Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, a maior preocupação dos consumidores com saúde, alimentação e atividade física, vem acelerando o crescimento de algumas categorias de produtos, como a de suplementos esportivos – que inclusive ganham destaque no canal farma.
Nesse cenário, a Integralmedica, uma das pioneiras em suplementação alimentar esportiva, tem visto os números ganharem musculatura. A companhia, que cresce cerca de 25% ao ano e tem os body shops como principal canal de distribuição, também planeja crescimento no varejo farma.
“Já atuamos no mercado de farmácias há algum tempo e estamos aumentando nossa participação. As farmácias estão vendo nos suplementos esportivos uma oportunidade de trabalhar com produtos de alto valor agregado e atrair um público maior, que pode aproveitar para comprar outros itens na loja”, diz Filipe Bragança, CEO da empresa (na foto acima, à direita).
“Estamos presentes nas grandes redes de farmácias e nos independentes também”, conta Fernando Moura, Diretor de Marketing e Comercial da companhia (na foto, à esquerda).
Na visão da Integralmedica, o canal farma ajuda a tornar os suplementos mais acessíveis, pois há muitos pontos de venda em todo o país, facilitando a entrada da categoria na rotina do consumidor.
Categoria em evolução
Creatina, whey protein e barrinhas de proteínas são os campeões de vendas da Integralmedica nas farmácias, e São Paulo é o maior mercado para a empresa.
“Dados da IQVIA revelam que, no primeiro semestre de 2024, a categoria de suplementos registrou um crescimento de 44% em faturamento (R$ CPP), e a Integralmedica foi a marca que mais contribuiu para esse resultado, representando 20% desse crescimento”, diz Flavio Brigagão, gerente de Trade Marketing da empresa.
Segundo ele, a categoria de suplementos pode ser uma escolha estratégica para as farmácias, porque envolve consumo recorrente. “Os consumidores tendem a realizar compras mensais, com um tíquete médio que pode chegar a R$ 200,00”, afirma.
Dados do Euromonitor apontam a Integralmedica como líder de mercado no segmento farma com uma participação de 22%. “Entre os três itens que mais crescem no canal Farma na categoria, dois são da Integralmedica: a Creatina, que cresce acima de 80%, consumida não apenas por quem busca performance esportiva, mas cada vez mais por outros públicos, como os idosos, e as barras de proteína Protein Crisp, que atendem à demanda por indulgência”, comenta Brigagão.
Apostando na evolução das barras de proteína, a empresa lançou recentemente dois novos sabores: Creme de Coco e Brownie de Chocolate.
Com as barrinhas, uma das estratégias da Integralmedica é estar presente no checkout das farmácias, atendendo a missão de conveniência. Além disso, outro desafio é que as farmácias tenham um espaço dedicado aos suplementos e nutrição esportiva. “As grandes redes vem puxando o desenvolvimento da categoria, então já começamos a ver espaços dedicados à suplementação dentro das farmácias. Essa é a grande virada de chave”, acredita Fernando Moura.
Do Brasil para o mundo
Os executivos conversaram com o Guia da Farmácia durante um coquetel reunindo atletas, convidados e imprensa, realizado em 24 de setembro, no Centro de Treinamento Dark House, na capital paulista. O objetivo do evento foi anunciar o patrocínio master da Integralmedica, pelo segundo ano consecutivo, do Mr. Olympia 2024, o maior evento de fisiculturismo do mundo, em Las Vegas.
“É um orgulho muito grande para a gente, uma empresa brasileira, poder levar o Brasil através da nossa marca”, disse Filipe Bragança, CEO da empresa. “Estamos colocando uma chancela da marca ao patrocinar o Mr. Olympia, que é como a Copa do Mundo do fisiculturismo”.
A Integralmedica patrocina atletas de alta performance, inclusive com algum tipo de deficiência, no fisiculturismo e mais recentemente passou a apoiar esportistas de outras modalidades, como o surfe. Por isso, a empresa criou o Centro de Treinamento Dark House, a única academia homologada pelo Mr. Olympia no Brasil, para dar apoio e estrutura aos atletas, dos treinos à alimentação. O espaço também tem o objetivo de formar novos talentos do fisiculturismo.
Fundada há mais de quatro décadas, a empresa tem sua trajetória apoiada no esporte e na saúde. Dr. Euclésio Bragança, fundador da marca, relembrou a trajetória da empresa desde sua fundação: “Tudo começou em 1983, quando não existia proteína em pó de alto teor no mercado. Nós criamos a primeira proteína desse tipo no Brasil, criamos a Integralmedica e rapidamente ela se espalhou pelas academias. É gratificante ver o sucesso dos nossos atletas e saber que a Integralmedica sempre teve o propósito de promover e incentivar o esporte.” Ele enfatizou que a marca se dedicou a desenvolver produtos brasileiros, começando com proteína isolada e evoluindo para mais de 200 produtos, incluindo diferentes tipos de whey.
No evento, a empresa apresentou os 12 atletas que representarão o Brasil na próxima edição do Mr. Olympia, que acontece de 10 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Fotos: Divulgação Integralmedica
Leia mais
Conheça 5 tendências do mercado de suplementos alimentares