Repleto de novidades, o mercado de maquiagem cresce pelo mundo todo. Cores, brilhos, benefícios, inovações, tudo isso faz parte de um setor que representa um verdadeiro celeiro de oportunidades para o varejo farmacêutico.
Segundo relatório da MMR, o mercado de maquiagem prevê atingir US$ 75,18 bilhões até 2029 e está se preparando para uma expansão significativa nos próximos anos. O relatório também aponta que o setor atinja quase US$ 75,18 bilhões até o final da próxima década.1
Outra pesquisa, da 360MarketUpdates, revelou que o mercado global de maquiagem para olhos, avaliado em USD 17,035.55 milhões em 2023, deve crescer a uma taxa anual de 8.84% até 2032.2
De acordo com a palestrante, consultora e mentoring de empresas, Silvia Osso, apesar de ainda ter pouca representatividade em vendas nas farmácias, existe potencial para crescimento nas vendas de maquiagem. Afinal, o canal vem aumentando em variedade de marcas e produtos, além de ter profissionais capacitados para atender o shopper com qualidade. “As lojas bem layoutizadas têm um ponto natural denominado beleza especial, onde ficam os dermocosméticos, as maquiagens e os produtos para mãos e pés, que hoje é uma área nobre para as consumidoras”, conta com exclusividade para o Guia da Farmácia.
Segundo ela, em geral, esse ponto fica localizado na parte lateral da loja, do lado direito de quem entra, próximo ao balcão de medicamentos. “Essa localização se deve ao fato de ser uma área nobre e onde caso os clientes tenham alguma dificuldade para se auto servir possam pedir ajuda aos profissionais do balcão”, explica Silvia.
Espaços distintos
Não é só o espaço que é exclusivo para as makes. Silvia Osso diz que até mesmo móveis e equipamentos têm distinção dos demais em materiais, cores e até design. “As maquiagens são, geralmente, arrumadas por marcas, tipos de pele e sequência de aplicação. Nesses locais de ponto natural, os produtos são expostos de maneira que o cliente encontre mais rápido o que precisa. Isso estimula também o consumidor a comprar outros itens correlacionados”, destaca. Ela reforça que por serem produtos considerados mais nobres, recomenda-se trabalhar pontos extras apenas para produtos em promoção ou lançamentos.
Mix: o que não pode faltar na gôndola?
Silvia Osso lista os produtos que não podem ficar de fora do mix das farmácias que buscam oferecer uma experiência de compra completa para o shopper, não somente atendendo as necessidades do momento, como também para completar a cesta com as novidades das marcas. Confira:
- Base para o rosto
- Lápis olhos
- Lápis contorno labial
- Batom e brilho labial
- Sombras e delineadores para os olhos
- Pó compacto
- Blush
- Máscaras para cílios
- Corretivo
- Lápis para sobrancelhas
- Spray fixador
- Demaquilante
- Protetor labial
- Iluminador
- Estojos de maquiagem
- Acessórios (pinças, pincéis, aplicadores, cílios postiços, esponjas entre outros).
Maquiagem para crianças: como vender?
O uso de maquiagem por crianças levanta várias dúvidas nos pais e responsáveis, porém o mercado oferece produtos específicos para o segmento infantil, com fórmulas hipoalergênicas, inclusive. Silvia Osso orienta a são expor maquiagens infantis no mesmo espaço destinado aos produtos para adultos, contudo, num espaço reservado para este público.
“Enquanto a maquiagem infantil pode fazer os olhinhos das crianças brilharem, a cabeça dos pais e cuidadores se enche com várias perguntas. Será que ela já tem idade para isso? Não é muita “adultização” da criança? Entre todas as questões, uma coisa é certa: o uso de maquiagem deve ser saudável para a criança – tanto para a pele quanto no aspecto socioemocional”, alerta.
