância de participar de um evento como o Abrafarma Future Trends, no qual marca presença pela segunda vez. “Este evento é uma oportunidade ímpar para a Bauny ter contato com as grandes redes”, disse o executivo. “O canal farma tem uma relevância absurda para nós. Pode aparecer até contraditória essa informação, mas nós atuamos com maior volume no farma do que na própria perfumaria”, afirmou Souza.
Na análise do executivo, como as estruturas das redes de farmácias são robustas, elas têm capilaridade, abastecimento, agilidade logística e gestão de ruptura mais eficiente quando comparadas as perfumarias. No entanto, na visão da Bauny, a principal diferença entre os canais é que a categoria de maquiagem é destino na perfumaria, enquanto na farmácia é impulso.
Reportagem: Kathlen Ramos, editora-chefe, e Denise Turco, repórter do Guia da Farmácia.
Fotos: Divulgação Bauny
Leia mais
Mercado de maquiagem atingirá US$ 58,15 bilhões até 2030