Em 2022, o Brasil movimentou R$ 6.192.116.000 no segmento de oral care, representando um crescimento de 13,0% em comparação a 2021. Em volume, a categoria movimentou 1.307.172 unidades, aumento de 7,3% na comparação com 2021. Segundo a Kantar, a parcela das vendas na farmácia foi de R$ 289.109.000, representando um crescimento de 14,4%, em comparação a 2021. Esse valor representa 39.062.000 unidades.
Além disso, segundo dados do IQVIA, a categoria de oral care é uma das mais importantes para a farmácia, e o universo do autosserviço teve crescimento de 16,9% no fim de 2022.
Segundo o consultor de Trade & Shopper Marketing e vice-presidente de Consultoria e Insights do Retail Farma Brasil, Rogerio Lima, para potencializar ainda mais as vendas de oral care na farmácia, algumas dicas são essenciais. “No canal farma, os itens que mais atraem os consumidores são escovas, fios e enxaguantes. Destaque para escovas e enxaguantes, que registraram crescimento de 18% em unidades, entre 2021 e 2022, segundo a Kantar, com uma concentração da compra (em volume) no canal farma na comparação com o total do mercado”, explica Lima.
Segundo ele é importante dar uma atenção maior aos produtos premium. “Dê uma atenção especial às escovas, que vêm passando por uma premiunização, com novos entrantes no mercado. Já na exposição, aposte em uma gôndola bem planejada e estruturada, com exposição clara das subcategorias. E tenha muita atenção aos itens de gancheira, evitando ter mais de um SKU na mesma gancheira, pois isso atrapalha a experiência de compra do shopper”, explica o especialista.
Além disso, Lima orienta que uma tendência é focar no cross-merchandising de escovas premium em áreas da farmácia que tenham alguma categoria de Higiene & Beleza (H&B) com produtos de alto valor agregado. “A exposição no checkout de escovas premium pode alavancar o tíquete médio devido ao seu alto valor agregado”, complementa o especialista.
Como organizar a categoria oral care na sua farmácia
Foto: Shutterstock