Assim, mesmo que não haja incentivo, em algum momento o assunto ou os produtos chegam até a criança. “Seja brincando com coleguinhas que já têm acesso a sombras, blushes e batons, seja usando filtros no celular que simulam cílios postiços. É preciso se preparar para saber como lidar com isso e orientar o cliente”, comenta.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as maquiagens infantis podem ser usadas a partir dos três anos de idade, desde que aplicadas por adultos. “Antes disso, a pele ainda é muito sensível, imatura e sujeita ao desenvolvimento de alergias com mais facilidade. A maquiagem infantil tem menos aditivos químicos do que os produtos destinados a adultos. O mesmo acontece com os esmaltes infantis, que são feitos à base de água”, comenta a consultora.
Ela recomenda que a farmácia crie alguns espaços, montando kits com composição temática de maquiagem infantil como: de halloween infantil; festa junina infantil; de palhaço infantil; de bailarina infantil, e assim por diante.
O potencial das datas promocionais
Datas como a Black Friday, por exemplo, são importantes para o varejo de uma forma geral, mas também representam oportunidade para alavancar categorias específicas como as maquiagens. “Para trabalhar as datas promocionais, o primeiro passo é determinar o mix. Além disso, conhecer o cliente, suas necessidades e seu comportamento de compra, são ações fundamentais para definir o sortimento. Analisar os produtos mais vendidos na Black Friday do ano anterior, por exemplo, é um componente importante. Vale apostar em variedade de produtos, mesclando os campeões de venda com aqueles que estão com baixa saída”, recomenda Silvia.
Ela recomenda que a loja se prepare para o período ou data promocional investindo em comunicação visual atrativa, além de treinar a equipe de vendas. “Um diferencial para estimular o consumo é chamar a atenção do cliente para as ofertas. Vale criar pontos extras, expondo os produtos em pontas de gôndolas, cestões e outros. Deixar os produtos acessíveis ao cliente e com uma sinalização de preço visível e personalizada com a identidade visual da campanha é importante”, pontua.
Explore o e-commerce e as mídias sociais
Multicanal, o shopper não abre mão de pesquisar preços, produtos e condições de compra no e-commerce. Portanto, a farmácia deve usar o canal digital para dar destaque às promoções e ofertas da loja.
“Para quem tem e-commerce e um programa de relacionamento com o cliente, este é o momento de potencializá-los, criando banners na página principal, enviando e-mail marketing e SMS. Outra opção são as mensagens nos grupos de clientes do WhatsApp, mantendo-os informados de quando será o período das ofertas, quais são elas e as formas de pagamento”, sugere.
Para o WhatsApp, a recomendação da consultora fica para pensar em algo específico para esse canal, como deixar um atendente exclusivo para vendas no canal, garantindo agilidade no atendimento. Outro ponto fundamental fica para a logística. “Considere o frete como um benefício financeiro, com entregas rápidas e gratuitas para garantir a compra do produto, sem que o cliente abandone o carrinho. Oferecer desconto para pagamento via PIX também um estímulo”, sugere.
As mídias sociais também constituem um importante canal de vendas e relacionamento com o shopper, portanto, as farmácias devem usar este recurso. Em relação a um período promocional, por exemplo, Silvia indica ações como contagem regressiva, chamadas, além de criar expectativas junto aos clientes. “Outros exemplos são o uso de ofertas por meio de vídeos curtos em todos os canais em que a marca estiver presente, como Instagram, Facebook, TikTok e outros”, finaliza.
Referências:
1.Cosmetic Innovation.
Disponível em: https://cosmeticinnovation.com.br/mercado-de-maquiagem-do-preve-atingir-us-7518-bilhoes-ate-2029/.
Acesso em: 04/10/2024
- Cosmetic Innovation.
Disponível em: https://cosmeticinnovation.com.br/mercado-de-maquiagem-para-olhos-cresce-com-inovacoes/.
Acesso em: 04/10/2024
Foto: Shutterstock
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