Os homens estão cada vez mais presentes nas farmácias. A sócia diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, aponta para esta tendência crescente. “Hoje, o homem reconhece a importância dos cuidados pessoais. Produtos específicos para o público masculino, desde hidratantes a itens de barba, estão ganhando destaque nas prateleiras.”
Ela também enfatiza a busca masculina por uma experiência de compra otimizada. “Eles valorizam a rapidez, eficiência e, muitas vezes, a discrição, como tratamentos para disfunção erétil ou produtos para queda de cabelo. Isso é evidente na preferência por produtos específicos e ofertas competitivas.”
Ainda em relação à experiência de compras, há certas práticas que podem prejudicar a experiência de compra do público masculino no ponto de venda (PDV). “A tentativa de ‘empurrar’ produtos ou fazer trocas não solicitadas de medicamentos podem ser razões significativas para o cliente não retornar”, alerta fundadora e CEO da Connect Shopper, palestrante, mestre em comportamento do consumidor e especialista em varejo, Fátima Merlin.
Confira as dicas das especialistas para conquitar o público:
Explorando a categoria de cuidados masculinos no PDV
Higiene pessoal: o mix deve contemplar sabonetes e xampus desenvolvidos especificamente para as características e preferências dos homens.
Atenção ao barbear: garanta uma variedade de produtos para esta rotina, abrangendo desde lâminas e espumas até os pós-barbas. Eles são itens indispensáveis e de compra recorrente.
Suplementos nutricionais: apresente focadas na saúde masculina. Vitaminas e minerais específicos são altamente valorizados por este público, visando otimização da saúde e do bem-estar.
Separação e identificação: mantenha uma distinção clara entre produtos masculinos e femininos, garantindo uma experiência de compra direta e sem confusões.
Posicionamento estratégico: priorize a disposição dos produtos mais vendidos e essenciais na altura dos olhos. Isso otimiza a visualização e aumenta a chance de compra.
Sinalização e promoções: implemente sinalizações claras e atrativas, destacando promoções, descontos e características dos produtos, guiando e incentivando o shopper em sua jornada de compra.
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Fonte: Guia da Farmácia
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